TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO MARXISMO NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO

Por:   •  18/9/2020  •  Dissertação  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 4

A influência do marxismo no Serviço Social brasileiro

Karl Heinrich Marx nasceu em Trier, na Renânia, então província da Prussia, em 5 de maio de 1818. Depois de estudar na sua cidade natal, em 1835 aos 17 anos  Marx  no curso de Direito na Universidade de Boon. Depois se transferiu para a Universidade de Berlim em 1936, e começou a estudar filosofia. Aos 23 anos defendeu sua tese em filosofia, obtendo o título de doutor. Desenvolveu a sua obra mais importante O Capital. O filósofo faleceu no ano de 1883, em virtude de complicações respiratórias.

O serviço social se aproxima do marxismo a partir de três momentos: da militância política, marxismo acadêmico e da intenção de ruptura que está dentro do Movimento de Reconceituação do Serviço Social, é somente nesse momento de ruptura com o tradicionalismo, que o serviço social tem uma aproximação efetiva com o marxismo.

A partir do momento que o serviço social introduz o marxismo na profissão, surge uma nova visão voltada a uma análise critica da realidade social, com novos conceitos e novas interpretações profissionais.

Os assistentes sociais vão se pautar na análise do real, vai analisar as expressões da questão social não se atendo a aparência, mas buscando a essência e entendendo que essa sociedade é fruto das contradições posta na relação capital/trabalho.

Gramsci e o Serviço Social: elementos históricos, teóricos e metodológicos

Antônio Gramsci nasceu em Ales, Sardenha , na Itália no dia 22 de janeiro de 1981. De família pobre, era um aluno brilhante e aos 21 anos recebeu um prêmio para estudar Letras na Universidade de Turim. Transformou-se num jornalista notável e num escritor da teoria política, tendo escrito para vários jornais socialistas na Itália. Em 1926 foi preso e condenado a 20 anos de prisão em Turim, onde escreveu suas principais obras.

O serviço social passa a ter a influência de Gramsci, a partir da iniciativa de Carlos Nelson Coutinho em 1966, que junto com Leandro Konder e Luiz Mário Gazzaneo começaram a traduzir as obras de Gramsci, e assim o pensamento do autor começa a fazer parte do debate político e acadêmico do Brasil.

Ivete recupera a presença de Gramsci no Brasil, através da sua influência na política e no âmbito acadêmico, com a exposição de suas categorias que mais tiveram impacto tais como: hegemonia, intelectuais, estado ampliado, sociedade civil, sociedade política etc.

Gramsci chega ao Brasil no inicio dos anos 1960, nesse período o serviço social já era reconhecido como profissão liberal.

No final da década de 1970, as obras de Gramsci passaram a se constituir num marco teórico nas elaborações do serviço social. As ideias dele transpassaram o debate profissional para além das fronteiras universitárias. Ele também se torna referência nas publicações relacionadas ao PCB.

Os estudos de Gramsci ressaltam como a ideologia dominante contribui para manter a contradição capital/trabalho e impede que as classes dominantes se organizem e tomem consciência dos conflitos e contradições do mundo econômico. Para ele a base econômica é determinante, pois ela domina as relações sociais, então ele lança novas luzes para pensar a realidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (53.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com