TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química E O Meio Ambiente. Óxidos E A Contaminação Ambiental.

Artigo: A Química E O Meio Ambiente. Óxidos E A Contaminação Ambiental.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

QUÍMICA GERAL

A Química e o Meio Ambiente.

Óxidos e a Contaminação Ambiental.

A Química hoje é vista como prejudicial ao meio ambiente, pois são gerados vários problemas através dela, como principais: “chuva ácida, redução da camada de ozônio, aumento do efeito estufa”, no entanto a química pode e ajudar o meio ambiente diminuindo poluições em geral, a chuva ácida é causada através da emissão de gases nocivos ocasionando danos a lagos, rios e floresta, também prejudicial à camada de ozônio. Essas substâncias não tem efeito direto sobre o ser humano, mas pode prejudicar a natureza, sendo assim prejudicial ao homem. Hoje temos muitos problemas relacionados ao esgoto ao céu aberto levando substâncias que demoram a se decompor no meio ambiente, falta de saneamento básico. O homem acaba ajudando de várias formas na contaminação, usando sem necessidade, pesticidas e fertilizantes no terreno em que utiliza para plantar seus alimentos.

A causa da Eutrofização, gerada em lagos e demais locais com água parada, é causada através do nitrogênio e do fósforo, gerando crescimento de plantas e algas, reduzindo o oxigênio dissolvido na água, prejudicando principalmente aos seres aquáticos.

Os maiores poluentes atmosféricos urbanos são: óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre e óxidos de carbono:

 Óxidos de nitrogênio:

De acordo com a necessidade de produzir muito mais alimentos ocasionou no aumento do uso de fertilizantes com nitrogênio que auxilia na rapidez do crescimento das plantas ajudando com uma produção maior, quando é utilizado o óxido de nitrogênio retém 300 vezes a quantidade de calor do que o dióxido de carbono, porém acaba causando a aceleração do processo de aquecimento global.

 Óxidos de enxofre:

Os causadores de poluição que são as indústrias que soltam os restos das substâncias queimadas na atmosfera, pois com o tempo essas substâncias voltam para o solo, gerando poluição no ar e na terra, quando essas substâncias chegam na água, são absorvidas pelos peixes causando a morte e prejudicial a saúde de quem consumi-lo.

 Óxidos de carbono:

É essencial para a sobrevivência de todos na terra, os seres humanos e animais absorvem o oxigênio e liberam gás carbônico, as plantas absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio, sem o CO2 não sobreviveríamos, também necessitando das plantas para transformá-los em oxigênio porém tem seu lado negativo e pode ser prejudicial se tiver excesso, pois cria o efeito estufa podendo derreter as calotas de gelo. As principais fontes vêm através do combustível que utilizamos em veículos automotores.

 Chuva ácida

A chuva comum, tem o pH de 5,6. A chuva ácida, é representada por ter o pH mais baixo do que o normal. A chuva ácida é gerada através dos óxidos de enxofre e nitrogênio (SO e NO) que ficam na atmosfera e se dissolvem na chuva, tendo em si o pH menor que 4, os óxidos de enxofre e nitrogênio são mais solúveis em água do que o próprio CO2 e geram ácidos muito fortes. O maior problema é que esses dois ácidos podem se locomover através de vários países, pois está na atmosfera e acabar com o planeta inteiro, todos tem que ter consciência, pois estamos todos sujeitos a uma catástrofe, vivemos no mesmo planeta e mesmo que poucos fazem sua parte não resolverá o problema em geral, muitas usinas dispersão seus poluentes a longas distâncias para que diminua a exposição de todos que vivem perto dela.

Os maiores causadores da chuva ácida vêm através da combustão de carvão contendo naturalmente 3% de enxofre, quando esse carvão é queimado o enxofre mistura com oxigênio gerando o SO.

De acordo com dados a chuva normal possui a fórmula química de:

CO2 + H2O  H2CO3 ( não é ácida)

Já a chuva ácida retira o Gás carbônico e adiciona o enxofre:

SO2 + H2O  H2SO3 (ácido fraco)

SO3 + H2O  H2SO4 (ácido forte)

As principais consequências do efeito da chuva ácida:

• Para o ser humano, são distúrbios respiratórios,

• Para a natureza, o enxofre é prejudicial às plantas atrapalhando no crescimento ou até matando elas por prejudicar o solo,

• Para obras, a chuva ácida ajuda na corrosão de estruturas de ferro,

• Para lagos e rios, podem prejudicar a tal ponto de não sobreviver seres nelas.

O ser humano pode ajudar de tal forma para a diminuição da chuva ácida, começando na retirada de enxofre do carvão antes da combustão, também na queima de combustíveis fósseis limpos reduzindo o conteúdo de enxofre e o principal é a redução de emissão dos gases causados pela queima de combustíveis através dos automóveis utilizando catalisadores no sistema de exaustão.

O maior responsável pela acidez da chuva ácida é o enxofre (S), pois é liberado na queima de combustíveis de veículos automotores, que possuem enxofre em suas composições, sendo responsável pela poluição na atmosfera, hoje empresas de grande porte então purificando mais esses combustíveis para que diminua as impurezas que contém o enxofre, que ao contato com a água forma-se o ácido sulfúrico:

SO2 + H2O  H2SO3

O dióxido de enxofre (SO2) sofre oxidação estando na atmosfera e formando o trióxido de enxofre (SO3), entrando em contato com a chuva, se formará: o ácido sulfúrico (H2SO4), é um ácido forte:

SO3 + H2O  H2SO4

O nitrogênio e o oxigênio quando oxidam na atmosfera, forma-se o dióxido de nitrogênio (NO2) que possui a cor marrom, por isso em cidades que possuem muitos veículos automotores o céu fica com um tom marrom, incluindo com a emissão de material particulado ( fuligem ) que também ajuda no escurecimento do céu, o dióxido de nitrogênio pode sofrer uma nova reação criando o ácido nítrico (HNO3), que ajuda na acidez da chuva.

Os carros do passado produziam até 10 vezes a mais NO do que um carro de hoje, devido ao uso do catalisador que reduz a formação de NO, o catalisador contém metais como paládio, platina e ródio que ajudam a transformar gases poluidores em gases inertes como N2 e CO2:

2CO + 2NO  2CO2 + N2

2CO + O2  2CO2

2NO  N2 + O2

De acordo com dados, o monóxido de carbono não possui cheiro nem cor, é liberado na combustão e saído pela descarga de automóveis. Em ambientes abertos, não possui muito risco de intoxicação, pois espalha na atmosfera e já para locais fechados pode ser muito prejudicial a saúde, pode ter uma intoxicação aguda ou crônica pelo monóxido de carbono. Com o excesso de gás carbônico na atmosfera pode causar o efeito estufa prejudicando ainda mais todos nós na Terra.

A concentração de CO2 está aumentando a cada dia, causando o aquecimento global. Nas últimas décadas devido ao aumento do calor retido pela atmosfera está superando as medidas necessárias a manutenção da biosfera, prejudicando no aquecimento da Terra, ajudando no derretimento das calotas polares podendo causar dilúvios e desajustes naturais,

Então devemos tomar cuidado com nossas ações e atividades para que visem suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Sabendo utilizar os materiais sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »