TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTIFICA NO SERVIÇO SOCIAL

Por:   •  1/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE UNIASSELVI

         DISCIPLINA: SEMINARIO INTERDISCIPLINAR : INTRODUÇÃO A PESQUISA

TUTORA: MARIA DAS GRAÇAS OLIVEIRA BORGES

A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTIFICA NO SERVIÇO SOCIAL

EQUIPE

Anselma Grazielle Santos de Sousa

Darlene Quele Rocha Costa

Gerson Varjão

Leandro da Silva Ramos

Luciana Moura Goncalves

Simone Oliveira de Souza

Tatiane Bezerra Pereira da Silva

Zenilda Maria de Jesus Queiroz

                                           SALVADOR -BA

2019

RESUMO

O resumo objetivo problematizar as concepções e os significados de pesquisa acadêmico-científica e pesquisa em serviços, sua relevância é inerente ao fato de que a pesquisa para o serviço social brasileiro, na atualidade, é entendida como atribuição profissional que se expressa na formação e no trabalho. Metodologicamente recorreu-se a pesquisa bibliográfica, dissertações e teses na área de serviço social que abordam os seguintes eixos que também compõem o roteiro do estudo: pesquisa e produção de conhecimentos em serviço social; pesquisa e trabalho profissional. Os resultados apontam que o serviço social, enquanto área produtora de conhecimentos insiste no

questionamento e enfrentamento da cultura dominante, embora afetada pela realidade capitalista que dialeticamente o impulsiona em dados momentos a reduzir a pesquisa sistematizações de levantamentos. Além disso, há     necessidade de ampliar as discussões da pesquisa para graduação em serviço social como possibilidade de romper o academicismo e a uni disciplina.  Palavras-chave: Serviço Social; Pesquisa; Produção de conhecimentos; Pesquisa Em Serviços; Pesquisa associada ao trabalho profissional.

INTRODUÇÃO

Em tempo de globalização é clara a necessidade do aumento de conhecimento através de dados Coletados baseado atrás de pesquisa especifica para o profissional de planejar, organizar, dirigir e controlar suas ações no seu campo de atuação.

      Observando o cotidiano qualquer  que seja a pesquisa é um processo de construção de um conhecimento ou de um saber com dos objetivos gerar novos conhecimentos e confirmar ou desconstruir um conceito já existente .

           A pesquisa pode construir o conhecimento cientifico isto por que ela favorece a ruptura do senso comum e gera um novo conhecimento com base em fundamentos teóricos relevantes construindo com base em metodologia adequada.

            Portanto diante dos problemas específicos vistos diariamente na atividade do sistema social em diversos setores da sociedade, pode se observa que o profissional não tem apenas que analisar o que acontece, mais tem que formular uma critica e tomar uma decisão por um determinado tipo de construção de alternativas com produtos de investigação. O modo como o pesquisador isso, é o que ira determinar a relação que ele estabelece com a teoria.

OBJETIVO GERAL

O presente trabalho visa mostrar a importância da metodologia cientifica para o profissional de serviço social.

OBJETIVO  ESPECÍFICOS  

  • Aproximação peculiar entre o pesquisador e o sujeito da                                 pesquisa.  

  • Fundamentalmente o pesquisador trabalha com formulação                                  de hipóteses, instrumentos de pesquisa delimitado e dados.
  • Mostrar que o profissional pode ter uma resposta para o problema apresentado através de dados coletados pelo sujeito em campo.

JUSTIFICATIVA

Essa pesquisa justifica-se a importância da metodologia cientifica para o serviço social em poder constatar que em todas as profissões e pesquisa é um elemento fundamental e não diferente no caso do assistente social. É  através da pesquisa que novas decisões são tomadas em prol de uma comunidade, visando melhoria das condições de vida daquela população. Para tanto o espirito investigativo do pesquisador deve esta presente. Ele deve ter na sua essência a curiosidade, a vontade de ir além, de saber mais. É importante que o profissional de assistente social tenha claro que os conhecimentos que são utilizados para nortear ou a pesquisa devem ser diretamente profissionais a problemática social a questão.

DESENVOLVIMENTO

     Para comprovar suas hipóteses a ciência usa um conjunto de procedimentos e normas técnicas, que padroniza a pesquisa cientifica para que o conhecimento tenha validade. A Metodologia Cientifica norteia a pesquisa indicando caminhos com métodos iguais para os experimentos.    

 Em todas as profissões a pesquisa é um elemento fundamental e não é diferente no serviço social. É através da pesquisa que novas decisões são tomadas em prol de uma comunidade, visando melhorias da condição de vida daquela população. 

Para tanto, o espírito investigativo do pesquisador deve estar presente, ele deve ter na sua essência a curiosidade, a vontade de ir além, de saber mais. A pesquisa para o Serviço Social possui grande importância e relevância para o desenvolvimento de um profissional qualificado a atender as necessidades postas cotidianamente. 

     A profissão de Serviço Social desenvolveu em sua origem uma postura assistencial e messiânica, voltado para atender as demandas imediatas da população menos assistida pelo poder público, postura tal, embasada no conservadorismo, ainda presente nas atitudes profissionais. Assim sendo, o assistente social na sua atuação profissional precisa aprimorar os conceitos teóricos, a linguagem e a pesquisa como pratica diária de trabalho. Pois, só relacionando a teoria com a pratica é que podemos capacitar um profissional capaz de atuar com eficiência e eficácia em seu ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com