TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Do Assistente Social Na Educação (Abandono Escolar)

Por:   •  15/3/2023  •  Seminário  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO ( ABANDONO ESCOLAR)

Thalia Santos Marchel Mainardes

Orientador Local Roberta de Paula Ferreira

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Bacharelado em Serviço Social (FLC 5201) – Estágio II

06/12/2022

1 INTRODUÇÃO

O objetivo do segundo estágio supervisionado foi acompanhar o cotidiano na área do assistente social, observar a relação do profissional com o público alvo que são crianças e adolescentes entre 5 e 12 anos sobre o abandono escolar que é muito frequente no município.

O estágio foi desenvolvido através de visitas, reuniões, relatórios e encaminhamentos, visando sempre solucionar as diversas situações que levam ao abandono escolar, são elas encaminhadas para a assistente social.

A autora lembra ainda que além dos aspectos orgânicos, familiares e sociais, é necessário contextualizar outras dimensões, tais como as problemáticas, e, associando vários saberes, a partir da interdisciplinaridade amplia-se a visão e a compreensão do problema, favorecendo a pratica de uma abordagem integral.

O aspecto interdisciplinar, uma das características do trabalho do assistente social, é ressaltado por IAMAMOTO (1998 p.64-5):

“... o assistente social não realiza seu trabalho isoladamente, mas como parte de um trabalho combinado ou de um trabalhador coletivo que forma uma grande equipe de trabalho. Sua inserção na esfera do trabalho é parte de um conjunto de especialidades que são acionadas conjuntamente para a realização dos fins das instituições empregadoras, sejam empresas ou instituições governamentais. ”

2. RELATO E ANALISE DO PROCESSO DE TRABALHO

 O trabalho do assistente social é um contexto social, suas ações são definidas a partir do seu objetivo.

O desenvolvimento desse projeto na instituição é uma tentativa de contribuir para o enfrentamento do abandono escolar entre crianças e adolescentes. O abandono escolar está ligado a diversos fatores dentro da sociedade, o desinteresse pelo estudo é decorrente de alguns fatores internos e externos. A escolha do tema Abandono Escolar deu se ao devido aumento de casos de abandono escolar no Município.

O Artigo 227 da Constituição Federal determina que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar ás crianças e adolescentes o direito á educação, coloca-los salvos de todas as negligências. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/96, no artigo 5º evidencia que “ o poder Público, na esfera de sua competência federativa deve zelar, junto aos pais ou responsáveis pela frequência à escola, e assegurar em primeiro lugar o acesso ao ensino obrigatório”.

2.1 PROCESSO DE INSERÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

Os trabalhos realizados na Secretaria Municipal de Educação de Ventania, foram voltados para o abandono escolar, realizando reuniões e palestras com pais e professores que tive a oportunidade de participar, onde tive um grande conhecimento na área de serviço social enquanto acadêmica.

2.2 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SUPERVISÃO

No campo de estagio obrigatório aprendi muito com cada profissional da educação. Foi adquirido muitas experiências na área que escolhi me aprofundar mais e me responsabilizar e comprometer.

2.2.1 Auto-Avaliação

Durante o período do estágio II, adquiri muita experiência na Secretaria Municipal de Educação, com minha supervisora Marcia Regiane Berlesi Mattos, a qual é uma assistente social de referência para mim, que se dedica e tem responsabilidade com a profissão que decidiu exercer e que desenvolve com maestria um belo trabalho na Secretaria de Educação.

Estou certa do curso que escolhi para cursar, pretendo exercer a função enquanto assistente social com amor, responsabilidade e dedicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com