TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA ESSENCIAL PARA GESTÃO FINANCEIRA DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Por:   •  16/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.766 Palavras (20 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 20

UNB – Univerisade de Brasília

PEDRO ODEH RODRIGUES DOS SANTOS

FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA ESSENCIAL PARA GESTÃO FINANCEIRA DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Brasília

2015

[pic 1]

FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA NA

TOMADA DE DECISÃO

Projeto de Pesquisa apresentado ao Prof. André Luiz Marques Serrano, ministrada na Universidade de Brasília.

Brasília

2015


SUMÁRIO[pic 2]

1 INTRODUÇÃO        03

2 PROBLEMA        06

3 REFERENCIAL TEÓRICO        07

3.1 Conceito de Fluxo de Caixa..............................................................................

4 OBJETIVOS        08

4.1 OBJETIVO GERAL        08

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        08

5 DELIMITAÇÃO DA PESQUISA        09

6 JUSTIFICATIVA        10

7 METODOLOGIA        12

8 REFERÊNCIAS        13   


1 INTRODUÇÃO

Atualmente as empresas utilizam diversos indicadores econômicos financeiros e também ferramentas gerenciais para tomada de decisões que são essenciais dentro de uma empresa a fim de tornar a mesma saudável financeiramente.

Com esse intuito, a pesquisa feita foi gerada para verificar se o fluxo de caixa é uma ferramenta realmente compreendida pelos gestores e se eles a vêem como uma importante ferramenta para que traga os resultados esperados no resultado de uma empresa que seria a progressão de ganhos financeiros.

As alterações na Lei n. 11.638 (Lei das Sociedades Anônimas) de 28 de dezembro de 2007 traz a obrigatoriedade da elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) que é objeto desta pesquisa. As pequenas e médias empresas que não tem obrigação de apresentar o fluxo de caixa, de qualquer forma deveriam ter esse fluxo de caixa como instrumento devido a sua utilidade como a ferramenta que pode identificar as saídas e entradas de caixa, bem como antecipar o que pode vir a ocorrer com o caixa em algum período determinado de tempo.

Almeida (2001, p. 32) analisa que o Fluxo de Caixa pode ser usado para obter informações tais como:

  • Qual a capacidade de a empresa de gerar recursos para financiar suas operações?

  • Se a empresa é geradora de caixa, porque o dinheiro não aparece?
  • Se a empresa não é geradora de caixa, o que é que tem viabilizado suas operações?
  • Quais as necessidades de capital de giro da empresa?
  • Qual a relação ótima entre o capital de giro próprio e o de terceiros na empresa?
  • Qual o saldo de caixa mínimo que a empresa deve manter para fazer face a suas obrigações financeiras?
  • Qual a capacidade de a empresa imobilizar ou distribuir dividendos sem fragilizar a estrutura de capital de giro?
  • A capacidade de geração de caixa da empresa é compatível com suas políticas de reposição de estoques e de financiamento de seus clientes?

Desta forma, podemos analisar com forte embasamento teórico que o Fluxo de Caixa possui diversificadas funções e pode ser utilizado em diversas áreas, sendo que este projeto focaliza seu uso na tomada de decisões internas.

Frezatti (1997) ressalta que se os administradores observassem melhorar o funcionamento e a funções do Fluxo de Caixa veriam que este instrumento pode ser uma forte arma na tomada de decisões interna de uma organização, servindo para gerir e administrar as áreas financeiras e áreas afins.

O Fluxo de Caixa tem o intento de direcionar as ações dos gerentes financeiros e coordenadores em busca pelo balanceamento das contas, do momento de uma visualização de determinados períodos e de um eficaz planejamento.

Portanto, investimentos, controle de desembolsos de caixa, exame das melhores ocasiões para pagamento e da programação de prazos para venda, são determinadas facilidades originadas por esta ferramenta gerencial.

A administração da liquidez é uma das atividades mais importantes do administrador financeiro. Para exercer esta função, esse profissional emprega um dos mais importantes instrumentos de controle financeiro e análise, o fluxo de caixa.

Para Braga (1995, p. 123):

Se as disponibilidades forem mantidas em níveis muito baixos, haverá o comprometimento da capacidade de solvência da empresa. Por outro lado, o excesso de disponibilidades prejudica a rentabilidade.

Desta forma buscar-se-á explanar como funciona, a sua implantação, depois o seu planejamento e qual a importância do fluxo de caixa no setor financeiro de uma empresa, a fim de que o administrador financeiro possa utilizá-lo como ferramenta efetiva na tomada de decisões.

O fluxo de caixa constitui-se em instrumento efetivo para que a empresa tenha segurança e agilidade em suas atividades financeiras. Portanto, precisa ser organizado com competência para que se demonstre a condição financeira da empresa.

A função do administrador financeiro é dos mais importantes para apreciação e tomada de decisões. Tendo em mãos o fluxo de caixa ele saberá em que momento a empresa necessitará aplicar recursos que se encontram sobrando, ou ir atrás de recursos junto a instituições financeiras, num determinado momento que a empresa se encontrar com escassez de recursos.

Rosa & Silva (2000) demonstra em seus estudos que apesar de ser um instrumento importantíssimo de gestão empresarial e financeira, o Fluxo de Caixa é quase completamente desconhecido pelas empresas e desprezado pelo meio acadêmico, principalmente no tocante a usá-lo como forma de gestão interna nas empresas e/ou organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (494.9 Kb)   docx (148.1 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com