TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consideração de alguns dos pontos de vista de Durkheim sobre a sociedade e seu conceito de educação na perspectiva sociológica

Artigo: Consideração de alguns dos pontos de vista de Durkheim sobre a sociedade e seu conceito de educação na perspectiva sociológica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Artigo  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Émile Durkheim foi um importante pensador, reconhecido por seus diversos estudos envolvendo a sociedade e abrangendo a educação, desenvolveu várias teorias direcionadas a compreensão da vida social, com a finalidade de encontrar soluções para as crises sociais de sua época. Durkheim estudava a sociedade usando como objeto de pesquisa o que ele chamava de fato social, pelos quais ele conseguia explicar e assim desmistificar a constituição e os fenômenos da vida social. A educação é vista pelo sociólogo como um fato social, capaz de socializar os indivíduos, nos valores, condutas e normas desenvolvidos e reivindicados pela sociedade vigente, de maneira que o indivíduo é fruto da sociedade, e não o contrário.

Palavras-chave: Sociedade. Educação. Sociologia.

4

Introdução

Embora tendo uma visão considerada conservadora, sobre a sociedade e consequentemente sobre a educação, Émile Durkheim deixou grandes contribuições, tanto para sociologia, da qual é considerado um dos principais precursores como para a educação. Ele entendeueducação como um fato social, sendo a principal responsável pela construção do ser social, denominação aplicada pelo sociólogo para descrever o homem como fruto da sociedade a que pertence.

Para Durkheim sociedade e educação estão intrínsecas, visto que uma sociedade é constituída através da socialização dos saberes adquiridos pelas gerações anteriores e socializados para as gerações contemporâneas. Neste sentido a educação é um fenômeno social que consiste em socializar os indivíduos. Na busca de soluções para uma sociedade assolada por diversos problemas, decorrentes de grandes transformações, marcada por crises econômicas, crescimento da população urbana e a intriga entre países, que serviria de plano de fundo para a construção da primeira grande guerra mundial, o sociólogo Émile Durkheim destacou-se como um grande pensador da sua época, sendo que, suas contribuições no campo da sociologia e também para educação perduram e são utilizados até os dias atuais.

Este trabalho tem como objetivo abordar alguns pensamentos desse sociólogo referentes a sociedade, e sua concepção de educação dentro da perspectiva sociológica.

5

Significado de Sociologia e suas contribuições para a educação

Os anos que Durkheim dedicou à sociologia e pedagogias são consideradas os melhores da sua vida. Ele dava uma hora de aula de pedagogia por dia na faculdade de Letras, de Bordéus (1887 – 1902). Disse ele: “Será sobre tudo dentro da sociologia que vos falarei da educação. Aliás, assim procedendo, não haverá perigo em mostrar a realidade educativa, por aspecto que a deforme; estou convencido, ao contrário, de que não há melhorprocesso para salientar a verdadeira natureza da educação. Ela é fenômeno eminentemente social.” Para Durkheim, o objeto da sociologia é o fato social, e a educação é considerada como o fato social, isto é, se impõe, coercitivamente, como uma norma jurídica ou como uma lei. Desta maneira a ação educativa permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o sistema social.

Suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com