TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO QUESTÃO SOCIAL, POLÍTICAS SOCIAIS E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.253 Palavras (14 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1      INTRODUÇÃO        3

2  A RELAÇÃO QUESTÃO SOCIAL, POLÍTICAS SOCIAIS E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL...........................................................................................................4

2.1 CONCLUSÃO.......................................................................................................10

2.2  REFERÊNCIAS...................................................................................................11


  1.  INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade apresentar os aspectos em comum entre a questão social, políticas sociais e intervenção profissional, com o intuito de analisar os fundamentos econômicos e sociais do surgimento da denominada questão social e, de que maneira, diante dos desdobramentos da sociedade capitalista em sua fase monopólica, se configuraram suas expressões enquanto alvo da administração do Estado por meio de políticas sociais e enquanto espaço sócio-ocupacional para o Serviço Social, e como funciona a intervenção do Serviço Social nas questões Sociais, como melhorias nas condições de trabalho e de vida ao cidadão, e como ele atua através das políticas sociais para mudanças significativas nas condições de vida da sociedade em geral.

Abordar os motivos que levaram ao surgimento da questão social no capitalismo monopolista, atrvés da luta de classes, e as mudanças na economia e na sociedade que colocaram em pauta as necessidades sociais, as quais proporcionaram um necessidade de aumento nas demandas de intervenção a partir das poíticas sociais.

Os profissionais do serviço sociail se deparam com as questões sociais decorrentes da fragilidade do capitalismo como violência, desemprego, falta de acesso a saúde, à educação, ao trabalho, à habitação, dentre outros.

O profissional também intervem em situações de violação de direitos previstos contra crianças, idosos, e adolescentes, envolvimento com tráfico de drogas, violência contra a mulheres, dentre outras questões sociais.

Assim a questão social está amplamente ligada ao capitalismo, a relação capital x trabalho, ou a exploração, assim o serviço social surgiu não só no Brasil, como no mundo, como um tratamento a questão social, bem como conter masnifestações de trabalhadores, e qualquer movimento que desestabilizasse a sociedade.

 

DESENVOLVIMENTO

2 A RELAÇÃO QUESTÃO SOCIAL, POLÍTICAS SOCIAIS E INTERVENÇÃO PROFISSIONAL

A reconstrução dos processo econômicos-sociais nos quais originaram-se as políticas públicas, afetaram diretamente no campo da proteção social no Brasil, ao buscar os conhecimentos adequados para lidar particurlamente com cada um.

A emergência deste novo estado capitalista e monopolista , acentuam-se ainda mais as funções do papel político do Estado no processo de produção capitalista. Assim, o papel do estado nestas transformações deveria resumir a função de árbitro dos contratos e que garantisse o controle do novo sistema.

Mas durante o último século, foram de grandes proporções e impactos para o Serviço Social as mudanças ocorridas no modo capitalista vigente, tomando assim, por si só insuficiente para o Estado essa função de a´rbitro, e passou a ser interventor ativo no processo de acumulação do capital, provocando desta forma, mudanças também nas instituições políticas atualmente.

Com efeito disto, a organização, desnevolvimento do Estado de Bem-Estar social expressa essas transformações na política do Estado dentro da sociedade capitalista.

Como resultado da crise econômica enfrentada pelo capitalismo após a grande depressão americana e para conter o avanço do socialismo no período entre guerras, o advento do Estado de Bem-Estar criou sociedades capitalistas, e nelas se desenvolveu uma nova realidade política. Nela o Estado teria a legitimidade do poder para agir com eficácia e responder a crise capitalista, que de um lado havia o perigo da estagnação nas economias de mercado e de outro tomava a froma aberta de exclusão social.

Essa mudança na forma de legitimidade do poder corresponde a uma profunda transformação do aparelho político do Estado. Assim a questão consite na fragilidade de coexistência entre o estado de Direito com os novos papíes desempenhados pelo Estado de Bem-estar Social. Entendem-se que se por um lado, não se podem compatibilizar livremente, sem prejuízo para qualquer um dos lados, os direitos fundamentais da liberdade política, pessoal e econômica, constituídos a partir da ideologia liberal e da distribuição de riqueza produzida. E por outro lado, esxtingue-se a cisão das esferas pública e privada, origindas com a separação entre sociedade e Estado, com a constituição daqueles direitos fundamentais, fundindo ambas numa realidade nova através da qual se processa a reprodução social capitalista. Assim percebe-se que diante destas transformações políticas e econônomicas ocorridas no capitalismo contemporâneo, emergem a análises que empreenderemos as políticas sociais no Brasil. Através da implementação destas políticas sociais sustentadas por legislação social é que se garante alguns direitos sociais ao trabalhados e sua família, e incoeremente por outro lado, o capitalismo sustenta sua própria acumulação, através de subsídios à produção, suporte de infra-estrutura, investimento tecnológico e a pesquisas.

Através deste contexto é constituído o fundoi público moderno que, entre outras finalidades, passa a financiar também os gastos sociais.

Com as mudanças ocorridas no século XX, que resultaram no capitalismo, resulttou também na transformação do serviço social, que até então era visto e praticado como assitencialismo, especialmente por damas de caridades e igreja. Com a Revolução Francesa e a declaração dos Direitos Universais, e também a Revolução Industrial, se evidencia o surgimento de uma profissão quesomente foi ser reconhecida e profissionalizar muito após estas transformações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (215.7 Kb)   docx (320.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com