TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mestres Da Mudança

Dissertações: Mestres Da Mudança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  891 Palavras (4 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 4

Mestres da mudança

Liderar escolas com a cabeça e o coração

O livro “Mestres da mudança” aborda diversas formas que um gestor deve liderar e também características, comportamentos que esse líder deve ter. Podemos dizer que a maioria dos lideres da educação vieram da sala de aula, portanto, seus métodos, pensamentos e conhecimentos do ambiente escolar e da aprendizagem são geralmente bons.

Na escola o líder além de usar a cabeça deve usar também o coração pensando nos sentimentos e na preocupação dos profissionais e das outras pessoas envolvidas, assim um líder irá conseguir liderar a escola com mais segurança.

Saber resolver problemas é uma característica importante, fazer com que as pessoas falem e fazer perguntas para que o líder tenha a certeza do que achava, uma boa conversa sempre é preciso para a resolução de problemas. Mas quando o problema é um problema de outra pessoa nunca se deve assumir o problema da pessoa e sim ajudá-las, os problemas servem para que as pessoas tenham uma boa formação de raciocínio se o líder resolver totalmente o problema sempre as pessoas continuarão dependendo do líder.

Destacando que o líder deve saber onde se quer chegar e deve possuir a habilidade de expressar o que quer de forma clara e objetiva. As habilidades são formadas a partir do tempo, cada um tem o seu tempo, algum as tem mais rápido.

Mas também para poder exercer a liderança na escola não basta habilidade e conhecimento, exige senso de humor, perseverança, autoconhecimento e etc.

O líder irá desenvolver essas qualidades com o passar do tempo com suas experiências de vida, pois liderar se aprende fazendo.

Para ganhar visibilidade na instituição deve-se

• planejar a ação tomando a iniciativa de tudo

• fazer com que as pessoas reflitam fazendo perguntas

• faça-se ouvir tornando claro sua forma de pensar

• elogiar

• comentários e criticas

• preserve a relação pessoal não misturando a relação de trabalho afetar a relação pessoal

Saber o que os professores, funcionários, alunos e pais pensam sobre a escola é preciso, pode ser feita uma reunião em grupo e ser conversado para que cada fale sua opinião.

Diante de um problema o que tem que ser feito é falar com as pessoas, falar claramente, mostrando o seu compromisso, mas também deve deixar as pessoas falarem para que eles possam colocar suas opiniões também.

Quando alguém ter uma boa idéia o recomendado que incentive a pessoa e faça imediatamente em pequena escala e depois volte a ser conversado para maiores detalhes.

Gestor como mediador:

• Não se deve falar separadamente com os integrantes do problema

• Fazer os integrantes do problema conversarem, o papel do gestor é de mediar com que faça eles conversem e que voltem a trabalhar juntos que de forma façam coisas produtivas

• Jamais deve se deixar para resolver depois, pois o que se pode ser apenas um pequeno desentendimento pode se tornar um problema maior

A avaliação que é feita de forma burocrática não busca conhecer realmente seu objetivo, uma avaliação para os profissionais que os façam refletir sobre suas próprias ações, o que se pode melhorar em seu desempenho.

Quatro estratégias

1. Aperfeiçoar e enriquecer o pensamento do outro

Fazer com que os docentes apresente idéias a partir dessas idéias pedir para que os outros participantes pensem sozinhos como poderiam contribuir para melhorar a idéia, determinando um tempo.

2. Fazer chover idéias e aprofundar-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com