TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PALESTRA "MEME"

Por:   •  11/11/2019  •  Resenha  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Palestra: “Memes: Intertextualidade e Construção de sentidos”.

Data da palestra: 16/03/2019

Palestrantes: Profa. Dra. Lilian Mara Dal Cin dos Santos.

O objetivo da palestra é apresentar como a intertextualidade se faz presente em memes e como ela influencia no processo de construção de sentido. Para isso é importante sabermos o que é um meme, que diferente de um viral, que se espalham na internet rapidamente, sem alteração em seu conteúdo, o meme tem como características principais a imitação/replicação de um aspecto e o humor, que esta presente em quase todos os memes, se tornando um requisito importante para seu sucesso.

Além disso, eles são constituídos por linguagem verbal e não verbal, podendo conter frases, figuras, musicas entre outros, que são essenciais para a construção de sentidos, exigindo que o leitor, tenha um conhecimento prévio de mundo.

Os memes são por natureza intertextual, uma vez que a intertextualidade ocorre quando um texto se remete a outros de forma explicita ou não.

A intertextualidade se divide em duas formas:

- Intertextualidade ampla: que é definida como o dialogo entre um texto e um conjunto de texto, que ao invés, de transformar um texto especifico, imitam o estilo de certos gêneros, ou remetem a uma situação partilhada coletivamente em uma dada cultura.

- Intertextualidade estrita: ao contrario da ampla, ela é marcada pela inserção de um texto em outro, ou pela transformação/derivação de um texto especifico ou de partes dele em outro texto.

A intertextualidade se faz necessária para a compreensão do efeito de humor de um meme, pois exige que tenhamos um conhecimento prévio, principalmente nos memes temáticos, uma vez que eles dialogam com outros memes, passando do “serio” para o “não serio”.

Conclusão:

Entender a intertextualidade de um determinado meme, exige muitos cálculos mentais e conhecimento prévio sobre o assunto. Faz se necessário analisar tudo antes de sair postando nas redes sociais (facebook, instagran, twitter,etc) sem ao menos entender a mensagem. É fundamental para que o leitor acesse os sentidos construídos, garimpando seus conhecimentos. Com isso, gradativamente a leitura e o vocabulário vão sendo enriquecidos. O trabalho voltado para a intertextualidade em sala de aula deve ir além da identificação do intertexto com foco nos conteúdos, tornando-se necessário atentar para os recursos linguísticos utilizados por seu criador na elaboração da intertextualidade. É preciso que o aluno/leitor perceba que esses sinais lhe darão oportunidades de recriá-lo a partir de suas experiências, de seus conhecimentos e de sua visão de mundo. Comprovamos que o processo de intertextualidade é um recurso que enriquece, pois, o mesmo abre um leque de possibilidades e abertura de sentidos em sua interpretação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com