TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Observação Orientada

Por:   •  25/9/2019  •  Abstract  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo o IBGE (2016), a média do salário mensal dos trabalhadores formais era de 2,6 salários mínimos. Contudo 32.4% da população possuem rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa. O município assim como grande parte do Brasil, possui desigualdade de renda.

Entre 2000 e 2010, a taxa de atividade da população de 18 anos ou mais (ou seja, o percentual dessa população que era economicamente ativa) passou de 73,85% em 2000 para 73,07% em 2010. Ao mesmo tempo, sua taxa de desocupação (ou seja, o percentual da população economicamente ativa que estava desocupada) passou de 19,09% em 2000 para 7,57% em 2010. (ATLAS, 2013)

Segundo Morato (2005) os melhores índices socioeconômicos nos bairros de Taboão da Serra, são os bairros que estão próximos à sede municipal, como no Jd. Taboão, Jd. Monte Alegre e Jd. da Glória. Também há setores com índices elevados à noroeste do município, como no Jd. Iolanda e Recanto dos Pássaros. Já os setores da V. Bonanza e Jd. São Paulo possuem índices moderados a elevados. Ao longo da Kizaemon Takeuti, os setores possuem índices intermediários, como no Jd. Pirajussara, Jd. Clementino e Jd. Roberto. Ao sul, predominam os índices baixos, como no Jd. Leme, Jd. Santo Antônio, Jd. S. Luís e Jd. Panorama (Figura 2).

Para Morato (2005) o índice de educação tem grande relação com o nível socioeconômico. Assim, os setores que possuem altas rendas e domicílios de padrão mais elevado também possuem nível educacional superior. Os piores índices estão ao sul, como no Jd. Leme, Jd. S. Sto Antônio e Jd. São Luís. Também possuem baixos índices a Vila Indiana, o Jd. Comunitário e o Jd. Novo Horizonte.

Figura 2 - Demonstração Índices por setores - Fonte: Morato (2005)

Os bairros Jd. Iolanda e Recanto dos Pássaros possuem os melhores índices de Qualidade Ambiental, por influência da presença de vegetação, já o Jd. Leme e Jd. Maria Luiza tem os piores índices devido à grande densidade demográfica. (MORATO, 2005)

Atualmente o município é composto por muitas casas, sobrados, condomínios horizontais e atualmente está em processo de verticalização. O Município conta com Universidades particulares. Tem uma rede de escolas e creches particulares e públicas. Referente a saúde o município possui UBS, AME e Hospital para a população garantido pelo SUS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com