TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Bionética Na Experimentação Animal

Exames: A Bionética Na Experimentação Animal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução:

Bioética:

“Ciência indispensável à sobrevivência humana em uma perspectiva holística” (Potter)

Hoje em dia, o termo Bioética é muito abordado em amplos setores, como: experimentos com seres humanos e animais, eutanásia, elaboração e experiência de novos remédios, xenotransplantes (transplante de órgãos em animais de diferentes espécies),esterilização, reprodução de tecidos e órgãos in vitro, células tronco, etc.

A necessidade da bioética é justamente para esse tipo de reflexão filosófica sobre problemas morais, sociais e jurídicos propostos pelo desenvolvimento da civilização tecnológica contemporânea.

Neste trabalho nosso principal objetivo é questionar as questões bioética no que se diz respeito à experimentos realizados em animais.

A bioética tem provocado dimensões não só entre cientistas dedicados a experiências com animais, mas também com a opinião pública em geral.Aos cientistas alerta-os para os limites de sua investigação, a opinião pública para esclarece-la e aos legisladores para que façam as leis seguindo princípios éticos aceitáveis. (www.educaterra.terra.com.br)

É de grande importância para a população este assunto, pois além da vida dos animais estamos nos tratando de nossa saúde.

Podemos considerar um tanto egocêntrico a visão que a maiorias das pessoas têm em relação às práticas experimentais realizadas com animais

Quando se menciona qualquer tipo de oposição em relação aos experimentos com animais as pessoas perguntam: “Mas onde vamos testar nossos cosméticos, remédios, etc...?”

E reflito: qual o nosso direito de retirar a vida de outros seres, que por nossos valores consideramos inferiores, sem maiores questionamentos, para o bem (?) da ciência e progresso da humanidade.Questionaremos então qual a verdadeira necessidade dos testes em animais para a evolução da ciência.Afinal quem é a verdadeira cobaia da história?

A maior parte dos cientistas acredita que a experimentação animal é o melhor método para se obter conhecimento (principalmente de cunho fisiológico).

Os principais experimentos realizados são os das indústrias químicas com poluentes químicos e dentre estas podemos citar as indústrias de cosméticos que realizam o Teste de Irritação Ocular, Teste de Sensibilidade Cutânea e o de Dose Letal 50, com coelhos e outros animais de pequeno porte e fácil manuseio. A indústria armamentista utiliza animais em experimentos de guerra e programas espaciais. Outros experimentos também são realizados como o de comportamento e aprendizado,privação de condições naturais de sobrevivência,doenças mentais, cirurgias experimentais, experimentos com tabaco,álcool e também são utilizados em aulas de ciências em diversos instituições de ensino.(Greif, Sérgio;Tréz, Thales. “A verdadeira Face da Experimentação Animal”.Rio de Janeiro, Sociedade Educacional “Fala Bicho”, Setembro de 2000)

Este trabalho estará estudando e analisando a relevância científica destes experimentos destacando os maus tratos que ocorrem quando estamos manipulando vidas.

Sabemos que muitas vezes os seus resultados em animais são extremamente diferentes quando se transferem aos seres humanos, sem contar que chegam a serem catastróficos como muitas drogas testadas em laboratórios e ditas “seguras para uso” e quando comercializadas e utilizadas, causaram mortes, defeitos congênitos e danos irreparáveis.

Aqui, como exemplo, podemos citar o caso da talidomida que nos anos 60 demonstrou o malefício que pode advir da falsa segurança que a experimentação animal atribuiu a uma substância: 10.000 crianças nasceram com deformações congênitas nos membros depois que suas mães, durante a gravidez, ingeriram tranqüilizantes feitos com este produto, os quais tinham sido ministrados sem problemas em ratos durante três anos. (Levai, Laerte Fernando. “Experimentação Animal: O Paradigma da Crueldade”. Promotoria de Justiça de São José dos Campos, 2005).

Também será analisada a investigação que regulamentam os experimentos em animais.

Este trabalho também tem como objetivo a exposição de medidas alternativas a serem usadas, e até mesmo descobertas, que evitem as práticas vivisseccionistas que são tão difundidas em laboratórios, centro de pesquisas e universidades.

A metodologia empregada nesta pesquisa é o levantamento de dados na internet, livros, revistas, reportagens de jornais, legislações, etc.

Sumário

Capitulo I – Bioetica

Capitulo II – Experimentação Animal

Capitulo III – A Bioética na Experimentação Animal

Capitulo I – Bioética

“Ciência indispensável à sobrevivência humana em uma perspectiva holística” (Potter)

No início da década de 70, o oncologista Potter juntou Bio (vida) com Ética, para alertar os pesquisadores, em particular, os da área biomédica, quanto ao eventual uso eticamente inadequado dos avanços da biologia molecular, e em conseqüência, da biotecnologia (outro neologismo).

Essa é a certidão de nascimento e o significado inicial da Bioética.

Desde então, tanto se tem falado em Bioética que se corre seriamente o risco de se estar falando de coisas semelhantes (ou até mesmo diferentes) mas não necessariamente iguais. "Bioeticistas", autoproclamados como tal, apresentam a Bioética como se nunca tivesse existido a palavra (e o conceito) ética. Parece que a ética nasceu há 30 anos, com a palavra Bioética; nova panacéia, novo "rótulo moderno" que serve para reivindicar o que quer que seja, para instrumentalizar ideologias dos mais variados naipes, para "tudo explicar" e tudo justificar ou impedir; um neologismo com sabor de grande descoberta conceitual? Enfim, um significado que confere sabedoria e seriedade a quem o emprega?

Pode, à primeira vista parecer estranho que fundador da Sociedade Brasileira de Bioética faça considerações aparentemente descabidas sobre Bioética.

É exatamente o contrário - é para defender e assegurar o devido lugar de destaque à Bioética. Ela é tão importante que não se pode correr o risco de torná-la apenas um "rótulo", nem modernismo ou melhor um "vedetismo" inconseqüente.

Encontramos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com