TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Orçamento

Artigo: A Importância Do Orçamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  3.614 Palavras (15 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

Diante da atual conjuntura econômica e da alta competitividade do mercado, é extremamente Importante que as empresas tenham um processo de gestão organizacional eficiente e eficaz. Desse modo, objetivo do presente artigo é apresentar e discutir a importância da utilização do orçamento como uma ferramenta, essencial no processo de gestão empresarial, sendo um elemento de destaque no planejamento, organização e controle das organizações. Para tanto, utilizou-se da pesquisa bibliográfica exploratória a fim de evidenciar esta importância. Sendo assim, verificou-se que o orçamento, se aplicado de forma eficiente, proporciona uma base sólida de informações que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões. Neste sentido, entende-se que o orçamento é indispensável no processo de avaliação de desempenho, onde são identificados eventuais desvios e os mesmos podem ser corrigidos e/ou controlados e o sucesso organizacional seja alcançado. Desse modo, é possível afirmar que através do uso de orçamentos os administradores norteiam suas atividades e decisões, planejam, organizam, controlam e analisam a desempenho da empresa.

No atual cenário econômico, diante da incerteza dos acontecimentos e da alta competitividade do mercado. Neste sentido, o orçamento surge como um diferencial nas organizações que dele fazem uso, o qual participa de um sistema que envolve planejamento, controle e análise do desempenho. Através do orçamento é possível controlar o rumo dos negócios, fazendo comparações entre o previsto e o realizado, bem como avaliar a desempenho dos projetos. Desta forma, é possível classificá-lo como uma ferramenta de extrema importância para o sucesso da gestão empresarial.

• CONCEITO DE ORÇAMENTO E SUA IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO.

CONCEITO DE ORÇAMENTO.

Catelli (2001) afirma que os orçamentos devem expressar quantitativamente os planos de ação, refletindo as diretrizes, os objetivos, as metas, as políticas estabelecidas para a empresa, para determinado período, que servem também para

a coordenação e implantação desses planos.

Funcionam como um instrumento de controle administrativo de três maneiras: 1- Como meio de organização e direção de um grande segmento do processo de planejamento administrativo;

2- Como uma contínua advertência em procurar desenvolver os planos e programas guiando a administração no dia a dia;

3- Como avaliador de performance real.

Para o autor, os orçamentos devem manter-se atualizados para atender a seus propósitos, por ocasião do planejamento estratégico e operacional, dos replanejamentos periódicos, dos ajustes efetuados nos planos, garantindo-se bases realistas para a avaliação de desempenhos, que se alcançados conduzirão a empresa aos níveis planejados de eficácia.

Os orçamentos também prevêem meios para comunicar as metas a curto prazo da empresa a seus membros. Orçar as atividades das organizações é também refletir aos gerentes que entendem as metas da empresa e proporcionar oportunidade para seus planejadores seniores corrigirem distorções nas metas da organização. Também serve para coordenar muitas atividades de uma empresa, mostra o efeito dos níveis de vendas sobre as atividades de compras, de produção e administrativas e sobre o número de funcionários que precisam ser contratados para atender aos clientes, então o orçamento é uma ferramenta que força a coordenação das atividades da organização e ajuda a identificar problemas de coordenação.

FUNÇÕES DO ORÇAMENTO

Uma das principais funções dos orçamentos consiste na coordenação dos esforços que serão desenvolvidos pelas diversas áreas e gestores, para a realização dos objetivos da empresa em sua totalidade, que tornam obrigatória uma coordenação entre eles, conciliando os seus resultados ao interesse maior da empresa. (CATELLI, 2001).

Para Oliveira, Perez Jr e Silva (2002) o papel do orçamento na gestão de uma

empresa é bem compreendido se for relacionado às funções administrativas, que podem ser resumidas em três funções básicas: planejamento, organização e controle.

Planejar: representa a forma como ele e sua empresa pretendem atingir os objetivos propostos;

Organizar: representa a melhor disposição dos recursos da empresa. Suas atividades, as de seus subordinados e todos os recursos disponíveis deverão estar dispostos de maneira a alcançar os objetivos propostos de forma mais eficiente e eficaz;

Controlar: representa a segurança de que sua própria energia e ações, bem como a de seus subordinados, estejam coordenadas com a implementação dos objetivos da organização. (OLIVEIRA, PEREZ JR e SILVA, 2002, p. 116).

AS VANTAGENS DO ORÇAMENTO

Para Oliveira, Perez Jr e Silva, (2002) as vantagens do desenvolvimento de um planejamento orçamentário estão principalmente no estabelecimento de metas claras a serem atingidas, e na definição de responsabilidade dos diversos departamentos. Essa ferramenta gerencial obriga os envolvidos a trabalharem em sintonia, comprometidos com o resultado global e não individual. Para os autores o orçamento tem como objetivo controlar o patrimônio de qualquer entidade, independente do seu porte e de suas incertezas.

Os principais benefícios são: a- Formaliza as responsabilidades pelo planejamento, obrigando os administradores a pensar à frente e encorajando o estabelecimento de objetivos de lucros;

b- Estabelece expectativas definidas, o que o torna a melhor base de avaliação do desempenho superior;

c- Auxilia os administradores a coordenar seus esforços, de forma que os objetivos da organização em sua totalidade se harmonizem com os objetivos de suas partes, permitindo a integração das atividades, departamentos e funções dentro da empresa;

d- Formaliza um instrumento de comunicação. Cada funcionário deve observar como suas atividades contribuem para as metas internas diárias e para o objetivo global da empresa;

e- Dota a organização de um instrumento de controle operacional, permitindo a comparação dos resultados alcançados com as metas preestabelecidas. (OLIVEIRA, PERES JR e SILVA, 2002, p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com