TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Caracterização Estagio No Serviço Social

Por:   •  15/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

A partir do estágio supervisionado que o aluno complementará o processo de ensino/aprendizagem, dando ênfase à prática, buscando o aprimoramento, adquirindo visão crítica da realidade e intensificando os seus estudos para futuramente usá-los em sua prática profissional. “O estágio é o lócus onde a identidade profissional do aluno é gerada, construída e referida; volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica e, por isso, deve ser planejado gradativamente e sistematicamente”. (BURRIOLLA, 2001, p.13)

Os objetivos do estágio em Serviço social I é a inserção dos estudantes nos espaços socioinstitucionais, buscando a reflexão do fazer profissional alicerçado no código de ética da profissão, observar as vivências dos Assistentes Sociais frente à questão social e a realidade apresentada, preparar-se para a intervenção sabendo que durante o trajeto várias formas e diferentes demandas sociais aparecerão no cotidiano.

O estágio no Centro de Referência de Assistência Social –CRAS localizado na Rua Paraiso, nº 278, Bairro São Pedro, totalizando uma carga horária de 150 horas, vai ao encontro do conhecimento da realidade social das famílias que estão em vulnerabilidade, permite mostrar o perfil do assistente social frente à instituição profissional e como é sua atuação na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da criança, do adolescente, do idoso ,da mulher e de quem necessitar de orientação.

1.CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO

Os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, também conhecidos como Casas da Família, estão nos bairros mais populosos da cidade de Barreiras, e são importantes parceiros da campanha como agentes de mobilização e conscientização.

1.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

O CRAS se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social, é uma rede de atenção básica com o objetivo de prevenir as vulnerabilidades e riscos sociais.

A função da gestão territorial compreende a articulação da rede socioassistenciais de proteção social básica referenciada ao CRAS a promoção da articulação intersetorial e a busca ativa, todas realizada no território de abrangência CRAS. A unidade oferta ações e serviços socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo ás famílias o direito de viver em comunidade.

1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O CRAS é o ponto focal de acesso e promoção dos direitos socioassistenciais no território, por se caracterizar como a unidade do SUAS mais capilarizada e que se localiza próximo aos seus usuários.

Prevenir situações de risco social. Esta é a missão do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Responsável pela oferta de serviços às famílias carentes, atuando na prevenção de riscos e fortalecimento de vínculos.

O CRAS do bairro São Pedro como já foi citado atende várias famílias vizinhas e mais a zona rural. Funciona de Segunda a sexta nos horários de 7:30 ás 12:00 e 14:00 ás 17h.

O espaço estrutural é bem amplo e de fácil acesso, possui uma área arborizada, climatizada e espaçosa. Contendo 1 recepção,3 salas para atendimento dos assistentes sociais e psicólogas,1 sala para atendimento do Cadastro Único,1 sala de corte costura ,1 cozinha,2 banheiros ,1 piscina para as atividades de natação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

O volume maior dos serviços prestados está concentrado no PAIF, que consiste em atender a família, acolher e entender qual o seu contexto, elencando vulnerabilidades, e traçando estratégias para suas superações.

O quadro de profissionais que compõem o equipamento público é multidisciplinar para que, baseado em estratégias pensadas em suas totalidades, a política da Assistência Social traga resultados expressivos para seus usuários.

A Unidade conta com uma equipe multiprofissional:

Assistente Administrativo 03

Assistente Social (2 fixas e 1 volante 03

Auxiliar de Serviços Gerais 01

Coordenadora 01

Educador social 03

Estagiário de Serviço Social 01

Estagiário em Psicologia 01

Motorista 01

Pedagoga 01

Psicóloga 02

Recepcionista 01

O atendimento à família ainda deve ser planejado a partir do conhecimento das necessidades e expectativas diferenciadas dos seus membros, em especial, de acordo com a forma como esse grupo se organiza: se a família é monoparental, extensa, entre outros.

A equipe de atendimento tem a qualificação necessária para atender as demandas da população abrangente rompendo com os preconceitos e pautando na ética e compromisso com o fazer profissional qualificado.

2 OBJETIVO INSTITUCIONAL

2.1 NATUREZA DOS PROGRAMAS E PROJETOS

De acordo com o artigo primeiro da LOAS, “a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas”.

O CRAS oferece serviços centrados no PAIF e no SCFV. Além do PAIF, oferta obrigatória e exclusiva do CRAS, outros serviços socioassistenciais de proteção social básica podem ser implementados nessa unidade, desde que haja espaço físico, equipamentos, recursos materiais e humanos compatíveis.

Devido as demandas cotidianamente do CRAS, há a necessidade se trabalhar com parceria com outros profissionais, seja nas áreas da saúde, da educação, ou entre outras instituições que prestam serviços assistenciais.

No CRAS do bairro São Pedro oferece vários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com