TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Orçamento Mestre Para A Organização

Casos: A Importância Do Orçamento Mestre Para A Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1 DEFICIÇÕES CONCEITUAIS 3

1.1 Critérios de rateios dos custos indiretos 3

1.2 Custeio por absorção 3

1.3 Produtos em processo 3

1.4 Produtos acabados 3

2 UNIDADE EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 3

3 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 3

3.1 Com base nos custos 3

3.2 com base no mercado 4

4 ANÁLISECUSTO/VOLUME/LUCRO 4

4.1 Margem de Contribuição 4

4.2 Ponto de equilíbrio 4

5 IMPORTANCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO P/ GERAR INFORMAÇÕES 4

5.1 A importância do sistema integrado para a gestão industrial 4

6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 4

6.1 Conceitue cinco demonstrações contábeis obrigatórias 4

7 REFERÊNCIAS 6

1. Definições Conceituais.

1.1 Critérios de rateios dos custos indiretos;

O rateio distribui os custos indiretos alocados a menor ou a maior entre os estoques finais de produção em processamento, produtos acabados e custos dos produtos vendidos. Os estoques de materiais não estão alocando os custos indiretos de fabricação, portanto eles não são incluídos nesse rateio. Se os custos indiretos fossem alocados a maior, as contas de produtos em processamento, produtos acabados e custos dos produtos vendidos seriam diminuídas (creditadas) em vez aumentadas (debitadas).

1.2 Custeio por absorção

O Custeio por Absorção ou Custeio Pleno como o próprio nome indica absorve no custo de cada departamento e cada produto final os custos gerais (chamados indiretos, normalmente fixos, ou custos de estrutura) por meio do que denominamos taxas de absorção, ou seja, apropria todos os custos à produção do período. A distinção principal do custeio por absorção é entre custos e despesas, uma vez que as despesas são jogadas imediatamente contra o resultado do período, enquanto os custos de produtos em elaboração e dos produtos acabados que não forem vendidos serão ativados nos estoques destes produtos. Esse critério é amplamente adotado, sendo um procedimento contábil aceito pela legislação do imposto de renda e por auditores porque atende ao Princípio Contábil da Competência.

2. Unidades equivalentes de produção

Na produção por processo os custos que foram acumulados durante o período (semana, mês, ano) serão atribuídos aos produtos produzidos no período, dentre esses produtos, pode haver de nem todos os produtos estarem acabados, assim serão demonstrados exemplos de como determinar o equivalente de produção nesses casos.

3. Formação do preço de venda

3.1 Com base nos custos;

Uma das importantes perspectivas da contabilidade gerencial é o auxílio às corretas decisões sobre a elaboração do preço de venda ideal das empresas. Dentre os métodos de formação de preço, destaca-se a baseada nos custos de produtos, mercadorias ou serviços. Ou seja, o ponto de partida, inicialmente é a correta apuração dos custos para, na sequencia, os gestores conseguirem calcular a atribuir o correto preço de venda.

3.2 Com base no mercado.

Para as empresas obterem vantagens competitivas, nem sempre formar preços com base na margem de lucro esperada e dos custos e despesas envolvidas no processo produtivo dos bens ou consecução dos serviços são suficientes. Além dessas informações, a formação do preço de venda envolve o ambiente e mercado onde a organização está inserida.

4. Análise Custo/Volume/Lucro

4.1 Margem de Contribuição

Martins (2001) define a margem de contribuição como a diferença (subtração) entre a receita e o custo variável da empresa em determinado período e quando foca a questão unitária afirma que “é o valor que cada unidade efetivamente traz à empresa de sobra entre sua receita e o custo que de fato provocou e lhe pode ser imputado sem erro”.

Margem de Contribuição é quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor do gasto variável unitário, este composto por custo variável unitário e despesas variáveis. Tal quantia é que irá garantir a cobertura do custo fixo e do lucro, após a empresa ter atingido o Ponto de equilíbrio, ou ponto crítico de vendas (Break-even-point).

Ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com