TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

ATIVIDADES:

Aulas 05/ 06/07 e 08

Aluno:

RGM:

Polo:

Disciplina: PSICOLOGIA SOCIAL

ANO LETIVO:

2018

DATA PARA ENTREGA: 10/10/2018

[pic 2]

Valor de cada atividade 1,25

Total das quatro Atividades: 5,0

[pic 3]

ATIVIDADES DA AULA 5

  1. O termo atitude foi utilizado pela primeira vez em 1918 em uma publicação de pesquisa sobre camponeses poloneses que imigraram para vários países europeus e Estados Unidos da América. Após ler a aula 05, Explique os componentes que formam as atitudes: cognitivo, afetivo e comportamental.

R – Em relação a  atitude podemos entender como uma predisposição de responder de um modo particular a determinada situação, elas são aprendidas por meio de interação com meios práticos e experiências. Atitudes envolvem o que as pessoas pensam, sentem e gostam de se comportar em relação a um fato, pessoa ou objeto. Comportamento envolve, portanto mais que gostaria de fazer, tem a ver como o que se pensa e deve ser feito as normas sociais, hábitos e as consequências advindas dos comportamentos, para Termos atitudes precisamos de três elementos: conhecimento – cognitivo, sentimento-afetivo,

ação –comportamento, portanto cabe ressaltar que s componentes  da atitude informação, afeto e predisposição para ação tendem a ser congruentes. Podemos dizer que uma atitude existe sempre em relação a ideia de fato em que uma pessoa  inclui os componentes cognitivos, afetivo e comportamento.

2- Explique como as atitudes podem influenciar na determinação do comportamento.

 R – A atitude é uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir às pessoas, grupos, problemas sociais ou, de modo mais geral, a qualquer acontecimento no ambiente, as atitudes consistem em predisposições em responder determinado objeto ou classe de objetos. Uma disposição afetiva (positiva) ou desfavorável (negativa) a um objeto social. São sentimentos pró ou contra pessoas e coisas com quem entramos em contato. No senso comum acredita que tomamos atitudes nos possibilitam certa regularidade na relação com meio predispomos as ações. No entanto, não com tantas facilidades que conseguimos prever o comportamento de alguém a partir do conhecimento de sua atitude, pois nosso comportamento e resultante também da situação dada de várias atitudes  mobilizadas em um determinada situação.

As atitudes podem ser modificadas a partir de novas informações, novos afetos, ou novos comportamentos ou situações. Podemos mudar nossa atitude em relação a um determinado objeto porque descobrimos que ele faz bem a saúde ou ajuda de alguém, assim como podemos mudar nossa atitude que era favorável a algo, para desfavorável.

A atitude pode ser influenciada por uma determinada pessoa, ou por grupo, pode ser pela mídia de forma apelativa, ou sedutora, influenciar de uma forma se você não usar isso, fizer aquilo, então não faz parte de circulo de pessoa. Pode ainda, ser influenciada através do conhecimento aquele que tem mais conhecimento pode influenciar uma pessoa ou grupo. Sendo assim a atitude pode ser influenciada de forma favorável ou não, vai depender de quem está influenciando de quem está recebendo.

ATIVIDADES DA AULA 6

  1. O ser humano nunca será absolutamente independente. Ele depende do outro para se reconhecer, a partir dessa afirmação podemos entender que todos os nossos comportamentos tendem a se desenvolver em decorrência de um processo de interação. Considerando a afirmação explique sobre os tipos de comportamentos apresentados na aula.

R – Considerando que os grupos sociais são conjuntos de pessoas num processo de relação mútuo e organizado com a finalidade de atingir um objetivo imediato ou mais em longo prazo. O processo grupal implica uma rede de relações que pode caracterizar por relações equilibrando de poder entre os participantes ou pela presença de um subgrupo que detém o poder e determina as normas que regulam a vida grupal.  Comportamento social e relacionamento interpessoal; se caracteriza pela a interação entre o sujeito o meio ambiente. Em relação ao comportamento social podemos considerar o comportamento de grupo de pessoas, ou comportamento ou individuais em contato com outras pessoas. Comportamento social  é influenciado direta ou indiretamente pelas outras pessoas durante toda a nossa vida. Ela constitui um modo de agir definindo pela interação social. Relacionamento interpessoal – significa uma relação entre duas ou mais pessoas, ou seja, as relações interpessoais acontecem por meio de interação compartilhada por duas ou mais pessoas. O contexto onde ele está inserido determina o tipo de relacionamento pode ser: um contexto familiar, escolar, ou trabalho ou de comunidade, entre outros. As Relações interpessoais, são desafiadora, pois  nós mesmo temos dificuldade de assumir nossos próprios desafetos. As relações interpessoais implica uma relação social essas situações sociais são geradas por costumes e normas de acordo com cada cultura.

