TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃOAMBIENTAL A PARTIR DA QUESTÃO GEOGRÁFICA E CONDIÇÕES SUSTENTÁVEIS

Por:   •  17/4/2022  •  Artigo  •  4.276 Palavras (18 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

[pic 2]

A EDUCAÇÃOAMBIENTAL A PARTIR DA QUESTÃO GEOGRÁFICA E CONDIÇÕES SUSTENTÁVEIS

[pic 3]

ITINGA/MG

2020

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DA QUESTÃO GEOGRÁFICA E CONDIÇÕES SUSTENTÁVEIS

Artigo científico apresentado à FAVENI, como requisito parcial para obtenção do certificado de pós-graduação em geografia, meio ambiente e história.

 

ITINGA/MG

2020

A EDUCAÇÃOAMBIENTAL A PARTIR DA QUESTÃO GEOGRÁFICA E CONDIÇÕES SUSTENTÁVEIS

   

 

Declaro que sou autor¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO

Este trabalho vem discutir a educação ambiental a partir da questão geográfica, envolvendo na mesma perspectiva outro conceito bastante discutido na atualidade – As condições sustentáveis. O trabalho visa abordar a  realidade da questão ambiental em um contexto geográfico, identificando como a educação pode contribuir para o desenvolvimento da conscientização dos alunos frente aos problemas ambientais. O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para que os  professores tenham condições de promover uma  educação voltada para a  construção de conhecimentos éticos e sociais em relação ao planeta.. Para a realização desse trabalho e visando resultados favoráveis ao problema que se quer analisar, utilizou-se  conhecimentos teóricos de diversos autores como Andrade (1995) Guimarães (1995) Lataille (2006) entre outros que trata do tema em questão. Para concluir, o artigo apresenta a importância de uma educação que valorize a questão ambiental dentro de um contexto geográfico e das condições sustentáveis, conscientizando os alunos com conceitos e concepções fundamentais à sua cidadânia.

Palavras chave: Educação ambiental; geografia; condições sustentáveis; Cidadania.

1. INTRODUÇÃO

Os termos como: aquecimento global, maus-tratos à natureza, reciclagem, desigualdade social e desrespeito ao meio ambiente são cada vez mais usados na atualidade para caracterizar a situação da sociedade. Ao que tudo indica, o homem parece ter acordado para a necessidade de preservar o meio ambiente e impedir a destruição  da própria espécie. No entanto, ainda  falta muito a fazer, principalmente em termos educacionais. Se a palavra de ordem é diminuir os impactos negativos do ser humano sobre o mundo, é mais  natural que haja uma educação capaz de mudar atitudes e fazer com que o indivíduo perceba como parte deste planeta .

 Nessa direção, este trabalho busca educar numa perspectiva universal, voltada para o favorecimento de condições sustentáveis numa realidade local, onde a partir dos termos descritos no primeiro parágrafos os envolvidos sejam educados conforme adversidades encontradas. Levando em conta a ética, o meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e enfim, que os interesses almejados esteja voltado para o bem comum.

Nesse sentido, a educação supõe que todos os indivíduos devem viver melhor, através de um convívio harmonioso com seus semelhantes, que seria o caso da socialização e do acesso aos bens culturais, isso faz pensar que o ensino deve, nesse contexto, estar voltado para a construção de conhecimentos e ações que vão permitir ao aluno identificar, criar oportunidades e enfim, vão permitir a construção de capacidades para o empreendedorismo. De modo específico, será necessário ressaltar segundo assinala Andrade (2005, p.11) que empreendedorismo é um estado de espírito, um modo de aprender a agir, uma forma de encarar o mundo. Portanto, o ato de educar como se pode ver é demasiadamente complexo, sobretudo em relação a questão ambiental.

 O tema abordado nesse artigo é pelo fato de ocupar um espaço amplo na mídia e nas discussões em todos os lugares onde se preocupa com o desenvolvimento de uma educação ambiental adequada, considerando que  para uma formação e construção de conhecimentos de qualidade é necessário difundir entre os indivíduos, conceitos e concepções que norteiam o seu entendimento sobre a  relação com o meio em que vive. Todas as abordagens dentro desse contexto têm condições de promover tanto a formação quanto a construção de conhecimentos, mesmo porque, trará uma visão significativa em relação aos valores necessários para uma conscientização e atitudes em relação ao seu papel e participação no meio ambiente.

Buscando meios para que o que se propôs neste trabalho tenha resultados favoráveis ao problema em questão, aconselha se que sejam desenvolvidas pesquisas Qualitativas, numa teoria, onde será feito um estudo bibliográfico, de autores competentes como Andrade (1995), Guimarães (1995), La taille (2006) e entre outros que aborda o tema em questão. Complementando com uma pesquisa de campo, baseada na observação e entrevista com um determinado número de professores de escolas de ensino fundamental nas séries iniciais, Esperando que todos os dados levantados possam contribuir para que o professor entenda melhor sobre a educação focada no meio ambiente de forma sustentável.  

2. DESENVOLVIMENTO

A questão dos problemas ambientais é um tema de muito enfoque na sociedade atual. Esse na verdade, é um termo que toma um grande espaço nas politicas sociais e que está na mídia de modo imperativo. No entanto, o tópico tratado ainda não está totalmente definido em sua função, ou mais exatamente em todas as suas funções. É mais do que urgente pensar o que de fato deve ser feito para que esse processo tenha a enfase necessaria.

Conforme propõe o educador, diretor de faculdades e Padre, Antônio Carlos dos Santos, de Porto Alegre, em entrevista a revista mundo jovem, (2008, p.13) a reflexão de que o mundo hoje está vivendo duas grandes crises: a crise ecológica e a crise social. Tomando como base essa proposta, pode se dizer que a educação deve justamente ser colocada nesse viés, para levar o indivíduo a refletir sobre o que acontece no mundo, e que pode interferir na realidade local. a primeira medida  a  ser tomada deveria  ser: a de levar até os envolvidos, conhecimentos relacionados de modo que eles percebam que tudo está interligado e cada decisão deverá ser tomada de maneira coerente e responsável. Em outras palavras, isso significa dizer, que desde cedo a criança precisa entender que se não houver cuidado com a natureza, com o meio ambiente, se não haver cuidados com a vida, provavelmente haverá no futuro problemas graves com relação ao planeta, o que  de fato, já está acontecendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com