TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTANCIA DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.976 Palavras (8 Páginas)  •  711 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Toda empresa necessita de processos de gestão cada vez mais eficaz em todas as áreas, desde a área contábil, passando pela área financeira e chegando a auditoria e controladoria, são necessárias decisões e ações que permitam à organização atingir seu objetivo. Todas as áreas da empresa se relacionam e são interdependentes formando um sistema que está em constante contato com o meio e que constantemente se modifica em busca de sua adaptação às demandas do mercado.

Para uma empresa se destacar e fixar no mercado, é necessário ter controle, analisar os riscos e uma administração financeira excepcional.

Qualquer empresa que seja lançada no mercado sem planejamento, orçamentos e estudos de mercados está se candidatando a fechar as portas em pouco tempo.

Em um mercado competitivo, onde as margens de lucro são cada vez mais baixas, tributos e obrigações fiscais sendo elevada e mercado globalizando onde as empresas concorrem não somente dentro de sua cidade ou país, mas sim entre empresas ao redor do mundo.

Com enfoque na administração financeira e orçamentária e analise de custos, riscos, controladoria e auditoria e formação de preço fomos a campo entrevistar uma empresa onde comparamos o nosso conhecimento teórico à pratica.

A Empresa que visitamos foi a Agro veterinária Faisão, uma empresa de pequeno porte criada a poucos anos que esta localizada na cidade de Cuiabá, na Avenida República do Líbano, bairro Alvorada.

2 DESENVOLVIMENTO

Identificação da empresa

Empresa: Agro Veterinária Faisão Ltda

Município: Cuiabá MT

Ramo de Atividade: Comércio de Produtos Veterinários, Ferramentas e Nutrição Animal.

Número de Funcionários: 06

Seguindo roteiro de pesquisa do trabalho, fomos entrevistar o proprietário da empresa Agro Veterinária Faisão, Sr. Paulo Amaral, onde o mesmo nos respondeu o nossos questionamentos a respeito da importância da Administração Financeira em seu comércio.

Em resposta aos questionamentos dos princípios operacionais da sua empresa o proprietário elencou e explicou quais são trabalhados em sua empresa:

 Clientes em primeiro lugar;

 Trabalhar com produtos de excelente qualidade;

 Trabalho em equipe;

 Colaboradores satisfeitos

Após elencar os princípios aplicados ele explicou que para ter o cliente em primeiro lugar é preciso compreender a atender as necessidades de cada cliente, surpreendendo de modo que sua satisfação seja notada em todos os atendimentos.

Já a busca por produtos de qualidade tem haver com a necessidade em atender e a satisfazer o cliente.

O trabalho em equipe é a forma de mostrar que todos são importantes no processo e que se todos colaborarem o resultado será satisfatório e o ambiente de trabalho mantém-se harmonioso.

A satisfação do colaborador é parte do processo para busca de eficiência no trabalho, com repercussão positiva no atendimento ao cliente.

Com Relação à estrutura organizacional, o Sr. Paulo apresentou seu organograma, explicando que mesmo sendo a empresa de pequeno porte, ele gosta de ter tudo organizado facilitando assim a administração do negócio.

Fonte: Organograma Agro Veterinária Faisão

Com base no organograma apresentado ele mostrou como esta dividida a sua equipe sendo que todos respeitam a hierarquia apresentada.

Desta forma entendemos que ele departamentaliza a sua empresa no setor financeiro e comercial, sendo o financeiro responsável também por toda a parte administrativa da empresa, e o comercial responsável pela compra e comercialização dos produtos.

O modelo de gestão identificado na empresa é a da gestão participativa, pois todos os colaboradores participam das decisões tomadas pela empresa como exemplo quais mercadorias ter no seu portfólio para vendas.

Para conceitualizar este modelo de gestão podemos dizer que é uma doutrina que valoriza a participação das pessoas no processo de tomada de decisões sobre a administração da organização. Segundo MARANALDO (1989, P.60) “Administração participativa é o conjunto harmônico de sistemas, condições organizacionais e comportamentos gerenciais que provocam e incentivam a participação de todos no processo de administrar os três recursos gerencias (capital, informação e recursos humanos), obtendo, através dessa participação, o total comprometimento com os resultados medidos com eficiência, eficácia e qualidade”.

A formação de preço feita pela empresa tem apenas um critério conforme explicou o proprietário, todo preço de venda é feito com base no preço de compra do produto, acrescentando uma margem bruta de 30% a 35% sobre o preço de compra. Como exemplo ele citou o preço de um saco de ração para cachorro.

Ração para cachorro, saco de 18 kg preço de compra R$44,90 ele acrescenta em média 35% que da um valor de venda de R$62,90.

Entendemos que existem duas formas de chegar ao preço de venda: A primeira delas é fazendo um cálculo com base nos custos e despesas e a segunda é definindo o preço de venda com base no mercado e nos clientes. A melhor forma é fazer as duas coisas ao mesmo tempo, já que de nada adianta fazer o cálculo pelos custos se, no final, o preço não ficar atrativo aos clientes. E, por outro lado, é insensato estabelecer o preço com base na concorrência sem saber se este valor será suficiente para arcar com os custos que o negócio tem.

Mesmo sendo uma empresa de pequeno porte a, Agro Veterinária Faisão tem estabelecida a sua visão e missão estabelecida.

A visão da empresa Agro veterinária é “Ser reconhecida pelo mercado agropecuário como uma empresa diferenciada em produtos de alta qualidade, que excedam as expectativas dos clientes, lucrativa, que valoriza seus colaboradores e agrega valor aos seus fornecedores, sempre respeitando o meio ambiente e valorizando a ética profissional”.

Já a Missão da empresa Agro Veterinária é de “Ter produtos de excelência para o agronegócio com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com