TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTATÍSTICA E OS INDICADORES PARA O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  11/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

Ilsis cristiane da silva

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Porto Velho (RO)

2015

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Estatística e indicadores sociais, Economia politica, Psicologia social e Fudamentos Hist. Teóricos do SSOC. II. [ 1º e 2º Flex].

Porto Velho

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1 OBJETIVO E METODOLOGIA DO ESTUDO 4

2 A ESTATÍSTICA E OS INDICADORES PARA O SERVIÇO SOCIAL 5

3 COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA 6

CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

INTRODUÇÃO

Com o advento da globalização e a incorporação da crescente demanda das novas tecnologias, ainda com a facilidade de acesso da população a essas novidades tecnológicas surgem, na tentativa de estabelecer novas formas de contato e de relacionamento social, as novas redes sociais.

Essas novas redes sociais têm como princípio básico que o relacionamento social aconteça de forma interligada entre si e para com o mundo, por meio dos microcomputadores e essa tecnologia interligada com a rede mundial de computadores, a Internet.

Pode-se dizer que essa nova era digital seja a Idade Mídia, uma referência a antiga Idade Média, já que estamos em constante mutação seja pelas novas redes sociais e pelo considerável aumento de acesso das populações a essas novas redes.

O aumento desse acesso e a criação das novas redes sociais estão intrinsecamente envolvidos com as novas tecnologias. Por as mesmas estarem mais acessíveis tanto a população de classe social alta ou média. E ainda cabe dizer que na tentativa de tornar esse acesso possível para as classes mais baixas o governo traz possibilidades para essa demanda sob o viés de redução da carga tributária, criação de programas de acesso gratuito a Internet, entre outros.

As novas redes sociais buscam atingir populações das diversas idades e pode-se dizer que atingem esse objetivo a que se propõem. Nesse escopo, o presente trabalho tem como objetivo Proporcionar a construção de ferramentas para produção do conhecimento e organização dos processos de trabalho no Serviço Social.

1 OBJETIVO E METODOLOGIA DO ESTUDO

O estudo realizado por Marteleto (2001) tem como objetivo discutir “sobre a aplicação da metodologia de análise de redes sociais nos estudos do fluxo e transferência da informação, a partir da apresentação dos resultados de pesquisa desenvolvida junto a movimentos sociais organizados nos subúrbios da Leopoldina, na cidade do Rio de Janeiro”.

A metodologia consistiu em aplicar algumas medidas da metodologia de análise de redes sociais, combinadas com instrumentos da metodologia qualitativa.

O sociograma “figura 1”, mostra as redes sociais da Leopoldina, com um total de 44 elos e 132 ligações (ONGs, comunidade, academia, outros), e a rede mostra uma possibilidade de 1897 elos potenciais.

Figura1: sociograma – redes sociais de Leopoldina

Fonte: Martineli, 2001

Com relação às informações do Quadro I, encontram-se disponíveis as seguintes informações referentes às cadeias de contatos diretos: Indivíduo (número), campo (se pertence à comunidade, academia ou ONG) e o número de elos possíveis. A cadeia com maior número de elos é a da comunidade, com 19 indivíduos e 11 elos, seguida pela academia (com 32 e 31 indivíduos e 10 elos, respectivamente). O campo com menor número de elos são as ONGs, com um indivíduo e oito elos. A academia foi a que apresentou o maior número de indivíduos e de elos.

Quadro 1: contatos diretos

Fonte: Martineli, 2001

Segundo Tomael (2005)

[...] a configuração em rede é peculiar ao ser humano, ele se agrupa com seus semelhantes e vai estabelecendo relações de trabalho, de amizade, enfim relações de interesses que se desenvolvem e se modificam conforme a sua trajetória. Assim, o indivíduo vai delineando e expandindo sua rede conforme sua inserção na realidade social.

As redes sociais estão baseadas no imaginário dos indivíduos, e tem como fonte de inspiração parecer-se com as teias de aranhas ou as redes de pesca pelo fato de serem interligada entre pontos e atreladas fio a fio.

Assim como as redes do imaginário, as redes sociais estão interligadas entre os indivíduos (ponto a ponto) e ainda são tão profundas e intermitentes que estão atreladas fio a fio entre um indivíduo e outro, ou entre uma cultura e outra.

Nesse sentido, destaca-se a importância das redes sociais para o Serviço Social. Com destaque, a informação para o Serviço Social é de extrema importância, e, por meio das redes, é possível compartilhar a informação e construir conhecimento

2 A ESTATÍSTICA E OS INDICADORES PARA O SERVIÇO SOCIAL

A estatística é de extrema importância, permitindo a mensuração quantitativa dos dados dos programas sociais, e transformados em indicadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com