TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL

Por:   •  6/10/2016  •  Resenha  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

Residente Kennedy, ES  19 de setembro de 2016

Aluna: Magali Rosane Leal Mariani – ROSA

RA: 1617012

A importância do trabalho do assistente social

Observando a importância do trabalho do assistente social, vimos por exemplo o valor da comunicação.  

O assistente social precisa se comunicar com excelência, saber ouvir é um fato, falar com objetividade e sem ruídos é fundamental.

Ao decidir ser um assistente social, o acadêmico precisa compreender que “não existe receita de bolo”; é necessário trabalhar  cada caso, situação de maneira singular.

  As necessidades de um indivíduo/cidadão sempre diferem das necessidades  dos demais.

Cada indivíduo é impar em suas necessidades, daí a importância do técnico social em otimizar o atendimento ao cidadão, fazendo-o encontrar respostas em meio às suas perguntas e questionamentos.

O assistente social otimiza o tempo,  orienta acerca do que o cidadão precisa decidir, ( o assistente social não decide pelo cidadão); e sim o leva a encontrar  suas respostas.

A ética prevê que o assistente social seja discreto, haja com comportamento humanitário e exerça a empatia, porque quando o assistente social se coloca no lugar do usuário, ele enxerga que o usuário tem necessidades inerentes ao ser humano, levando em conta princípios básicos, como o da moralidade, da impessoalidade; as tomadas de decisões precisam ser pensadas, programadas e revistas antes de entrarem em ação, para que as conseqüências sejam brandas e as tomadas de decisões tendo retorno positivo, tendem a seguir em frente com soluções e tornando as necessidades do usuário sanadas.  

Daí, o assistente social, ao corroborar ou contribuir com esclarecimentos ao usuário estará também contribuindo para melhoria contínua do usuário/cidadão.  

Tendo em vista que as necessidades podem ser de diversas esferas, financeiras, familiares, de vínculo empregatício e de cunhos muito mais pessoais, como por exemplo da saúde, uma cirurgia de emergência ou um tratamento à uma doença crônica, usuários de medicamentos de uso contínuo e sem condições de comprar com seu próprio salário, tendo a necessidade de receber tais medicamentos por entidades municipais, estaduais e ou federal; No entanto, muitos usuários desconhecem seus direitos e os deveres do estado em relação à  sua saúde; daí a importância do assistente social em nortear o cidadão e usuário de tais serviços.

Na conclusão, os beneficiados, os cidadãos também precisam fazer uma auto-análise e se certificarem  se realmente estão precisando ainda de tais benefícios, devendo lembrar que seu próximo também precisa ter suas necessidades atendidas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com