TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  4.741 Visualizações

Página 1 de 6

1- INTRODUÇÃO:

O projeto de pesquisa de campo, cujo tema é Violência Domestica e Conjugal contra a Mulher. A violência de gênero constitui-se foco de importantes questionamentos e discussões em nossa sociedade, sendo caracterizado por experiências pautadas pelo sofrimento, pela revolta, pelo trauma e, conseqüentemente, pelo desejo de transformação de práticas sociais na atualidade.

A problemática da violência doméstica e conjugal vem sendo cada vez mais discutida nas conferencias e congressos em dias atuais.

2-DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:

Com a necessidade de compreender a dimensão do problema social ocasionado pela violência doméstica contra a mulher, procurou-se analisar  suas múltiplas  formas,  tendo em vista ser uma das mais graves expressões da questão social relacionadas à cidadania e aos  direitos das mulheres na crise da modernidade. Com base no problema em questão, foram adotados os seguintes questionamentos: Qual o perfil das usuárias e dos agressores? Onde procurar  ajuda?  Quais  são  as  condicionalidades  para  o  acesso  de  vítimas  de  violência doméstica  ao  serviço  de  abrigamento?

De que maneira deve-se abordar uma mulher com evidências de violência que chega a uma unidade de saúde? A mulher em situação de violência se apresenta com medo, insegurança, desconfiança, dor, incerteza, frustração, além das lesões físicas.

3-DEFINIÇÃO DA BASE TEORICA:

A violência vem sendo estudada cada vez mais no decorrer das últimas décadas, por causa da presença de vários episódios tristes que se proliferam na sociedade.

 De acordo com Minayo (1998), a violência não  é  objeto  específico da medicina, mas  também  social,  que muitas vezes está embutida em aspectos da política e sociologia,  Segundo Azevedo:  

 

Violência é toda iniciativa que procura coação sobre a liberdade de alguém, que tenta  impedir-lhe a  liberdade de  reflexão, de  julgamento, de decisão e que  termina  por  rebaixar  alguém  ao  nível  de meio  ou  instrumento  num projeto, que o absorve e engloba, sem tratá-lo como parceiro livre e igual. A violência  é uma  tentativa  de  diminuir  alguém  a  renegar-se  a  si mesmo,  a resignar-se à situação que lhe é proposta, a renunciar a luta, a abdicar de si.  (VILELA, 1977 apud AZEVEDO, 1985, p. 19)  

É  pertinente  dizer  que  muitos  atos  de  violência  são  resultantes  de  acúmulos deficitários  de  uma ordem  social,  os  quais  desestruturam  famílias  e  acabam  dilacerando  a saúde  de  seus  integrantes.  A principal  vítima  ainda  é  a  mulher,  que  pelo  seu  histórico permanece como alvo das agressões.  

Para Rocha, A  violência  doméstica  é  constitutiva  de  uma  ordem  social  androcêntrica, caracterizada  pelas  relações  de  dominação,  exploração,  hieraquia  e assimetria entre os gêneros. Seu alvo principal são as mulheres, de diferentes faixas etárias, condição social e pertencimento étnico/racial. (ROCHA, 2007).

4-FORMULAÇÃO DE HIPOTESE:

Apesar das evoluções da mulher no mercado de trabalho e de serem  independente  do homem, porque será que muitas mulheres  ainda são sujeitas a sobreviverem com homens que as violentam e espancam como foi visto no bairro pesquisado?

Porque as mulheres em situação de violência doméstica freqüentemente possuem o perfil de dependência econômica e emocional do parceiro?

5-JUSTIFICATIVA:

A escolha do tema Violência Domestica e Conjugal contra a Mulher no bairro Barreiro, foi devido à violação dos direitos das mulheres, por ser algo que acontece com muita freqüência, um problema grave que aos poucos tem chegado ao conhecimento da população.

A maior parte não pede ajuda. Isso acontece pelo fato de sentirem vergonha, por dependerem emocionalmente ou financeiramente do agressor, pois acham que a violência não vai se repetir, por causa dos filhos e até mesmo para não prejudicá-lo socialmente, não denunciam.

Sobre a especificidade da temática e do fazer profissional. Existem 3 perguntas a serem respondidas, que são: Por quê? Para quê? Para quem?). Sofrer tanto assim?

6-OBJETIVOS:

GERAL;

  • Identificar as principais formas de violência Domestica e Conjugal contra a mulher no Bairro Barreiro.

ESPECIFICOS;

  • Analisar o impacto dos episódios de violência na subjetividade das vítimas;
  • Identificar quais as condicionalidades para a solicitação de abrigamento;  
  • Verificar quais os encaminhamentos realizados pelos técnicos da instituição.

7-METODOLOGIA:

Nessa linha de reflexão foi indispensável a utilização de uma metodologia capaz de dar suporte ao  tema em questão, no que concerniu ao entendimento e desenvolvimento dos mecanismos da leitura imbricada na realidade.  

O campo simbólico da pesquisa foi a Unidade Básica de Saúde do Bairro Barreiro.

É uma categoria que indica a realidade objetiva dada ao homem por meio de suas sensações e que existe independente dele. [...] a dialética está vinculada ao processo dialógico de debate entre posições contrárias, e baseada no uso de  refutações  ao  argumento  por  redução  ao  absurdo  à  verdade. (RICHARDSON, 2007, p. 44-45).

O materialismo histórico dialético foi utilizado para o entendimento da dinâmica social envolvida pela violência perpetrada contra a mulher, tendo em vista ser a corrente filosófica que mais se enquadrava na busca do estudo contínuo dos acontecimentos.

Dessa forma procurou-se o entendimento da contradição gerada pela violência doméstica na abordagem de gênero, visto que esta é resultante de um processo histórico e dinâmico engendrado na sociedade.  Por exemplo, a violência doméstica é também resultado da conjuntura da sociedade brasileira na qual o desemprego, o trabalho precário integram grande segmento da população de agressores e vítimas da violência doméstica. Nesta conjuntura com freqüência, as vítimas tornam-se dependentes do agressor e ficam presas nos grilhões da violência.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com