  1. O processo de comunicação acontece quando duas pessoas interagem reciprocamente. Após ler a aula 06: Explique como ocorre o conflito interpessoal.

R – A comunicação ocorre por meio da interação verbal e não verbal entre dois ou mais participantes do processo de comunicação. Essa troca de informação é baseada em seu contexto cultural, vivências e emoções, ou seja, percebe a mensagem a interpretará de acordo com seu filtro  cultural. As comunicações interpessoais constituem um processo dinâmico. A simples presença de uma pessoa pode alterar a interação entre ambas ou ambiente grupal. Devido a reação de uma dos partes ou ambas as partes.

ATIVIDADES DA AULA 7

  1. Explique sobre a importância da percepção social  na interpretação do comportamento do outro.

R – É um processo de interpretação do comportamento do outro e se processa a partir do que nossos sentidos captaram juntamente com que pensamos, formando assim a interpretação do nosso comportamento. È um processo pelo qual analisamos e atribuímos significado as informações que recebemos. A percepção social possui tem  aspectos:

  1. Percebedor; o individuo que está olhando;
  2. Percebido: individuo está sendo olhando;
  3. Situação : conjunto total de forças sociais e não sociais dentro dos quais ocorrem as percepção social. Ainda é um meio utilizado pelas pessoas de forma consciente ou não para formar impressão sobre o outro com intuito de compreende – la desenvolve –la em alguns casos de empatia.

  1. Disserte sobre os Fatores que interferem no processo perceptivo.

R – Seletivo perceptivo: possuiu uma memoria seletiva capaz de fixar sua atenção somente em uma aquela, que o cérebro considera a mais importante. Condicionamento: reforçamento de certos tipos de percepção, outros  são colocado em segundo plano.

Experiência prévia: nosso cérebro padrões de referências. Fator de referências.

  1. Efeito de hallo – consiste em deixar que uma características de uma pessoa encubra as demais. Essas características mais acentuadas podem ser negativas ou positivas  e assim influenciam.  Expectativa nosso cérebro tem a capacidade de filtrar as informações de acordo com nossas expectativas.  

ATIVIDADES DA AULA 8

Parabéns você já está finalizando suas atividades.

  1. Após estudar a aula 08, explique qual a diferença entre linguagem e comunicação.

A comunicação ocorre por meio da interação verbal e não verbal entre dois ou mais participantes do processo de comunicação. Essa troca de informação é baseada em seu contexto cultural, vivências e emoções, ou seja, percebe a mensagem a interpretará de acordo com seu filtro  cultural. As comunicações interpessoais constituem um processo dinâmico. A simples presença de uma pessoa pode alterar a interação entre ambas ou ambiente grupal. Devido a reação de uma das partes ou ambas as partes.   A linguagem pode  ser verbal e não verbal. Verbal utiliza palavras para se expressar. A linguagem não verbal utiliza outros métodos para a comunicação exemplos: gestos, sinais, signos, linguagem corporal, expressão facial entre outros.

  1. Para se obter uma comunicação eficaz em nossas relações interpessoais, é necessário conciliar os aspectos afetivos, intelectuais e profissionais. Segundo Rosa R. Krausz (S/D), a competência pessoal nos exige uma comunicação eficaz. Explique sobre os fatores que contribui para uma boa comunicação.

R – Para obter uma boa comunicação é preciso que haja compreensão entre o comunicador e recebedor, é preciso interação, é preciso que essa comunicação seja entre pessoas ou grupos do mesmo meio ambiente, ou que tenham o mesmo interesse, caso contrario surgirá conflitos de ideias. O que pode ser favorável ou não.

P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das atividades, disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .

Bons Estudos.

Profa. Silvia Mara Pagliuzo  Muraki

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (184.3 Kb)   docx (117.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com