TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Institucionalização do Serviço Social no Brasil

Artigo: A Institucionalização do Serviço Social no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Artigo  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  276 Visualizações

A Institucionalização do Serviço Social no Brasil

A igreja católica é a formação dos primeiros profissionais do Serviço Social com as damas de caridade. Afim de terem um controle sobre as classes o assistencialismo era praticado como forma de caridade pela igreja. A Institucionalização da profissão teve início na década de 30 período de grandes movimentos e revoluções.

A revolução industrial trouxe grandes consequências, onde o ser humano e sua mão de obra perderam o total valor, sendo substituído por maquinas que fazia o serviço mais rápido e o custo para as indústrias era bem mais baixo.

A classe trabalhadora descontente e cansada de ser explora pelos sistema capitalista começou a pressionar o Estado para que aquele problema de desemprego fosse resolvido e a insatisfação do povo acabasse.

O estado perdeu o controle da situação, já não tinha como conter a população as revoltas eram muitas. Nessa época o governo Vargas através de um conjunto de iniciativas consolida as leias do trabalho, salário mínimo etc., reconhece a questão social com âmbito das relações capital x trabalho e busca enquadra-la juridicamente regulando as tensões entre as classes.

Assim o serviço social é Institucionalizado e se oficializa como Profissão/ instituição afim de garantir os direitos de todo

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com