TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia do Serviço Social

Por:   •  30/10/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.083 Palavras (17 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

nome do(s) autor(es) em ordem alfabética

Produção textual interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito para a obtenção de conceito.

Orientador: Prof.  

[pic 10]

Cidade

  2017


RESUMO

Este trabalho se dedica à reflexão e análise das tecnologias da informação, as quais se baseiam na rede de computadores (a internet). Baseando-se em dados, busca, também, identificar possíveis problemas no uso excessivo de aparelhos celulares para o exercício de múltiplas tarefas e os impactos disso na educação. Outra abordagem trazida pelo trabalho diz respeito não somente aos problemas, mas também às melhorias advindas da utilização dos celulares e internet nas escolas. Além disso, faz uma investigação sobre as mudanças sociais provocadas por essas ferramentas em diversos âmbitos, principalmente no que concerne à divulgação de informação, e mostra como essa avalanche de dados pode ser benéfica para o Serviço Social. Finaliza, então, mostrando os potenciais perigos a que estão submetidos os usuários da internet e oferece dicas de como defender-se deles, enfatizando os cuidados que se devem ter. Por fim, faz uma defesa da inclusão tecnológica evidenciando seus aspectos positivos e como o fluxo incessante de informação pode melhorar e maximizar a construção de conhecimento.

Palavras-chave: Tecnologia. Serviço Social. Informação.

ABSTRACT

This work is dedicated to the reflection and analysis of information technologies, which are based on the computer network (the internet). Based on data, it also seeks to identify possible problems in the excessive use of cellular devices for the exercise of multiple tasks and the impacts of this on education. Another approach brought by the work concerns not only the problems, but also the improvements arising from the use of cell phones and internet in schools. In addition, it does research on the social changes brought about by these tools in a number of areas, particularly as regards the dissemination of information, and shows how this avalanche of data can be beneficial to Social Work. It ends by showing the potential dangers to Internet users and offers tips on how to defend themselves from them, emphasizing the care they should have. Finally, it makes a defense of the technological inclusion evidencing its positive aspects and how the incessant flow of information can improve and maximize the construction of knowledge.

Key-words: Technology. Social service. Information.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        DESENVOLVIMENTO        6

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15



  1. INTRODUÇÃO

Assim como chamam de revolução tudo o que subverte o atual status quo, as transformações ocorridas com o desenvolvimento tecnológico podem ser consideradas uma revolução contemporânea da ascensão digital e da informação. Todas as inovações tecnológicas inventadas pelo ser humano, ao longo da história, sempre encontraram detratores. Os registros remetem a Platão, que criticava a escrita por ser ela, dizia ele, um substituto da memória. Algumas pessoas sempre olharam, e ainda a olham, com desconfiança para as inovações de sua época. Isso se justifica pelas transformações que se seguem após a implementação de uma tecnologia. E logo que são implementadas e adaptadas ao modo de vida das pessoas, deixam de ser consideradas luxos e passar a ser necessárias.

Não foi diferente com a ascensão de tecnologias como a internet, computadores e, mais recentemente, smartphones. Eles mudaram completamente o ambiente onde foram inseridos: indústrias, governos, casas, relações sociais. Cedo ou tarde, obviamente, eles chegariam e transformariam, também, as escolas e a educação e, consequentemente, o modo como os professores ensinam e a forma como os alunos aprendem. O uso da rede integrada de computadores entre as pessoas e empresas, tornou-se algo indispensável nos dias atuais. É possível ter acesso a uma vasta rede de informações em tempo real e também trocar e cruzar dados a qualquer momento. Ao longo do tempo, a informação deixou ser um processo local para se apresentar em âmbito global. Reconfigurou o tempo e o espaço, acelerando as práticas e encurtando as distâncias. Tornou possível um novo tipo de interação social, em que a presença física já não é essencial para que haja uma relação, sendo possível interagir com quem quiser, a hora que quiser e ser participativo dentro da sociedade por meio de um espaço virtual.

Levando isso em conta, este trabalho busca responder, por meio da argumentação e análise de dados de pesquisa, questões levantadas em torno desse ponto. Busca, também, oportunizar aos alunos uma reflexão sobre os impactos do smartphone e da Internet no processo educacional e na obtenção de informações verdadeiras. Essa discussão se justifica pela relevância de conhecer os impactos dessas ferramentas na sociedade de forma geral e, principalmente, saber de que forma elas podem auxiliar o trabalho do Assistente Social.


  1. DESENVOLVIMENTO

Entre as décadas de 1940 e 1950, de acordo com Kohn e Moraes (2007, p. 4), “o desenvolvimento da televisão (nos Estados Unidos e Europa, especialmente Inglaterra), mostrou o potencial de impacto na sociedade moderna, revolucionando os sistemas de informação com a imagem em movimento”. Durante essa mesma época, o desenvolvimento do computador se iniciava, que consistia, basicamente, em programar informações para efetuar algumas operações independentes, ainda que, no início, as primeiras máquinas ocupassem uma sala inteira e pesassem várias toneladas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (202.4 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com