TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO EM DURKHEIM

Tese: A SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO EM DURKHEIM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Tese  •  2.987 Palavras (12 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 12

7SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM DURKHEIM MARX E MAX WEBER

1. A SOCIEDADE E A EDUCAÇÃO EM DURKHEIM

Durkheim enfatiza: a questão da ordem social.

A sociedade para Durkheim: é uma realidade estruturada ao longo da história que converte o presente em que vivemos num fato duradouro, resistente ao capricho da nossa vontade.

A sociedade se apresenta: como um todo estruturado capaz de moldar os individuos, os quais da sociedade dependem, como uma realidade externa, independente do individuo.

Representações coletivas: quando a sociedade tem uma dimensão real, como o espaço que ocupa as instituições, os comportamentos sociais dos individuos.

Durkheim afirma que a sociedade desperta nos individuos: um sentimento de apoio, de proteção, de dependência.

O homem: é conjunto de bens intelectuais que constitui a civilização, e a civilização é obra da sociedade.

A influência da sociedade sobre o individuo: exige a ação comum, o compartilhar hábitos, costumes, normas morais, sentimentos que são essencialmente derivados do meio social em que nasce e vive.

Processo educativo segundo Durkheim: vem a ser a incorporação pelo individuo das representações coletivas constitutivas da sociedade concreta onde vive e morre.

A sociedade e a educação no sentido sociologico: a educação, entendida não só como o que é ensinado na escola, mas em todas as instituições sociais, é a forma pela qual a sociedade como realidade externa passa a fazer parte da “bagagem” mental, interna, de cada individuo. A sociedade atua como uma força operativa e imperiosa sobre os individuos é a socialização.

Processo educativo pelo qual a sociedade molda uma criança: toda educação consiste num esforço continuo para impor a criança maneiras de ver e de agir as quais ela não teria chegado espontaneamente. Desde os primeiros tempos da sua vida coagimos a comer, a dormir, etc. Se com o tempo, essa coação deixa de ser sentida, é porque fez nascer hábitos e tendências internas que a tornam inutil, mas que só a substituem porque derivam dela.

Os professores: são agentes que realizam um processo de coação sistemática sobre as novas gerações com a finalidade de educa-las para serem participantes ativos do meio social em que vivem.

2. A divisão social do trabalho e a solidariedade orgânica

O processo educativo é bem sucedido quando a coação deixa de ser sentida, o individuo bem educado passa a agir e pensar de acordo com as expectativas do meio social, não imposta de fora, mas como um hábito consciente, uma decisão própria.

A consciência coletiva mobiliza variadas sanções sociais para enquadrar os desviantes da norma e das regras morais que justamente regulam o cmportamento de cada um de nós.

Alberto Tosi Rodrigues: meio moral é produzido pela cooperação entre os individuos, através de um processo de interação que chamou de divisão do trabalho social. Vida moral será a base dos conteudos transmitidos na forma de crenças, valores e normas de geração para geração.

Divisão do trabalho social: é baseada na cooperação e consenso de seus membros. Durkheim estabelece duas formas: solidariedade mecânica e a solidariedade orgânica.

Solidariedade social: é a forma de ligação moral que se estabelece em cada tipo de sociedade, de acordo com a complexidade maior ou menor da divisão do trabalho social.

Solidariedade mecânica: o individuo está totalmente imerson na consciência coletiva que dirige o seu comportamento. Praticamente não há margem para a iniciativa individual e o individuo é obrigado a seguir a norma do grupo sem contestação. Ex. Tribo de índios.

Solidariedade orgânica: soliedariedade por diferença, as pessoas não estão juntas porque fazem juntas as mesmas coisas, mas o contrário: estão juntas porque fazem coisas diferentes e dependem das outras, que fazem coisas que elas não querem ou não são capazes de fazer.

O conceito de solidariedade orgânica reforça: a idéia de que os laços de dependência mutua que ligam os individuos na dinamica da divisão social do trabalho devem estimular a cooperação e o senso de pertencimento ao coletivo, condição necessária para a preservação da ordem social.

O equilibrio e a solidariedade originam-se: na própria divisão social do trabalho, constituindo fortes laços que unem as sociedades organicas os seus menbros.

Importante para Durkheim na análise da divisão social do trabalho: é a problemática da coesão social, a manutenção da ordem social, a questão do papel essencial das normas morais na garantia da estabilidade da ordem.

3. A EDUCAÇÃO MORAL

Barbara Freitag: adota uma perspectiva critica para avaliar a contribuição de Durkheim no campo da educação estabelece uma intima conexão entre o papel da educação com instância de socialização dos individuos e a necessidade de manter a ordem social por meio das normas morais.

A socialização: consiste em inculcar as regras morais vigentes no meio social. As regras morais tem duas caracteristicas: o dever e o bem.

O dever: expressa o carater de obrigatoriedade inerente a toda e qualquer regra moral, a proibição, sua forma negativa. Além de ser um dever, a regra moral precisa ser obedecida por um ato de boa vontade do individuo.

Durkheim postula: que uma regra moral precisa ser desejada, almejada pelos autores. Somente assim o seu carater moral pode ser atendido. Para Durkheim, a sociedade ou grupo representam o bem supremo realizado e centralizao. O supremo bem é a vida em grupo, portanto, o mal social é produzido basicamente pelos individuos com suas inclinações egoistas e anti-sociais.

A necessidade da educação decorre desse fato incontornavel: a natureza essencialmente má e egoista dos seres humanos, a busca da solidariedade orgânica, para desenvolver o senso de lealdade para os grupos básicos da sociedade no trabalho, na familia, com a nação.

A educação moralestá empenhada em desenvolver nas crianças os 3 principios básicos da moralidade social: o espirito de disciplina, a adesão ao grupo e autonomia.

Ensinar a disciplina significa fornecer os meios da crianças exercer o autocontrole sobre suas reaçes espontâneas, aprendendo a viver em sociedade, a levar em conta os grupos dos quais v participa.

A disciplina enfatiza a dimensão de regularidade de uma regra social, condição necessária para reconhecer sua autoridade e validade social e moral.

Aprender a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com