TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HOMOSSEXUALIDADE E OS NOVOS SUJEITOS PARA O SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  9/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  8.019 Palavras (33 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

SOCIEDADE UNIVERSITÁRIA REDENTOR

FACULDADE REDENTOR

CURSO: SERVIÇO SOCIAL 4º PERÍODO

A HOMOSSEXUALIDADE E OS NOVOS SUJEITOS PARA O SERVIÇO SOCIAL

Itaperuna/RJ

2015

KÁTIA APARECIDA MARTINS

INAURA NAÍRA CONCEIÇÃO LÚCIO

A HOMOSSEXUALIDADE E OS NOVOS SUJEITOS PARA O SERVIÇO SOCIAL

Este trabalho será apresentado a Profª Fernanda Lopes como forma avaliativa da disciplina de Questão de Gênero no Brasil, do Curso de Serviço Social 4º Período da Faculdade Redentor, Itaperuna/RJ.

Itaperuna/RJ

2015

RESUMO: O presente artigo visa esclarecer o papel do Assistente Social frente as novas demandas que se apresentam e que são oriundas da evolução da sociedade, como por exemplo a questão da homossexualidade. Salientamos neste trabalho que para se compreender a respeito desta temática, primeiramente é necessário situarmos a respeito da questão de gênero, bem difusa no Brasil bem como surgiram os respectivos termos e debates que fundamentam a composição deste artigo. Aborda-se ainda o papel do Serviço Social frente esta problemática e a necessidade tanto de uma preparação dos Assistentes Sociais sobre o assunto quanto o trabalho em rede com profissionais de outras áreas, com a finalidade de se intervir da melhor maneira possível nos casos que se apresentam no cotidiano, garantindo a viabilização e efetivação dos direitos para estes sujeitos, através da análise de estudos já publicados a respeito e o constante aprimoramento técnico – operativo do profissional, visando desta forma uma atuação em conformidade com a realidade social de cada indivíduo.

PALAVRAS-CHAVE: Gênero, Homossexualidade, Assistente Social, Direitos

ABSTRACT: This article aims to clarify the role of the social worker forward the new demands that are and which come from the evolution of society, such as the issue of homosexuality. We emphasize in this work to understand about this issue, we must first situate about the gender issue and diffuse in Brazil and emerged the terms and debates that underlie the composition of this article. Addresses It is also the role of social work across this issue and the need for both a preparation Social Workers on the subject as networking with professionals from other areas, in order to intervene in the best way possible in cases that present in everyday life, ensuring the viability and implementation of the rights to these subjects, through the analysis of already published about studies and the constant technical improvement - operating professional thereby pursuing an acting according to the social reality of each individual.

KEY WORDS: Gender, Homosexuality, Social Worker, Rights

LISTA DE SIGLAS:

ABGLT: Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais

CF/88: Constituição Federal de 1988

LGBT: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais

SESO: Serviço Social

STF: Superior Tribunal Federal


SUMÁRIO

.............................................................................................................................................

1 Introdução ............................................................................................................... 6

2 A origem do termo gênero ..................................................................................... 8

3 A diferença entre sexo biológico e sexualidade .................................................... 10

4 Opção sexual ou orientação sexual? ..................................................................... 12

5 A homossexualidade e os novos sujeitos para o SESO ....................................... 15

Conclusão .................................................................................................................. 20

Referência bibliográfica ........................................................................................... 21

Anexo 1 ....................................................................................................................... 22

1 INTRODUÇÃO

O presente artigo visar debater a respeito da homossexualidade e do papel do Serviço Social frente estas novas demandas, temática esta que vendo sendo discutida com maior ênfase nas últimas décadas visto os crescentes debates complexos que vem se realizando em todas as esferas da sociedade, por conta das mudanças ocorridas principalmente com relação ao modelo de “família”, já que está é considerada por muitos autores o pilar da sociedade e como tal saiu do modelo “imutável” para “mutável” o que vem causando problemas de familiarização e aceitação destes novos conceitos, por parte tanto de alguns profissionais de diversas áreas, religiosos, quanto pela população em geral, muito por conta dos conceitos ou paradigmas pré – estabelecidos sobre este assunto que são oriundos da formação sócio – histórica do nosso país.

Com debates acerca da questão de gênero, sobre a homossexualidade e como o Serviço Social lida com estes novos sujeitos e as novas demandas que se apresentam, ressaltando ainda a importância de esclarecer a diferença entre a sexualidade e o gênero mostrando que os Assistentes Sociais devem estar preparados para o enfrentamento destas questões que são fruto da evolução da sociedade, o que impõe ao Serviço Social se manter mutável assim como a sociedade.

Existem ainda dois outros pontos importantes a serem debatidos neste trabalho que se fazem de suma importância para a nossa categoria de um modo geral, os quais serão expostos ao longo deste trabalho com o intuito de esclarecer sobre o Serviço Social e o seu papel perante a sociedade, tentando assim quebrar com alguns estereótipos atribuídos a nossa profissão.

Primeiro devemos analisar a história do SESO para compreendermos os motivos que levam a profissão a ter um predomínio feminino bem como as intervenções no campo de trabalho serem majoritariamente direcionadas e efetuadas para com as mulheres levantando a questão do gênero. O segundo ponto e talvez mais importante a ser discutido nesse momento é o que se refere a postura do homem/homossexual enquanto Assistente Social, os pré-conceitos a cerca de sua escolha por esta profissão e a visão dos usuários em relação a presença homem/homossexual nos locais de atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.9 Kb)   pdf (318.4 Kb)   docx (337.9 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com