TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade Social

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE CEUMA

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ANDRÉ RICARDO LIMA

DESIGUALDADE SOCIAL

São Luís

2018

ANDRÉ RICARDO LIMA

DESIGUALDADE SOCIAL

TRABALHO APRESENTADO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE CEUMA PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL REFERENTE À PRIMEIRA ATIVIDADE DA DISCIPLINA SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES.

PROF° DIOGO DE FARIA MOURA

São Luís

2018

No mundo como um todo, existe a desigualdade social, por vários motivos tais como religião, politica, economia social e cultural. No Brasil a desigualdade social é marcado pela desigualdade econômica, já em outros lugares como a Índia isso já acontece de forma cultural onde pessoas herdam classes sociais independente de sua vontade, ficando impossibilitado de mudar de classe social.

A desigualdade social acontece no Brasil por conta da má distribuição de renda, onde alguns são detentores de muitos bens e outros vivem na extrema pobreza, isso por conta da falta de politicas publicas, onde deveriam existir investimentos em educação básica de qualidade, ausência de estímulos para ----- acesso a cultura (cinema, teatro, museu). No Brasil a desigualdade social se deu inicio no Brasil colônia onde ---- detinha os recursos ---- do próprio Brasil. com o fim da escravidão a economia passou a girar em torno da produção agrícola, que devido a grande riqueza no Brasil abriu portas para implantação das industrias no País.

Daí começou a surgir a grande divisão de classe social ou desigualdade social onde os grandes empresários estavam com maior acumulo do capital, e os trabalhadores com custo de mão de obra muito baixa e sem direitos trabalhistas, ficando claro a divisão da sociedade capitalista que são os proprietários e os não proprietários dos meios de produção.

O resultado disso mesmo depois do progresso dos direitos civis e trabalhistas foi o aumento gradual e continuo das riquezas dos proprietários do meio de produção (pessoas que detem o capital).

Como consequência dessa desigualdade social, surgem vários problemas sociais tais como: favelas, fome, miséria, mortalidade infantil, desemprego, aumento da criminalidade, surgimento de diferentes classes sociais, atraso no desenvolvimento da economia do País, dificuldade de acesso a serviços básicos, como saúde, transporte publico e saneamento básico.

REFERÊNCIA

---- com sociologia.com/estratificação social

Significados.com.br/significado desigualdade social

Desigualdade social.info/desigualdade social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com