TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia Cientifica

Por:   •  27/8/2019  •  Monografia  •  1.490 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO

Daiane Almeida
Priscila Anielle
Uilma Santana

Marcos Vinícius

Resumo

Este resumo pretende promover uma reflexão sobre a contribuição do Serviço social na Educação, dada a complexidade da realidade social e a percepção de que a escola está inserida neste processo, constituindo um espaço sócio ocupacional que apresenta diversas expressões da questão social.

Tendo em vista, que as expressões da questão social é objeto de trabalho do Assistente Social, percebe-se  a necessidade de ser inserido este profissional junto ao quadro de profissionais da área da Educação, pois o assistente social é o responsável por orientar os diretores, coordenadores, professores, pais e alunos a seguirem e cumprirem seu papel social importante para a escola. Foram utilizadas fontes bibliográficas, nas quais contribuíram pra melhor esclarecimento a respeito da relação Educação e o Serviço Social.

Palavras-chave: 

Serviço social. Educação. Assistente social. Questão social.

Introdução

O Serviço Social surgiu no Brasil na década de 1930 e desde então vem ganhando espaço na sua atuação em diversas áreas e em parcerias com as políticas públicas. Assim foram levantadas questões pertinentes as necessidades básicas para se ter uma vida digna, onde no art. 6° da Constituição Federal de 1988, são mencionados que são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados na forma desta Constituição. Então dando ênfase aos projetos de lei e a política educacional e a atuação do Assistente Social no campo educacional, em consonância com a equipe interdisciplinar proporciona direito de educação a dos os cidadãos. A sociedade se tornou palco das questões sociais e essas expressões tem se introduzido nas escolas atingindo todos os envolvidos no ambiente educacional. Desde cedo crianças e/ou adolescentes são obrigadas a trabalhar e abrem mão ao direito a infância e juventude, tendo seus direitos violados de acordo com o ECA, prejudicando a educação, lazer e cultura, perdendo assim a dignidade.

A inserção do Serviço Social na educação irá contribuir com ações que transformem a educação com práticas de formação da cidadania, emancipação dos sujeitos sociais e inclusão social, com oportunidade de orientar o indivíduo. Sua participação é útil no sentido interdisciplinar, e serve para subsidiar os demais autores escolares no enfrentamento de questões sociais sobre as quais, geralmente a escola não sabe de que maneira agir e intervir. O Serviço Social é uma profissão que trabalha no sentido educativo de transformar consciências, de proporcionar novas discussões, de trabalhar as relações interpessoais e grupais.

Assim, a intervenção do assistente social é uma atividade veiculadora de informações, que estando frente às mudanças sociais, pode desenvolver um trabalho de articulação e operacionalização, de interação de equipe, de busca de estratégias de proposição e intervenção. É imprescindível que o profissional do Serviço Social, inserido na escola, saiba trabalhar também com programas visando à prevenção e não se prender somente aos problemas sociais. Na escola, o assistente social deve ser o profissional que precisa se preocupar em promover o encontro da educação com a realidade social do aluno, da família e da comunidade, a qual ele esteja inserido. A inserção do profissional de Serviço Social neste campo de atuação nos impõe uma tarefa desafiadora: construir uma intervenção qualificada como profissionais na área da educação que possa contribuir para dar respostas aos anseios e carências dos sujeitos que compõem a comunidade escolar.

Assim, apresenta-se e justifica a necessidade do profissional de Serviço Social na educação. Esta pesquisa foi realizada através de um estudo bibliográfico com coleta de dados em leis e artigos científicos. Por fim exterioriza-se a contribuição do Assistente social na educação e a atuação do profissional em frente das funções e desempenho do mesmo na área educacional.

Desenvolvimento

A escola, como uma das principais instituições sociais, é desafiada continuamente em apresentar o conhecimento que é trabalhado nos contextos educacionais e sociais dos alunos, assim é indispensável que a escola conheça a realidade social dos seus alunos, diminuindo o distanciamento entre o âmbito familiar e o âmbito escolar, é na instituição onde se devem resgatar os valores sociais do indivíduo, e ela deve ter capacidade de orientar bem o indivíduo para a sociedade. Introduzir o Serviço Social na educação contribuirá com ações que transformem a educação com práticas de formação da cidadania, emancipação dos sujeitos sociais e inclusão social, com oportunidade de orientar o indivíduo que se torne consciente do  empoderamento da sua própria história. O Serviço Social é uma profissão que trabalha no sentido educativo de sensibilizar os usuários, de proporcionar novas discussões, de trabalhar as relações interpessoais e grupais, sua participação é útil no sentido interdisciplinar, e serve para auxiliar os demais profissionais no enfrentamento de questões sociais. Entendendo que é na escola, no dia-a-dia dos alunos e familiares, que se originam as expressões das questões sociais, como fome, desemprego, habitação inadequada, trabalho-infantil, pedofilia, baixa-renda, abandono, violência doméstica, negligencia, problemas familiares, desigualdade e exclusão social, etc.

O que insere o Assistente Social na educação são as demandas das questões sociais, que entra nessa área com a intenção de atender tais demandas. Uma das grandes vantagens que o Assistente Social pode fazer no contexto escolar é a união dos laços familiares, interagindo através de ações com os pais, que se destaca a relação escola-aluno-família. O Assistente Social na educação deverá também propor ações e não somente atentar em solucionar problema, deverá prever os problemas e se antecipar a eles, compreendendo que a política social de educação necessariamente deve garantir os direitos sociais, a contribuição do Serviço social no âmbito educacional se dá em algumas atribuições: melhorar a convivência entre escola, família e aluno, beneficiar a abertura de canais nos processos decisórios da escola, favorecer o aprendizado do processo democrático, incentivar as ações coletivas e efetuar pesquisas para analisar a realidade social dos alunos. O Serviço Social em conjunto com a educação tem como objetivo garantir o direito a todos, em cumprimentos com as leis da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e dos Adolescentes (ECA), bem como atender suas necessidades sociais como saúde, habitação, alimentação e educação proporcionando sua inclusão social na comunidade. Ressaltando que o profissional de Serviço Social no âmbito familiar somente irá agir com atenção á família em conflito, quando esta não sabe resolver e por em pratica sua função social, pois é responsabilidade da família e função principal da mesma, proteger todos os seus membros, assim a atuação do assistente social juntamente com as famílias pode ser decisiva na redução de conflitos, auxiliando também no seu vínculo com a família e com a educação a fim de potencializar as oportunidades do desenvolvimento educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com