TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lei de Kirchhoff

Projeto de pesquisa: A Lei de Kirchhoff. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Um circuito elétrico é formado por fontes de tensão (pilha, bateria, rede, etc), e componentes (resistores, diodos, indutores, capacitores, transformadores, etc), conectados por fios.

O ponto onde três ou mais elementos são conectados chama-se “nó” de um circuito, isto é, nó é qualquer ponto de circuito onde ocorre divisão ou união de correntes.

O caminho único entre dois nós consecutivos, contendo um ou mais elementos, é chamado “ramo”. Um conjunto de ramos interligados, formando um caminho fechado, é chamado de "malha”.

Na prática, muitas vezes se faz necessário conhecer a tensão sobre um dos componentes do circuito ou a corrente sobre o mesmo. Para isso é necessário a análise do circuito em questão. Neste tipo de análise, duas regras conhecidas como Leis de Kirchhoff são de grande utilidade.

1º Lei de Kirchhoff (lei dos nós)

Esta lei afirma que a soma algébrica das correntes em cada nó é zero. Convenciona-se considerar negativas as correntes que chegam ao nó, e positivas as que saem. Desta forma podemos afirmar que a soma das correntes que chegam a um nó é igual a soma das correntes que dele saem.

2º Lei de Kirchhoff (lei das malhas)

Esta lei afirma que a soma algébrica de todas as tensões existentes numa malha de um circuito é zero. Convenciona-se considerar positivos os aumentos e negativas as quedas de tensões na malha.

Leis de Kirchhoff

Gustav Robert Kirchhoff (* 1824, Koenigsberg, Prússia; + 1887, Berlim, Alemanha): estudou na Universidade de Koenigsberg, onde foi discípulo de Neumann, com o qual começou a estudar o eletromagnetismo. Em 1845 ele publicou suas duas leis para circuitos elétricos, estendendo assim as descobertas anteriores de Ohm. Em 1850 foi contratado pela Universidade de Breslau, onde continuou a fazer pesquisas em mecânica dos sólidos. Quatro anos depois, foi para a Universidade de Heidelberg onde, além das pesquisas em eletricidade, estudou radiação térmica e espectroscopia do Sol, juntamente com Bunsen, descobrindo os elementos químicos césio e rubídio. Terminou sua carreira acadêmica na Universidade de Berlim como professor de física matemática. Durante quase toda a sua vida teve que usar muletas ou cadeiras de rodas, devido a uma deficiência motora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com