TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EPIDEMIOLOGIA E UNIDADE ÚNICA SAÚDE PÚBLICA

Por:   •  14/3/2018  •  Dissertação  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

EPIDEMIOLOGIA E UNIDADE ÚNICA SAÚDE PÚBLICA

A ciência Epidemiologia estuda as ocorrências e seus padrões nas doenças em povos determinados e os fatores que determinam esses padrões. A epidemiologia, ao contrário da clínica, que visa os níveis individuais da patologia, foca na questão da saúde/doença, em grupos populacionais que podem ser pequenos ou maiores, envolvendo povos inteiros. Portanto, a epidemiologia estuda as questões de saúde relacionadas com a mortalidade e os agravos da doença, o que se deve exatamente à metodologia dos estudos da saúde.

As suas aplicações são variadas: as condições da saúde de uma população; a pesquisa dos fatores que determinaram aquela doença; o estudo das ações que buscam melhorar as condições da saúde de uma população; a avaliação da qualidade dos serviços de saúde, ai incluindo o preço da assistência epidemiológica. É assim que epidemiologia contribui para a qualificação do atendimento da população na área da saúde, determinando os fatores para projetar proventos e subsídios na prevenção das doenças do povo.

A epidemiologia, disciplina da saúde pública, tem como objetivo fornecer as informações necessárias para que o processo de saúde ou patologia das populações possam sofrer os efeitos da prevenção, possibilitando o estudo desse processo individualmente. A preocupação da epidemiologia, enquanto disciplina da saúde pública, é o desenvolvimento das ações de proteção e promoção da saúde de um povo a partir do planejamento e de estratégias bem elaboradas, além de constituir-se em instrumento fundamental para a criação de políticas de saúde. Nesse caso, utiliza-se do conhecimento já acessado e adéqua-o às realidades da comunidade. A epidemiologia constitui também instrumento para o desenvolvimento de políticas no setor da saúde. Sua aplicação, neste caso, deve levar em conta o conhecimento disponível, adequando-o às realidades locais .

A epidemiologia se apresenta em, pelo menos, quatro áreas principais de aplicação nos serviços de saúde pública: 1. Vigilância (epidemiológica). 2. Análise dos dados e fatores de saúde. 3. Identificação dos fatores de risco. 4. Avaliação dos serviços

Comporta inúmeras variáveis para o estudo epidemiológico, que são estudadas a partir de quatro temas: 1. doenças transmissíveis ou infectocontagiosas; 2. doenças não transmissíveis ou crônico-degenerativas; 3. vigilância epidemiológica; 4. serviços de saúde.

Vigilância sanitária pode ser entendida como um conjunto de ações voltadas para a eliminação ou prevenção dos riscos à saúde, procedendo à intervenção direta nas questões sanitárias resultantes do meio ambiente, da industrialização de produtos, da circulação de bens de consumo e mesmo da prestação de serviços que seja do interesse da saúde pública.

O Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – formado pela ANVISA e pelas Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais – atua de forma a realizar ações para o controle e a observação da qualidade e garantia de produtos. As empresas que tem como objetivo fabricar, distribuir e comercializar produtos têm como obrigação consultar o serviço de vigilância sanitária, sem o que não terão autorização para exercer os seus fins comerciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com