TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Social

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.175 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DOM PEDRO II

BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

AS APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA SOCIAL

SALVADOR

2014

DAÍSE CAVALCANTE

EVANILDES BRANDÃO

 FABÍOLA SANTANA

LORENA VELAME

PÂMELA CRUZ

PATRÍCIA FRANÇA

TALYTA EMILY

 

AS APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA SOCIAL

Trabalho apresentado ao curso de Serviço Social, da Faculdade Dom Pedro II, como parte avaliativa da II unidade do 3º Semestre.

Orientadora: Prª. Ana

SALVADOR

2014

RESUMO

O presente trabalho tem como característica principal compreender como se dá o processo das aplicações da psicologia, a fim de que nos proporcione uma visão mais ampla da profissão. As aplicações da psicologia social têm sido um assunto muito importante nas áreas de saúde. Portanto, é de fundamental importância expôr neste trabalho alguns pontos principais desse ramo.


INTRODUÇÃO

A psicoligia aplicada é a utilização dos dados da psicologia na solução de problemas práticos. Este ramo reúne as diversas áreas da psicologia: clínica, educacional e social, entre outras. O estudo apresenta como principal objetivo a resposta as necessidades da sociedade em uma estrutura como um todo. Para o estudo da psicologia aplicada são necessesários profissionais especializados nos fenômenos comportamentais e psíquicos, assim a psicologia aplicada desenvolve aptidões e instrumentos. E instrumentos para análise sistemática de todo contexto humano.De forma a prever ou compreender os fenômenos comportamentais.

PSICOLOGIA SOCIAL

A psicologia social surgiu no século XX para estabelecer uma ponte entre a psicologia e a sociologia. O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação. Sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século, as grandes guerras, a luta do capitalismo contra o socialismo.
Ela também pode ser definida como o estudo do condicionamento que os processos mentais impõem à vida social do homem, ao mesmo tempo em que as diversas formas da convivência social influem na manifestação concreta dos mesmos.
Além disto, a Psicologia Social busca compreender os processos cognitivos e comportamentais que são utilizados pelos indivíduos nas relações sociais. A Psicologia Social também estuda o condicionamento – processo pelo qual uma resposta é provocada por um estímulo.  

Dessa forma, diversas temáticas podem ser investigadas, tais como preconceito, violência, homofobia, racismo, entre outras e as pesquisas procuram analisar as repercussões desses fenômenos na esfera social. O primeiro modo de grupo social foi encontrado no trabalho – fábricas vêm sendo locais perfeitos para a construção das subjetividades coletivas e individuais, pois é o ambiente que mais o individuo se comunica e cria suas expectativas de vida diante a sociedade.

PSICOLOGIA E JUSTIÇA

O objetivo era melhor instruir a instituição para tomada de decisões mais fundamentadas e, portanto, mais justas. Nem é preciso dizer que os profissionais que executavam este tipo de trabalho geralmente se centravam na análise da subjetividade individual descontextualizada e objetificada; em outros termos, retificada.

PSICOLOGIA E SAÚDE

A Psicologia da saúde  visa melhor entender as questões relativas à saúde. Ela se preocupa com a compreensão pedagógica, científica e específica da Psicologia, sustentando o objetivo de instrumentalizá-la no desenvolvimento e na preservação da saúde, na profilaxia e na cura das enfermidades, na apuração das causas e na determinação precisa das doenças que acometem os pacientes, e também na melhoria da qualidade das políticas de Saúde.

Este campo do conhecimento resgata a visão do Homem como um todo, no qual é impossível dissociar a mente do organismo. Ela estabelece um desempenho essencial para a psique ao buscar, através dela, a etiologia e o processo de cura da enfermidade. Mas ela se distingue da Medicina Psicossomática – que perquire as motivações das doenças e aborda o paciente como um todo -, da Saúde Comportamental – que procura, sem preocupação com teorias, sanar as questões emergenciais dos pacientes – e da Medicina Comportamental – a qual tenta evitar as doenças partindo do ponto de vista de que elas são provocadas por comportamentos incorretos.

PSICOLOGIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL        

A psicologia dispõe de uma saber específico que pode, em determinada situações precisas melhorar o processo de formação. Esta contribuição oferece mais amplamente, perspectivas de formação das pessoas que ocupam profissões que necessitam de uma atividade de recolha de testemunhos.

PSICOLOGIA E AVALIAÇÃO

 O processo avaliador deve necessariamente passar pela construção de grades de observação. A avaliação justa é a que permite a boa decisão em relação aos objetivos que foram fixados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com