TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORÇA E DEMANDAS NO CONTEXTO DA ELABORAÇÃO DA LEI 8.662

Por:   •  19/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

1        INTRODUÇÃO        4

I. FORÇA E DEMANDAS NO CONTEXTO DA ELABORAÇÃO DA LEI 8.662/

  1. IDENTIFICAÇAO

  1. Nome do estagiário: Maria Mayra Moura de Oliveira ead 21153414. 7º semestre.
  2. Nome do supervisor de  campos – Eronice de Jesus
  3. Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) – localizado na Avenida Luíz Philippe Pereira Leite, S/N – Bairro Alvorada, telefone (65) 3615-7300 3615-7201 3615-7204, e-mail: superintendência@hujm.ufmt.br.
  4. Projeto no qual o aluno será inserido para a realização do estágio: visitas domiciliares, elaboração de relatórios, análise de situação socioeconômica de paciente, formulação e implementação de programas sociais, participação na elaboração, gerenciamento e organização de politicas sociais do hospital, mobilização de recursos para o tratamento dos pacientes, orientações aos pacientes, familiares e acompanhantes quantos aos seus direitos e deveres.
  5. Nome do  Orientador acadêmico: Tania Maria Pereira Correia
  6. Período de realização do estagio: 13 de março a 08 de maio de 2021.
  7. Dias e horários de estagio: segunda a sexta das 08:00 as12:00
  8. Dias e horários reservados para a supervisão de campos: A supervisão de campos se deu de segunda a sexta nos dias 13/06; 16/06; 18/06; 05/07 e 08/07 de 2021.
  1. JUSTIFICATIVA

                 O objetivo da instituição é o desenvolvimento e implementação de projetos e ações preventivas ou interventivas que atendam as demandas que se apresentam na sociedade, bem como no núcleo familiar em suas necessidades básicas de sobrevivência, estender os serviços para capacitação e qualificação das pessoas em vulnerabilidade social, buscar assim garantir melhorias e autonomia na vida destas pessoas, bem como da sociedade como um todo.

                 A estagiaria teve a oportunidade de conhecer a realidade da profissão, estabelecendo um elo entre teoria e pratica. O serviço social atua na intervenção das situações e que tem com objetivo o enfrentamento das expressões da questão social. O assistente social conhece a realidade através de visitas enloco, pesquisas da realidade do seu público, bem como na formulação, implementação, execução e avaliação das ações, planos, programas e projetos que atendam as famílias.

Diante desse contexto a estagiária desenvolveu o projeto de intervenção: Oficinas de Arte para os pacientes usuários do HUJM. Dessa forma, a estagiária trabalhou com as oficinas de arte como uma forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida a inserção dos mesmos ao convívio social, pois a arte vem sendo utilizada com bastante sucesso em diferentes contextos, também tem auxiliado profissionais das áreas de saúde e da educação nas tarefas de compreensão e elaboração de alguns conteúdos emocionais, que, estão presentes em todas as etapas da vida.

A realização das oficinas de arte é uma forma de como o serviço social pode contribuir com a qualidade de vida de um determinado público alvo, através da intervenção. Portanto, este projeto foi uma oportunidade de estar efetivando uma ação que promoveu um salto da qualidade de vida dessas pessoas, possibilitando o resgate de sentimentos bem como a valorização e o pertencimento dos mesmos a sociedade. O serviço social ao associar a execução de oficinas de arte no atendimento aos pacientes possibilitou uma maneira diferenciada de tratar às questões pessoais e relacionamento integrado ao contexto social.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral:

Conhecer, através da observação, a realidade social e institucional no qual está inserido de forma a identificar as demandas dos usuários bem como as perspectivas de intervenção do assistente social. Exercitar a articulação com o conteúdo de outras disciplinas curriculares do curso, mediante suporte técnico, ético e teórico. Aproxima-se com o instrumental técnico-operativo usado pelo assistente social no dia-a-dia de trabalho no qual está inserido.

  1. Objetivos Pedagógicos

Os objetivos pedagógicos do projeto do estágio são:

  • Compreender o significado das categorias cotidiano, historicidade, contradição, totalidade, trabalho e mediação para o conhecimento e intervenção na realidade organizacional de acordo com as demandas dos usuários e dos processos de trabalho do assistente social.
  • Possibilitar a formação critica do profissional de Serviço Social, capacitando-o a entender o processo de constituição do complexo social na sociedade, atribuindo-lhe um preparo teórico-metodológico, ético-político e técnico-operacional para o enfrentamento das manifestações da questão social:
  • Aproxima-se da realidade dos sujeitos usuários e das demandas no espaço institucional em que estão estagiando.
  • Distinguir as expressões da questão social que transcorrem a realidade socioinstitucional e a cotidianidade dos sujeitos sociais.
  • Identificar o objeto de trabalho no estágio que estará sinalizando o eixo para construção do projeto de intervenção, a partir do estudo e análise socioinstitucional.
  • Construir estratégias de intervenção junto aos campos de estágio na  busca de acesso à garantia dos direitos sociais.
  • Elaborar, executar e avaliar o projeto de intervenção profissional através da prática profissional em planejamento;

Através do estágio supervisionado foi possível proporcionar ao estagiário um pensamento crítico, estimular a criatividade e a intervenção regularizada na apreensão crítica da realidade, de acordo com a efetivação de direitos e à modificação da sociedade vigente, pois o estágio se caracteriza como:

[...] um instrumento fundamental na formação da análise critica e da capacidade interventiva, propositiva e investigativa do (a) estudante, que precisa apreender os elementos concretos que constituem a realidade social capitalista e suas contradições, de modo a intervir, posteriormente como profissional, nas diferentes expressões da questão social, que vem se agravando diante do movimento mais recente de colapso mundial da economia, em sua fase financeira, e de desregulamentação do trabalho e dos direitos sociais (ABESPSS,2010, P. 11).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (144.2 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com