TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Serviço Social

Por:   •  5/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.196 Palavras (9 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

ACADEMICO: RENATO LEAL BRAGA

RA: 9910166622

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS-METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II E PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I

POLO: FACULDADE ANHANGUERA - UNIDADE I/BELO HORIZONTE

ABRIL/2015

DESAFIO PROFISSIONAL CURSO: SERVIÇO SOCIAL

ACADEMICO: RENATO LEAL BRAGA

RA: 9910166622

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS-METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II E PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I

Trabalho apresentado a Professora Especialista Valéria Rossi Lourenço do Curso Serviço Social, para obtenção de nota.

POLO: FACULDADE ANHANGUERA - UNIDADE I/BELO HORIZONTE

ABRIL/2015.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

PASSO 1        

PASSO 2        

PASSO 3        

PASSO 4        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Muitas são as produções realizadas através da análise do período de 1964 a 1985, onde no Brasil se instaurou o período da ditadura militar. Algumas profissões sofreram grande influência em seu desenvolvimento, devido ao contexto desse período tais como: jornalistas, psicólogos, assistentes sociais, e outras.

Buscando compreender um pouco o modo como se desenvolveu, ao longo dos anos as profissões de psicólogos e assistentes sociais, frente a realidade da sociedade, esse trabalho tem como objetivo refletir sobre os parâmetros de atuação desses profissionais na Política de Assistência Social.

Na tentativa de analisar esta atuação, Scarparo e Guareschi (2007) escreveram sobre o papel da Psicologia social comunitária profissional - suas transformações nos anos da ditadura militar e em seu processo de construção contínuo. Aliás, seu processo de construção desde esse período até os dias atuais passou por grandes transformações sob influência de pensadores como Althusser, Gramsci e George Lukács.

Segundo Machado, “só entendendo e a história é que o profissional analisará possíveis “passados” vivenciados na profissão” (MACHADO, 2013, p.4). Para isso se faz necessário um aprofundamento no percurso histórico do serviço social no Brasil para compreensão da atuação profissional que se tem atualmente.

PASSO 1

Para realização deste primeiro passo, com base no fragmento do artigo apresentado no item 2, redija um breve texto que aponte quais as transformações que o período da Ditadura trouxe para a Psicologia.

A Psicologia no Brasil foi regulamentada no ano de 1962, pouco antes do golpe militar. Na época, o uso da psicologia era voltado como forma de controle ideológico, fazendo com que os indivíduos não refletissem/criticassem as condições sociais, políticas e econômicas extremamente injustas vividas pelas classes populares no país. A nova profissão buscava assim a legitimidade social e “mostrar para as classes dominantes atuantes no Brasil que a psicologia não era uma ameaça à ordem social”. (LACERDA JR, 2013, p. 220).

O período foi caracterizado também, pela ênfase de teorias individualistas que contribuíram para tendências culturais da hegemonia burguesa e criavam uma psicologia privada, individual e elitista.  Assim, maior parte da Psicologia fica orientada para o trabalho clínico, no modelo do consultório particular enquanto uma parcela menor está nas empresas ou nas escolas. Na década de 70, enquanto alguns psicólogos atendiam às elites em seus consultórios particulares, uma outra parcela de profissionais, juntamente com intelectuais, começava a se incomodar e discutir sobre a situação de opressão e violência que vivia o país.

O crescimento de posicionamentos críticos em relação a situação levaria ao desenvolvimento da psicologia comunitária, em que profissionais vinculados aos movimentos contrários ao regime ditatorial, preocupados com a construção de novas práticas que negavam o paradigma hegemônico e críticos às instituições sociais conservadoras, iniciariam uma nova relação com as populações que demandavam algum tipo de auxílio e de emancipação.

Podemos observar que a mudança do foco de atuação dos profissionais com o fim da ditadura militar saiu da visão individualizada/privada para a construção de posicionamentos atentos ao coletivo/social. Esse processo de transformação das práticas profissionais do psicólogo foi de grande importância para a ascensão e reconhecimento da profissão no país. Atualmente, há uma preocupação de diversos segmentos sociais em relação a defesa dos Direitos Humanos, e a psicologia, em muitos momentos se insere nesses espaços, nos quais o profissional pode desenvolver o papel de denúncia e luta pela transformação das situações que acarretem a violação de Direitos Humanos.

PASSO 2

Do mesmo modo, com base na leitura do fragmento apresentado no item 3, redija um segundo texto apontando os principais acontecimentos que marcaram o Serviço Social durante o período da Ditadura.

O Serviço Social teve no início influência da Igreja Católica, do Estado e das classes dominantes, o que fez com que suas práticas apenas reproduzissem os interesses desses.

A partir da década de 1960, com o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, é pensado em um conjunto de mecanismos ideológicos, que a partir da história conservadora ocasiona profundo questionamento sobre a profissão.

Segundo Faleiros apud Silva

a Reconceituação do Serviço Social não consiste numa revolução linear da assistência à transformação, mas na luta constante pela construção de uma sociedade sem exploração e dominação, mudando-se as relações pessoais, políticas e ideológicas e econômicas nas diferentes instituições da cotidianidade (FALEIROS, 1978 apud SILVA, 2002, p.79).

 Com isso, foi desenvolvida uma base teórica, com renovações voltadas para o atendimento das camadas extremamente excluídas da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (206.2 Kb)   docx (97.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com