TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?

Tese: Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keynesiano da demanda efetiva?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Tese  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  4.518 Visualizações

Página 1 de 4

1)Qual a principal diferença entre a ley de Say e o princípio Keynesiano da demanda efetiva?

Lei de Say: “ a oferta cria sua própria procura”, o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços.

Segundo o pensamento keynesiano, um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinado, por sua vez, pela demanda agregada ou efetiva, ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say ao destacar o papel da demanda agregada de bens e serviços sobre o nível de emprego.

2)Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós keynesianos, marxistas e institucionalistas.

• Monetaristas ; privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado.

• Fiscalistas ; recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuando grau de intervenção do Estado.

• Pós-keynesianos; tem explorado outras implicações da obra de Keynes, procurando mostrar que ele não negligenciou o papel da moeda e da política monetária.

• Marxistas; desenvolve uma teoria do valor-trabalho e consegue analisar muitos aspectos da economia com seu referencial teórico

• Institucionalistas; dirigem suas críticas ao alto grau de abstração da teoria econômica e ao fato de ela não incorporar em sua análise as instituições sociais.

3)O objetivo das empresas é maximizar os lucros. As normas jurídicas, entretanto, têm por fim proteger a sociedade de abusos e delimitam o campo de atuação das empresas. Você acha que a lei n° 8.884/94 tem essa finalidade?

Sim, esses órgãos do sistema atuam em duas frentes: na primeira, no controle das estruturas de mercado; a segunda, procurando coibir condutas ou práticas anticoncorrenciais.

O controle de estruturas de mercado fiscaliza as fusões de empresas e grupos empresariais.

O controle de condutas fiscaliza a fixação de preços de revenda, as vendas casadas, os acordos de exclusividade, a cartelização de mercados e os preços predatórios.

4)Descreva o Sistema Brasileiro de defesa do Consumidor e o Papel de cada órgão que o compõe.

5)O estabelecimento comercial pode ser conceituado de duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.

6)Qual o principal campo de atuação da teoria microeconômica?

Analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de determinado bem ou serviço em mercado específicos.é uma ferramenta útil para estabelecer políticas estratégicas, dentro de um horizonte de planejamento, tanto para empresas como para políticas econômicas.

4)Descreva o Sistema Brasileiro de defesa do Consumidor e o Papel de cada órgão que o compõe.

O sistema Brasileiro de defesa do consumidor prevê uma proteção forte e consistente ao consumidor baseada em princípios e direitos que protegem tanto no lado econômico, como no lado da personalidade do consumidor, garante o acesso aos órgãos jurídicos e administrativo. Para a aplicação de todos os direitos, foi criado o sistema nacional de defesa do consumidor (SNDC) composto por diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com