TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DA SEXUALIDADE

Por:   •  29/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE TERRA NORDESTE

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PSICOLOGIA

PROF°:  JOSE EDSON

32273/ 36273

PSICOLOGIA DA SEXUALIDADE

MARIA ROSILENE PONTES S. OLIVEIRA

LÍDIA MARA SILVA DA MOTA

GABRIELE ROCHA

LUANA CARVALHO PINTO DE ALCÂNTARA

CAUCAIA

2017

Introdução

          Será apresentado um estudo sobre a visão da psicologia sobre o tema sexualidade. Um assunto complexo, controvertido e de conceituação difícil, tem sido alvo de tabus, repressões, distorções e tentativas de reduzi-la à sinônimo de genitalidade e de reprodução.

          Levando em consideração o indivíduo em sua totalidade, a psicologia entende a importância da vazão aos sentimentos e a construção das relações afetivas através da sexualidade, mostrando assim a sua grande importância para os seres humanos.

Sexualidade

Sexualidade nos remete a um conjunto das condições anatômicas, fisiológicas e psicológicas que caracterizam cada sexo. O termo também faz alusão ao apetite sexual (como uma propensão ao prazer carnal) e ao conjunto dos fenômenos emocionais e comportamentos relacionados ao sexo.

Um universo onde tudo é relativo, pessoal e muitas vezes paradoxal, pode-se dizer que é traço mais íntimo do ser humano e como tal, se manifesta diretamente em cada indivíduo de acordo com a realidade e as experiências vivenciadas pelo mesmo.

Quando se fala em sexualidade e se pensa apenas no sexo, muitas vezes se determina isso e acaba o assunto, dispensando quão grande é a sua complexidade. Isso pode acontecer porque a sexualidade está muito desconhecida no meio em que vivemos e a causa disso pode ser devido aos tabus que a sociedade prega, dessa forma excluindo uma compreensão mais abrangente.

A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, e diretamente ligada e dependente de fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um.

Ao falar do indivíduo levando em consideração sua totalidade, percebe-se que em sua subjetividade a psicologia se insere no contexto em que a pessoa entende o afeto, se comporta ou lida com eles, isso faz de suas experiências únicas e individuais. Tido como forma de expressar sentimentos profundos como o amor, embora permita também que outras sejam expressadas, como a agressividade e a violência , ou seja a sexualidade está diretamente ligada aos relacionamentos, e as formas de afetividade.

Cada pessoa sente de forma diferente uns dos outros, por isso, cada pessoa tem uma reação diferente ao sentir prazer, já que o que faz com que algumas pessoas tenham prazer pode causar descontentamento para outros.

Percebendo isto, pode conhecer sobre o que se sente e o que se quer; em assumir a responsabilidade por ele,sendo compartilhado ou não, nas relações com outras pessoas.

Entende-se então que a escolha do melhor parceiro(a), vai além dos instintos sexuais(sexo), isso acontece, pois nós humanos escolhemos por prazeres únicos e individuais e não pela reprodução.

Desenvolvimento da sexualidade humana

Sexualidade infantil

Refere-se ao sentimento, comportamento e desenvolvimento sexual das crianças. Para se obter o conhecimento necessário a respeito do comportamento sexual infantil é importante observar crianças que estejam sendo tratadas por terem problemas de comportamento, como uso de força nas brincadeiras de cunho sexual, muitas vezes utilizando bonecas tenham representação da genitália. Acredita-se também que adultos podem dizer muito sobre o assunto através das lembranças de suas infâncias, podendo relatar fatos vividos e a respeito do comportamento de seus responsáveis.

Puberdade

É o período que ocorrem mudanças biológicas e fisiológicas. É neste período que o corpo desenvolve-se física e mentalmente tornando-se maduro e o adolescente fica capacitado para gerar filhos. Ela não deve ser confundida como sinônimo da adolescência, visto que a puberdade faz parte da adolescência.

Adolescência

Marca a transição entre a infância e a idade adulta. É caracterizada por alterações em diversos níveis – físico,mental e social – e representa para o individuo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.

Maturação sexual        

Acontece nessa fase o desenvolvimento das gônodas, órgãos de reprodução e caracteres sexuais secundários. Existe uma ampla variação normal da idade de início e da velocidade de progressão da maturação sexual dentro de uma população. Na maioria das vezes os estágios de maturação sexual ocorrem numa sequência constante.

Caracteres sexuais secundários

Masculino

  • Primeira ejaculação, o menino, em alguns casos, já pode gerar filhos.
  • Crescimento do pênis e testículos.
  • Aparecimento de pêlos na zona púbica, nas axilas, no rosto e no peito.
  • Crescimento lento e prolongado.
  • Aumento dos músculos.
  • Aumento dos ombros.
  • A voz torna-se mais grave.

Feminino        

  • Desenvolvimento das glândulas mamárias.
  • Aparecimento de pêlos na zona púbica e nas axilas.
  • Crescimento rápido e curto.
  • Aumento da bacia (tornando quadril mais largo).
  • Ocorre a primeira menstruação, a menina já pode gerar filhos.

TEORIA DE FREUD A RESPEITO DA SEXUALIDADE

             De acordo com a teoria freudiana, o comportamento humano é orientado pelo impulso sexual, classificado por ele como libido (palavra de origem latina que significa prazer), manifesto no indivíduo ainda bebê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com