TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Ambiental Inserido No Núcleo Escolar

Pesquisas Acadêmicas: A Questão Ambiental Inserido No Núcleo Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

A Questão Ambiental Inserido no Núcleo Escolar

Segundo Lorenzi (2003, p.129-136) “[...] as mudanças só ocorrem quando mudarmos nosso comportamento, quando passarmos por um processo de internalização de novas crenças e valores [...] por meio da educação”.

A fim de modificar a mentalidade sobre a questão ambiental, Bortolozzi e Peres Filho destacam que:

A questão ambiental apresenta-se hoje revigorada no pensamento contemporâneo. Caracterizando-se por novas e diferentes abordagens, tem uma preocupação fundamental que se refere ao papel da ciência e das técnicas na construção de novos conceitos e mentalidades, que possam contribuir para uma mudança paradigmática do saber.

Para Jacobi(2005), a questão ambiental deve ser inserida pelos educadores no ambiente escolar para que as crianças e os adolescentes tenham uma visão ampla sobre a crise ambiental e assim possam modificar seus hábitos para se tornarem cidadãos conscientes e construindo assim para um ambiente sustentável.

Uma das fases marcantes na vida da criança é a entrada na escola. O momento é tão novo para essa quanto para os pais que não estavam acostumados e verem seu filho no papel de aluno.

Quando se fala em uma fase tão nova como essa, pensa-se também no quanto o momento é difícil para a criança e para os pais. Por isso, é interessante que o professor proporcione um ambiente que transmita segurança ao aluno e confiança aos pais.

Atualmente, coordenadores e professores têm se preocupado em atenuar algumas dificuldades decorrentes da primeira separação da família. Como a escola é um contexto cheio de pessoas desconhecidas, especialistas apontam que o esforço do professor deve se concentrar em apresentar para a criança e para os pais que o ambiente é seguro.

Outra forma do professor estar contribuindo com o processo de adaptação da criança, consiste em manter a comunicação desde o início com os pais. Antes de planejar as atividades das primeiras semanas de aula, converse com os pais para conhecer o aluno, suas preferências, características. Especialistas afirmam ainda que essa comunicação pode ser orientada também à criança, no sentido do educador ser empático, observando o comportamento do aluno, e até mesmo perguntando sobre seus sentimentos, já que esse nem sempre consegue expressar o que está sentindo.

Outro aspecto para o qual especialistas chamam a atenção é quanto ao planejamento de atividades para as crianças de até quatro anos. Nessa faixa etária as crianças são egocêntricas, por isso o foco do professor deve estar em acolher a criança individualmente, uma vez que a integração desta ao grupo ocorre naturalmente, na proporção que ela se sente mais segura no novo ambiente.

REFERÊNCIAS

LORENZI, G.M.A.C.. Educação Ambiental: Educar ou Informar?. n.2. Curitiba/SP: Visão Acadêmica, 2003.v.4.p.129-136.

BORTOLOZZI, A; PEREZ FILHO, A.. Diagnóstico da educação Ambiental no Ensino de Geografia. Caderno de Pesquisa. 200.n10np.145-171.

JACOBI, P.R.. Educação Ambiental: O Desafio na construção de um pensamento crítico, Complexo e Reflexivo. N.2. São Paulo/SP: Educação e Pesquisa, 2005.v.31.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com