TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade Social

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

A desigualdade social junto às suas consequências funciona como um tipo de ciclo onde um fenômeno gera ou agrava o outro, fazendo assim com que sociedades sofram por omissão do Estado ou de quem detém a maior parte dos recursos.

Elabore um texto contextualizando alguns desses fenômenos em relação à desigualdade social.

TEXTO: Estratificação Social

Link:  http://cafecomsociologia.com/2010/07/estratificacao-social-parte-1.html

A estratificação social é o fator utilizado para descrever as desigualdades que existem entre os indivíduos dentro de uma sociedade. Os principais tipos de estratificação social são: o sistema de castas, os estamentos e as classes, sendo o sistema de classes a forma de organização social do nosso país. A desigualdade social é um fenômeno característico principalmente de países em desenvolvimento e consiste em uma condição social que permite a determinadas pessoas melhor qualidade de vida em detrimento de outras. No Brasil sua causa está fortemente relacionada a distribuição de renda que é considerada uma das mais desiguais no mundo inteiro.

A educação precária também é considerada um importante fenômeno desencadeado pelas desigualdades sociais.  A educação é um direito assegurado pela Constituição federal, pois através dela o indivíduo consegue inserir-se na sociedade através do desenvolvimento de suas habilidades intelectuais assegurando ainda uma maior bagagem cultural para o mesmo. A grande precariedade nos sistemas educacionais é gerada por outros fenômenos advindos das desigualdades sociais, como má administração pública dos recursos financeiros, falta de cobrança por parte da população por ensino de qualidade e também o alto índice de evasão escolar que aumenta em grandes escalas. Assegurando este direito básico, a educação, um outro grande problema dos países em desenvolvimento seria evitado: a Violência                                                                                                                                    

A violência consiste em um comportamento que gera dano a uma pessoa ou grupo de pessoas, violando a integridade física ou psicológica do indivíduo que está associada a criminalidade. A Violência e criminalidade, em geral, são explicados como consequências da desigualdade social.  As Pessoas que não possuem acesso a uma boa educação e que são vítimas da omissão do estado, não possuindo condições básicas de subsistência, tendem a sofrer influência não apenas por tendência natural da psique humana, mas também por influência do meio social onde vivem, sendo levados a pratica de atos delituosos e violentos, como forma de adquirir meios financeiros, ou mesmo como forma de luta contra a desigualdade que está submetido. O resultado disto são os altos índices de delitos e homicídios praticados por indivíduos em geral mais carentes de recursos e com fortes tendências a cometer atos deste tipo. É importante frisar que a realização destes atos não é necessariamente cometida pela maior parte da população vítima da desigualdade, uma vez que esta em sua maioria não recorre a meios violentos ou ilícitos para driblar essa realidade, explicando estas ações, nesses casos, por traços da personalidade de cada um dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com