TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Racial e Questão Social no Brasil

Por:   •  30/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Questão Racial e Questão Social no Brasil

Introdução

Falar sobre questão social no Brasil não é uma coisa muito incomum, todos os dias pessoas sofrem preconceito por sua cor, sua cultura e etc.

Alguns preconceitos são nítidos e outros maquiados, mas para a pessoa que sofre isso, pouco importa. Vivemos em um país onde o preconceito já está enraizado na cultura, muitas vezes sem a percepção da pratica com tal.

Questão Social x Questão Racial

 Para refletir sobre a questão social e a questão racial no Brasil é necessário compreender as relações sociais surgidas no modo de produção capitalistas e suas consequências para a formação da sociedade brasileira, a exclusão, discriminação racial, o preconceito, etc.

“Na desigualdade existem os mais desiguais; a desigualdade racial é uma das desigualdades estruturais da sociedade brasileira”. Florestan Fernandes (1998,p.75).

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD (2010), no Brasil, 51% da população é formada por negros, entretanto, apesar de alguns avanços, ainda existe uma grande desigualdade racial no País. A Questão do preconceito remete as raízes da construção da sociedade brasileira no passado e que se pode perceber seus frutos no presente como os casos: Do goleiro Aranha, da Miss Brasil 2017, Monalysa Alcântara. Estes que tiveram grande repercussão na mídia e muitos outros que acontecem todos os dias.

Conclusão

A discriminação no Brasil é presente, porém com formas muitas vezes imperceptíveis. A partir daí podemos perceber que de alguma forma todos já presenciaram alguma forma de racismo e que as formas de enfrentamento a discriminação racial está vinculada a educação e a políticas governamentais que possam punir os racistas, reconhecendo até as formas mais sutis de racismo. Ainda aceitamos distinguir o negro do moreno, em uma aquarela de tons onde o último ocupa uma situação melhor que a do primeiro. Desta maneira, criamos a estranha situação onde “todos os outros podem ser racistas, menos eu... é claro!”. Isso nos indica que o alcance da democracia é um assunto tão difícil e complexo como a nossa relação com o negro no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com