TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química E O Meio Ambiente. Óxidos E A Contaminação Ambiental.

Ensaios: A Química E O Meio Ambiente. Óxidos E A Contaminação Ambiental.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  2.591 Visualizações

Página 1 de 5

QUÍMICA GERAL

A Química e o Meio Ambiente. Óxidos e a Contaminação Ambiental.

A Química hoje é vista como prejudicial ao meio ambiente, pois são gerados vários problemas através dela, como principais: “chuva ácida, redução da camada de ozônio, aumento do efeito estufa”, no entanto a química pode e ajudar o meio ambiente diminuindo poluições em geral, a chuva ácida é causada através da emissão de gases nocivos ocasionando danos a lagos, rios e floresta, também prejudicial à camada de ozônio. Essas substâncias não tem efeito direto sobre o ser humano, mas pode prejudicar a natureza, sendo assim prejudicial ao homem. Hoje temos muitos problemas relacionados ao esgoto ao céu aberto levando substâncias que demoram a se decompor no meio ambiente, falta de saneamento básico. O homem acaba ajudando de várias formas na contaminação, usando sem necessidade, pesticidas e fertilizantes no terreno em que utiliza para plantar seus alimentos.

A causa da Eutrofização, gerada em lagos e demais locais com água parada, é causada através do nitrogênio e do fósforo, gerando crescimento de plantas e algas, reduzindo o oxigênio dissolvido na água, prejudicando principalmente aos seres aquáticos.

Os maiores poluentes atmosféricos urbanos são: óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre e óxidos de carbono:

 Óxidos de nitrogênio:

De acordo com a necessidade de produzir muito mais alimentos ocasionou no aumento do uso de fertilizantes com nitrogênio que auxilia na rapidez do crescimento das plantas ajudando com uma produção maior, quando é utilizado o óxido de nitrogênio retém 300 vezes a quantidade de calor do que o dióxido de carbono, porém acaba causando a aceleração do processo de aquecimento global.

 Óxidos de enxofre:

Os causadores de poluição que são as indústrias que soltam os restos das substâncias queimadas na atmosfera, pois com o tempo essas substâncias voltam para o solo, gerando poluição no ar e na terra, quando essas substâncias chegam na água, são absorvidas pelos peixes causando a morte e prejudicial a saúde de quem consumi-lo.

 Óxidos de carbono:

É essencial para a sobrevivência de todos na terra, os seres humanos e animais absorvem o oxigênio e liberam gás carbônico, as plantas absorvem o gás carbônico e liberam oxigênio, sem o CO2 não sobreviveríamos, também necessitando das plantas para transformá-los em oxigênio porém tem seu lado negativo e pode ser prejudicial se tiver excesso, pois cria o efeito estufa podendo derreter as calotas de gelo. As principais fontes vêm através do combustível que utilizamos em veículos automotores.

 Chuva ácida

A chuva comum, tem o pH de 5,6. A chuva ácida, é representada por ter o pH mais baixo do que o normal. A chuva ácida é gerada através dos óxidos de enxofre e nitrogênio (SO e NO) que ficam na atmosfera e se dissolvem na chuva, tendo em si o pH menor que 4, os óxidos de enxofre e nitrogênio são mais solúveis em água do que o próprio CO2 e geram ácidos muito fortes. O maior problema é que esses dois ácidos podem se locomover através de vários países, pois está na atmosfera e acabar com o planeta inteiro, todos tem que ter consciência, pois estamos todos sujeitos a uma catástrofe, vivemos no mesmo planeta e mesmo que poucos fazem sua parte não resolverá o problema em geral, muitas usinas dispersão seus poluentes a longas distâncias para que diminua a exposição de todos que vivem perto dela.

Os maiores causadores da chuva ácida vêm através da combustão de carvão contendo naturalmente 3% de enxofre, quando esse carvão é queimado o enxofre mistura com oxigênio gerando o SO.

De acordo com dados a chuva normal possui a fórmula química de:

CO2 + H2O  H2CO3 ( não é ácida)

Já a chuva ácida retira o Gás carbônico e adiciona o enxofre:

SO2 + H2O  H2SO3 (ácido fraco)

SO3 + H2O  H2SO4 (ácido forte)

As principais consequências do efeito da chuva ácida:

• Para o ser humano, são distúrbios respiratórios,

• Para a natureza, o enxofre é prejudicial às plantas atrapalhando no crescimento ou até matando elas por prejudicar o solo,

• Para obras, a chuva ácida ajuda na corrosão de estruturas de ferro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com