TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia ou descrição da experiência

Por:   •  19/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

   Relato de experiência, vivenciado pela equipe amarela do Centro de Saúde Ernesto Sierra Hunovitch. A dependência de um idoso, gera impacto na dinâmica, na economia e na saúde da família. A assistência domiciliar a esse idoso, além de suprir as necessidades e dificuldades, aponta facilidades ao cuidado diário do cotidiano, promovendo um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

OBJETIVO

  Proporcionar ao idoso, excelência na qualidade de vida. Promover cuidados diários como higiene, alimentação balanceada, carinho, proteção e segurança, visando um envelhecimento saudável junto à família.

Metodologia ou descrição da experiência

   Durante as visitas domiciliares, observamos pacientes idosos, com uma série de dependências e que ficavam sozinhos, o que prejudicava sua qualidade de vida de um modo geral. Com o intuito de preservar sua identidade, e sabendo que o domicílio, junto a família, constitui no melhor local para o envelhecimento, entramos em contato com uma entidade do município de Campinas, que faz visitas a pacientes acamados de famílias humildes, a fim de colocar um cuidador sem nenhum custo financeiro. Fizemos uma carta relatando dados do paciente, com suas dificuldades e sofrimentos. Após as visitas da entidade e uma leitura exploratória sobre os fatos, foi instituído um cuidador por seis horas diárias.

RESULTADOS

  O cuidador foi apresentado a família, e assumiu todas as tarefas relacionadas aos cuidados com o idoso. Foi observado uma melhora na saúde em geral e um bem estar físico, psíquico e social. Melhora na higiene, tanto do idoso, quanto do local, bem como uma melhor qualidade de vida do familiar, por ter um tempo para sua vida pessoal e social, evitando assim um quadro depressivo. Nossa equipe cuida de uma população de 4.000 pessoas, sendo 30 idosos acamados cadastrados, em dois casos já instituiu-se o cuidador. Fato esse, baseado na lei 8.842 do Estatuto do Idoso, onde valeu-se a garantia de um atendimento domiciliar, proporcionado por órgãos e entidades públicas.

CONCLUSÃO

  O trabalho com o idoso é uma atividade difícil, exige do profissional cuidador atenção e dedicação. Através do cuidado domiciliar, mostrou-se a importância dos cuidados diários do idoso, e a valorização dos profissionais, que cuidam daquelas pessoas que dedicaram parte de suas vidas cuidando de alguém e hoje, encontra-se numa situação de abandono e desvalorização por parte de suas famílias.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (29.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com