TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAS DESAFIO PROFISSIONAL I

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.451 Palavras (10 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE OSASCO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAS

DESAFIO PROFISSIONAL I

“Empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”. Dornelas (2001)

As quatro funções básicas da administração: planejar, organizar, dirigir e controlar é utilizado em todas as esferas e portes de empresas, tanto Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte, e grandes corporações, graças a essas funções, as organizações conseguem seguir adiante e implantar processos, de acordo com os passos fundamentais e com o possível quantitativo de demanda de mercado.

Jessica Novaes de Almeida RA 2701155361

Rosemeire Bandinelli RA 2750233866

Trabalho apresentado no curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, sob orientação do tutor online Sandra Maria Garcia Ferreira como pré-requisito para a obtenção de nota.

Osasco/SP

01/06/2016

INDICE

INTRODUÇÃO ............................................................................................3

DESENVOLVIMENTO ................................................................................4

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................6

BIBLIOGRÁFIA............................................................................................7

INTRODUÇÃO

Nela, serão colocados os conceitos teóricos que foram abordados nos passos anteriores do desafio profissional.

Primeira questão:

O empreendedorismo. O que é necessário para o espírito empreendedor. Problemas enfrentados diante de situações de mudanças e sugestões para o empreendedor nessas situações.

Segunda questão:

Comportamento organizacional. O papel da liderança e a condução do processo decisório de mudança da empresa. A importância da comunicação.

Terceira questão:

Técnicas de negociação. Como aplicar as técnicas de negociação diante dos conflitos dentro da empresa num momento de reestruturação.

DESENVOLVIMENTO

Passo 1

a) indicar quais são as diretrizes necessárias que devem ser traçadas pelo empreendedor no cenário atual;

Diretrizes que oriental o trabalho do empreendedor Obstáculos encontrados para realização de mudanças Sugestões para o aperfeiçoamento do trabalho do empreendedor

Planejar Globalização econômica Definir plano de negócio

Organizar Fatores ambientais e pessoais Inovação no ambiente organizacional

Dirigir A falta de incentivo aos colaboradores da organização Valorização de conhecimento humano

Controle Ameaça ao emprego Implantação de tecnologia

Zona de desconforto Aumentar o crédito dos clientes para possibilitar a saída do produto

b) indicar quais são os principais obstáculos encontrados pelo empreendedor para realizar mudanças e as sugestões para vencer os obstáculos diante de conflitos;

c) fazer uma tabela compilando os dados dos dois itens anteriores.

Passo 2

Nesse passo, você vai analisar os problemas da seção de corte, costura e acabamento em razão da sugestão de mudança apresentada pela consultoria que provocou manifestações e gerou conflitos e transformações no ambiente de trabalho.

Primeiramente, você deve apresentar os enfoques teóricos sobre o assunto:

a) desenvolva os conceitos de comportamento organizacional; grupos; equipes e liderança;

Conceito de Comportamento Organizacional, Grupos, Equipes e Liderança

Comportamento Organizacional (CO) – represente uma área multidisciplinar do conhecimento humano extremamente sensível a certas características que existem nas organizações e no seu ambiente. Seu foco central esta em compreender como a organização funciona e como ela se comporta.

Grupos - Os homens são seres sociais, portanto, necessitam viver em grupo. Apesar de passar despercebidos para si mesmos que já estão inseridos nesse contexto social. O primeiro grupo a que pertencemos é a família, e aos poucos vamos estendendo a participação no ambiente em que vivemos, como a escola, grupos religiosos e na vida adulta a admissão ao grupo organizacional

Ao pertencermos a determinados grupos, adquirimos atitudes e comportamentos parecidos que nos molda de uma forma que levam as pessoas a perceber que somos participantes de certo seguimento.

Equipes - Os grupos dentro das organizações podem alterar o desempenho e a produtividade e consequentemente o desenvolvimento da própria instituição. As equipes de trabalho ou grupos de trabalho tem aumentado nos últimos anos. O primeiro aspecto de uma equipe é que ela tem que ter os mesmos objetivos que são comuns a todos, não só fazer parte de um departamento. O segundo se refere à responsabilidade, ou seja, em quem recai a execução das atividades para atingir a finalidade. O terceiro seria o objetivo compartilhado. Devendo haver um esforço e comprometimento. Segundo Greenberg e Baron (1995) e González e Cols (1996), as equipes e grupos de trabalho tem suas diferenças. Nos grupos, há esforço individual, responsabilidade por resultados individuais, objetivo individual e unidades de trabalho independente. Já as equipes o esforço é coletivo, a responsabilidade é compartilhada por resultados globais, objetivo de trabalho compartilhado e unidades de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (188.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com