TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concentração E A Rapidez Das Reações

Artigo: A Concentração E A Rapidez Das Reações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  1.324 Visualizações

Página 1 de 3

- A CONCENTRAÇÃO E A RAPIDEZ DAS REAÇÕES

O aumento na concentração dos reagentes faz com que haja maior concentração de moléculas em um mesmo espaço. Dessa forma, mais colisões acontecem por intervalo de tempo, aumentando o número de colisões e conseqüentemente aumentando a velocidade da reação.

Se pegarmos dois tubos de ensaio e no fundo colocarmos um metal que pode ser o zinco com soluções de ácido sulfúrico de concentrações diferentes, a reação química ocorrerá com maior rapidez no recipiente em que a concentração de ácido sulfúrico é maior.

- A TEMPERATURA E A RAPIDEZ DAS REAÇÕES

Alimentos que são cozidos em panelas de pressão têm seu tempo de cozimento reduzido em relação aos que é cozido em uma panela aberta, isso acontece porque quando há aumento na temperatura. Ocorre aumento na energia cinética média dos reagentes, ou seja, uma fração maior de moléculas colide com mais energia, resultando um maior número de colisões efetivas e aumentando a rapidez da reação.

- SUPERFÍCIE DE CONTATO

Quanto maior for à superfície de contato nos reagentes sólidos, maior será a velocidade da reação. A reação de decomposição de um comprimido efervescente é mais lenta do que se esse comprimido estivesse na forma de pó, ou seja, quanto menor forem às partículas do reagente, mais rápida será a sua reação.

- CATALISADORES

Algumas substâncias, quando adicionadas atuam como catalisadores, aumentando a rapidez das reações.

O catalisador provê mecanismos diferentes e mais rápidos para que a reação ocorra. Um catalisador aumenta ou diminui a rapidez de uma reação química que pode ou não sofrer modificações. O catalisador não interfere no equilíbrio, apenas muda a velocidade da reação.

A ação do catalisador faz com que a energia de ativação diminua possibilitando um novo caminho para a reação, essa diminuição da energia de ativação é que determina o aumento da velocidade da reação.

Catálise é o uso de catalisadores e processos catalíticos, existem dois tipos de catálise:

Catálise homogênea: catalisador e reagentes constituem uma única fase.

Catálise heterogênea: catalisador e reagentes constituem duas ou mais fases.

- Catalisadores na Indústria

Estão presentes na maioria das reações processadas nas indústrias.

Oxigênio e Hidrogênio gasosos são virtualmente inertes à temperatura ambiente, mas reagem rapidamente quando expostos à platina, que é o catalisador da reação.

- Catalisadores Biológicos: as enzimas

As enzimas são proteínas que aumentam a rapidez das reações bioquímicas. O composto que sofre a ação enzimática e se combina com os centros ativos da enzima é chamado de substrato.

Um exemplo é a pepsina que é uma enzima que atua decompondo as proteínas (substrato) no estômago em meio ácido (ph entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com