TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Por:   •  26/9/2021  •  Monografia  •  3.249 Palavras (13 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

MARTA REZENDE MARTINS ROCHA

A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

CONTAGEM

2021

 MARTA REZENDE MARTINS ROCHA

A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS NOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Trabalho de conclusão de curso  

apresentado à Universidade Estácio de Sá como  

requisito parcial para a obtenção do grau de  

Bacharel em Serviço Social.

 Orientadora: Taciana Lopes Bertholino

CONTAGEM

2021

 INTRODUÇÃO

 O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) surgiu como uma exigência do Curso de Serviço Social da Faculdade Estácio, para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social, e visa explanar, pesquisar e versar sobre o trabalho do assistente Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A escolha do tema desta pesquisa justifica-se pela minha introdução como estagiária de Serviço Social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Icaivera, no município de Betim-MG, onde permaneci por seis meses. Durante esse período pude acompanhar de perto o trabalho realizado pelos assistentes sociais nesse espaço.  Minha inserção ao longo desse tempo despertou a curiosidade em descobrir respostas para as seguintes questões: qual a atuação desses profissionais nesses espaços? Como eles enfrentam as limitações impostas no seu dia a dia de trabalho? Quais os principais entraves que influenciam na atuação dos assistentes sociais? Esses profissionais têm autonomia para atuar?  

 O objetivo geral desta pesquisa expressa-se em entender como se dá a atuação profissional dos assistentes sociais nos Centro de Referência de Assistência Social CRAS, pautado condições, e assuntos essenciais. na relevância deste profissional, visto que a maioria das demandas que chegam aos CRAS são destinadas a estes profissionais. Portanto, definiu-se como objetivo específico da pesquisa: Entender a Política de Assistência Social no Brasil; versar e entender sobre o CRAS e; Apontar como o profissional de serviço social do Centro de Referência de Assistência Social atua e qual seu papel no dia a dia de trabalho dentro do equipamento.

Portanto, sob essa ótica o estudo foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo será descrito a trajetória da Política Nacional de Assistência Social – PNAS, apresentando a sua gênese, diretrizes, funções, objetivos e como ela se constituiu na conjuntura das políticas públicas. O segundo capítulo objetiva conhecer o CRAS, explanando sobre o público-alvo, as formas de acesso bem como os serviços ofertados na tentativa de entender qual o papel desse equipamento público nas efetivações de direitos dos usuários, visto que o CRAS é a porta de entrada da assistência social.

O terceiro capítulo almeja identificar  a  atuação do Assistente Social  no CRAS, posto que esses profissionais têm como atribuição  acompanhar as famílias a eles referenciadas, sendo assim sua existência é primordial e  insubstituível, assim como  sua intervenção profissional dado que a mesma é de extrema valia não somente para a  instituição, mas, principalmente para a vida dos usuários dos serviços do CRAS, porque por meio do seu exercício profissional, esses agentes sociais buscam a garantia dos direitos dos Cidadãos. Finalmente, nas considerações finais, volto aos objetivos da pesquisa, trago os relevantes e principais perspectivas e apresento possíveis contribuições que esta monografia poderá trazer para discussões posteriores a respeito da atuação dos assistentes sociais no CRAS.

O método utilizado para a realização desse trabalho foi a revisão bibliográfica, fornecedor de subsídios e possibilitador da aquisição de conhecimentos sobre a temática para a análise do trabalho dos assistentes sociais no CRAS. Método que, para Lakatos e Marconi (2001, p.183), abrange todas as bibliografias publicadas referentes ao objeto da pesquisa, incluindo publicações avulsas, informativos jornais, revistas, livros, estudos, monografias, artigos e materiais gráficos.  

Nesse caso, utilizou-se o cunho qualitativo, que alguns autores entendem como expressão universal. Por um lado, isso significa que inclui o que pode ser chamado de atividades ou pesquisas específicas.

 Triviños (1987, p.32), afirma que o cunho qualitativo é:

Uma espécie de representação do maior grupo de tópicos que participarão do estudo. No entanto, em geral, não se preocupa com a amostragem. E, em vez de aleatório, ele decide intencionalmente, dada uma série de condições (assuntos essenciais, de acordo com o ponto de vista do pesquisador, para esclarecer o tema do foco; facilidade de reunião com os indivíduos; tempo individual para entrevistas etc.

Já Bogdan e Biklen (2003), conceituam que o cunho qualitativo possui cinco recursos básicos que constituem esse tipo de pesquisa: dados descritivos, ambiente natural, preocupação com o significado, preocupação com o método e processo de análise indutivo. Ambos os autores concordam que o estudo qualitativo é o qual os pesquisadores têm contato direto e de longo prazo com o ambiente e a situação sob investigação por meio de um trabalho de pesquisa. 

A pesquisa possui caráter exploratório, que Gil (1999) acredita ter como objetivo principal desenvolver, esclarecer e revisar conceitos e ideias, com o intuito de fazer perguntas mais precisas. Seu objetivo é fornecer padrões e compreensão. Possui as seguintes características:  informação definida aleatoriamente e um processo de pesquisa flexível e não estruturado. A amostra é pequena e não representativa e a análise dos dados é qualitativa. Essas descobertas são experimentais e os resultados geralmente são seguidos por outras pesquisas exploratórias ou conclusivas. Os métodos usados incluem: investigação de fonte secundária, investigação empírica, estudos de caso parciais e observações informais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)   pdf (104.4 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com