TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização

Por:   •  24/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADESALVADOR- UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

GLEICE PEREIRA DA SILVA

YRAMAIA CARIBÉ SIMÕES PARENTE

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social - Santa Bárbara-BA

Feira de Santana-BA

2016

UNIVERSIDADE SALVADOR- UNIFACS

CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

GLEICE PEREIRA DA SILVA

YRAMAIA CARIBÉ SIMÕES PARENTE

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social - Santa Bárbara-BA

Atividade Apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Estágio Supervisionado I do Curso de Serviço Social da UNIFACS, sob acompanhamento do Professor / Supervisor Acadêmico: Simone Simões Mota e Supervisora de Campo: Assistente Social Reisiane Santos da Silva.

Feira de Santana

2016

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO

2. CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA

2.1 Históricos do surgimento CRAS

3. NORMAS DE FUNCIONAMENTO DO CAMPO DE ESTÁGIO (DESCRIÇÃO DA UNIDADE)

3.1 Estrutura Física

4. ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL

4.1 Projetos Desenvolvidos na Instituição

4.2 Principais demandas do CRAS

5. PERCEPÇÃO DE ATUAÇÃO ATRAVÉS DO ESTAGIARIO

5.1 Sugestões / indicação de demandas para o projeto de intervenção

1. INTRODUÇÃO

A caracterização compõe uma das etapas no Estágio Supervisionado do curso de Serviço Social. E é através dela que o aluno conhecerá a estrutura física do local do estágio, qual a demanda trabalhada nesse espaço, a equipe profissional envolvida nesse trabalho. O estágio e o momento em que o aluno e inserido no espaço sócio-institucional com o objetivo de capacita-lo para o exercício do trabalho profissional e é fundamental para a formação do futuro assistente social.

Que é nessa fase que o estudante tem um contato mais aprofundado com o exercício da profissão e aprende a observar através da ótica profissional os graus de dificuldades que necessitam transpor em seu cotidiano profissional. Nessa fase pratica aplicará todos os conteúdos aprendidos em sala de aula, procurando equilibrar ética e bom senso.

2. CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA

Santa Bárbara é um Município do Estado da Bahia, distante 152 Km da capital, Salvador. O Município possui uma área territorial de 326.127 Km2. Está a uma Latitude 11º57'30" Sul e a uma Longitude 38º58'30" Oeste. Sua Altitude é de 293 metros. Os limites territoriais de Santa Bárbara são os municípios de Tanquinho, Feira de Santana, Santanópolis, Serrinha e Lamarão.

Santa Bárbara, também chamada de Terra Santa, é conhecida em todo o Estado da Bahia pela produção e comercialização do famoso Requeijão. Há também, em larga escala, a produção de doces em compotas, beiju e carne de sol. A principal fonte de renda do Município é a agricultura e a pecuária. Na agricultura, destaca-se a produção do milho e do feijão. Na pecuária, destaca-se a criação de bovinos, caprinos, suínos e ovinos.

Segundo relatos de antepassados, o povoamento do território começou na primeira metade do Século XIX, por desbravadores que ali se estabeleceram, desenvolvendo a agropecuária. Santa Bárbara era um povoado de Feira de Santana que era conhecido como Freguesia de Santa Bárbara. Em 1943 passou a ser chamada de Pacatu, em referência a corrida de cavalos.

Pela Lei Estadual nº 1576, de 14 de dezembro de 1961, o Distrito de Pacatu foi desmembrado do Município de Feira de Santana e elevado à categoria de município com a denominação de Santa Bárbara. Mas, há controvérsia com a origem da cidade, já que não há certeza de quem a fundou se foram os portugueses ou um grupo de vaqueiros que acampavam na região em busca de abrigo para as tempestades.

Santa Bárbara possui uma culinária diversificada. Contudo a produção e a comercialização do requeijão são o marco forte da cidade. Quando se menciona Santa Bárbara, o adjetivo “terra do requeijão” é claramente subentendido. Milhares de pessoas param, diariamente, nas lanchonetes locais para apreciar e comprar o famoso requeijão e os doces em compotas, a Festa em comemoração à Padroeira da Cidade é no dia 4 de dezembro. O atual prefeito da cidade é o Sr. Nilton César Estrela de Menezes sua Gestão é 2013-2016.

2.1 HISTÓRICOS DO SURGIMENTO DO CRAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social situa-se na Praça Jorge Ribeiro de Araújo s/n Santa Bárbara-Ba, CEP: 4415-000 / Telefone: (75) 3236-1044, foi inaugurada no ano de 2006, passando a ser um marco importante para a sociedade sendo responsável pela execução da Política de Assistência Social à população em geral tem como secretário o Sr. Danilo Ferreira de Santana. Tem uma abrangência no âmbito do Município de Santa Bárbara-Ba e povoados vizinhos com o objetivo de atender a toda população em situação de vulnerabilidade, no quesito, saúde, educação, alimentação, moradia, dentre outras demandas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com