TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OTICA DOS IDOSOS PERANTE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO NASF.

Por:   •  7/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.703 Palavras (19 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 19

1. A OTICA DOS IDOSOS PERANTE O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO NASF.

2. RESUMO

O envelhecimento da população brasileira é um fenômeno relativamente novo, sendo um grande desafio para o país, o estabelecimento de políticas públicas que garantam qualidade de vida às pessoas idosas. Surge, então, a necessidade de se investir em pesquisas e práticas que permitam planejar estratégias de atendimento a esta demanda. A relevância deste tema faz-se evidente ao se pensar nas repercussões do crescimento da população idosa nos âmbitos social, cultural, político e econômico etc. O olhar interdisciplinar sobre este contexto, deve se fazer presente, na construção, junto ao idoso, de um pensar mais aberto, mais consciente de suas capacidades e potencialidades, na busca de uma melhor qualidade de vida para seus atores, bem como no trabalho acadêmico, e na busca conjunta da construção de um melhor envelhecer. Para tal se faz necessário uma atuação interventiva e investigativa do profissional de serviço social juntamente a ações, programas e serviços, numa relação articulada entre Estado, Sociedade e Família buscando a garantia e efetivação dos direitos da população idosa. 

3. Palavras-chave: Idoso; envelhecimento; intervenção; serviço social.

4. ABSTRACT

The aging of the population is a relatively new phenomenon, a major challenge for the country, the establishment of public policies that ensure quality of life for older people. Then comes the need to invest in research and practices for planning service this demand strategies. The relevance of this topic is made evident when considering the impact of the growth of the elderly population in the social, cultural, political and economic etc. The interdisciplinary approach this context, it should be present in the building, for the elderly, a thinking more open, more aware of their capabilities and potentialities, in search of a better quality of life for its actors, as well as in academic work and the joint pursuit of building a better age. For this is an interventional and investigative work of the professional social work together is necessary actions, programs and services in a coordinated relationship between state, society and family seeking the guarantee and realization of the rights of the elderly population.

Keywords: Old man; aging; intervention; social service.

5. APRESENTAÇÃO

Embora a idade cronológica seja um critério universal de classificação para a categoria idosa, corre-se o risco de afirmar que indivíduos de diferentes lugares e diferentes épocas são homogêneos, negando a diversidade existente entre eles. Porém, a demarcação de grupos populacionais seguindo o critério etário é extremamente importante na formulação de políticas públicas, pois por intermédio dela é possível discriminar beneficiários e atribuir recursos. (CAMARANO & MEDEIROS, 2000).

Envelhecer é um processo natural que envolve perdas, mas também importantes aquisições. O conhecimento e a experiência acumulada ao longo do tempo trazem para a pessoa idosa a capacidade para enfrentar situações do cotidiano com equilíbrio e ponderação. Valorizar a sabedoria como um aspecto positivo do envelhecimento é uma atitude a ser adotada pelo próprio idoso e por toda a sociedade para alterar a imagem social da velhice. O convívio em grupos de idosos ou terceira idade é um espaço importante para desencadear, tanto na pessoa idosa quanto na comunidade, a mudança de mentalidade que leve à inserção e ao fortalecimento do papel social do idoso. A criação de programas e projetos que estimulem a participação do idoso em diferentes atividades é tarefa do poder público que deve destinar recursos que atendam as necessidades e garantam a melhoria na sua qualidade de vida.

A Política Nacional do Idoso, criada pela lei nº 8842 de 04/01/96 e regulamentada pelo decreto nº 1948 de 03/07/96, está voltada para assegurar os direitos sociais do idoso e as condições para a promoção de sua autonomia, integração e participação na sociedade. O papel da assistência social nesta Política é a de efetivar ações de proteção e inclusão social. No entanto, os direitos conquistados em lei pela população brasileira em geral, e pelos idosos em particular, não garantiram a implementação de políticas e ações que respondam às reais necessidades de proteção social. É grande a queixa dos idosos sobre a falta de educação e de como são tratados, por exemplo, nos transportes coletivos por inúmeros motoristas e cobradores, demonstrando o desrespeito e a falta de preparo da população em geral para o convívio com os mais velhos.

Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a região Norte, apesar do contínuo envelhecimento observado nas duas últimas décadas, ainda apresenta uma população bastante jovem, devido aos altos níveis de fecundidade no passado. Já as regiões Sudeste e Sul são as que apresentam as maiores proporções de idosos na população total, mantendo-se como as duas regiões mais envelhecidas do País. Ambas tinham em 2010 8,1% da população formada por idosos com 65 anos ou mais.

O idoso tem hoje um papel fundamental em nossa sociedade, ele seria a pessoa mais indicada a nos dá uma opinião, pois são pessoas vividas que nos servem de exemplo, em 2010um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que o Brasil, em 2030, terá um grupo de idosos de 60 anos ou mais, maior que o de crianças com até 14 anos, esta tendência de envelhecimento já foi observada no Censo de 2002 e reforçada nos últimos dez anos. Baseadas neste contexto nos perguntamos: diante desta nova realidade como o idoso se vê no processo de envelhecimento?

6. JUSTIFICATIVA

O tema abordado tem como finalidade entender o processo de envelhecimento do idoso na sociedade e sua inclusão nas instituições, de acordo como ele é visto dentro do contexto. O significado do envelhecer para o idoso, o modo como se percebe como ser humano diante da sociedade, o qual acontece em um mundo compartilhado de experiências e saberes que se configuram pela interação do ser humano com o ambiente que o rodeia. Percebendo a vontade e o saber do idoso construído durante sua trajetória de vida são valorizados, entendidos e respeitados, este ser percebe que seus valores e sua história de vida são considerados, portanto sua existência tem um significado. Essas atitudes de consideração, respeito e amor acolhem o idoso, pois existe o reconhecimento de sua singularidade e cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)   pdf (206.5 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com