TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Bibliográfica

Por:   •  14/5/2017  •  Bibliografia  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ELIANE DE FATIMA KROTH DOS SANTOS -RA9134987899

                       ANÁLISE   BIBLiOGRAFICA

PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, 2017

[pic 2]

ELIANE DE FATIMA KROTH DOS SANTOS-RA 9134987899

              ANALISE BIBLIOGRAFICA

Relatório bibliográfico  apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade

                                 PORTO ALEGRE-RIO GRANDE DO SUL, 2017

SUMÁRIO

1_  Maria Lúcia Silva Barroso ,2001.

Ética e serviço social: fundamentos ontológicos. São Paulo : Editora cortez

2_ Gerra ,Yolanda.

A instrumentalidade do serviço social

3_ Costa ,Ruthe Corrêa da Costa

A terceira idade hoje sob a ótica do serviço social. Canoas : ed. Umbra,2007

4_ORLANDI, A.F. (2008)

Investigação sobre o abandono do paciente idoso em situação de alta hospitalar. São Paulo,103p

1_  Maria Lúcia Silva  Barroso

Ética e serviço social : fundamentos ontológicos

A obra pretende renovar o debate da ética profissional, é a leitura imperceptível para os assistentes sociais comprometido com as implicações éticas do serviço social contemporâneo.

A ética profissional é permeada por conflitos e contradições consubstanciada na formação moral dos indivíduos sociais, formas de representação e vivência no trabalho, vida quotidiana, vida cívica e política, apreensão do significado da profissão e dos novos pressuposto da questão social, em torno de valores ,finalidades e responsabilidade ,onde as escolhas são feitas ,valores são afirmados e negados e onde surgem novas situações coletivas que a autora procura identificar as configuração e fundamentos da ética profissional. Está abordagem da relação da ética com o serviço social não surge uma análise moralista da realidade e não julga individualmente os agentes profissionais, mas denúncia uma prática coletiva, cujos produtos ético políticos contribuem tantas vezes ,independentemente da intenção benéfica ou singular dos seus agentes, para o fortalecimento da alienação moral e para projetos conservadores ou simplificadoras das potencialidades éticas do ideário que lhe serve de referência.

Segundo a autora, os valores eticamente legitimados expressam conquistas sócio históricas essenciais, por isso a sua permanência ou perda é sempre relativa e não depende somente da categoria profissional, mas do conjunto das forças sociais democrático popular. Nesta perspectiva, a valorização do ethos profissional recai sobre o conjunto de alternativa colocada a profissão ,em cada momento histórico, e sobre o conjunto de alternativa colocada a profissão, em cada momento histórico, e sobre as formas da sua incorporação crítica, moralmente, responsável e livre,  É neste sentido que a autora refere que, sem escolhas e alternativa ,não existe liberdade e, sem liberdade, a ética não tem substância histórica. A outrora observa a noção de ética apoiada no método crítico dialético de Marx e, em particular, a partir da leitura de Lukács e seus discípulos ,especialmente Haller e Meszaros . assim, a ética é definida como uma capacidade de agir em consciência com base em escolhas de valor e objetiva las projetá las concretamente na vida social. Neste sentido, a autora apresenta o serviço social enquanto projeto profissional com carácter sócio político e societário ,assinalam do as suas várias formas na trajetória da profissão. Desta perspectiva ressalta a análise dos diversos códigos de ética brasileiro, dos códigos internacionais da década de 60 e 70, bem como obras que influenciariam o serviço social latino americano e brasileiro.

A autora termina referindo que ampliaram as bases para uma reflexão que, embora situada na sua perspectiva crítica, possibilita o enfrentamento de dilemas e opções, em face dos quais as polemicas continuarão em aberto.

Apesar de esta obra se situar num contexto sócio cultural  e político jurídico especialmente brasileiro, contribuiu una referência poderosa para o debate e reflexão ética do serviço social português, numa forma comprometida e reorientada para os desafios éticos que se colocam a profissão. A abordagem das implicações éticas no exercício da profissão refere fundamentos filosóficas solidas e uma análise do desenvolvimento histórico, sócio político e técnico metodológico. Neste percurso, a temática da ética profissional não é um aspecto da vida dos assistentes sociais limitado às formalidades do comprimento de um código de ética, mas  um importante comprimento de competência e vinculação aos objetivos intrínseco da profissão nos contextos sociais.

2_ GUERRA, YOLANDA.

A instrumentalidade do serviço social

A obra trata o tema instrumentalidade no contexto fo exercício profissional do assistente social. O termo instrumentalidade parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. Porém uma reflexão mais apurada sobre o termo instrumentalidade nos faria perceber que o sufixo idade tem a ver com a capacidade, qualidade ou propriedade de algo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (124.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com