TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Trajetória histórica brasileira: Faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das políticas sociais e desenvolvimento do serviço social

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

GRADUAÇAO EM SERVIÇO SOCIAL

Trajetória histórica brasileira: Faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das políticas sociais e desenvolvimento do serviço social.

[pic 3]

Capanema

2014

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Estatistica e Indicadores    EconomiaPolítica; Psicologia Social; Fundamentos his.teoricos do ssoc.ll .

Prof.: Clarice Kemkamp;Sérgio Góes;Marilucia Ricieri;Paulo Sérgio Aragão.

[pic 4]

UNIVERSIDADE  NORTE DO PARANÁ - UNOPAR

Capanema

2014

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO         04

2 - DESENVOLVIMENTO        05

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS        09

4 - REFERÊNCIAS         10

                                                INTRODUÇÃO

            Esse texto propõe fazer relevantes e pertinentes reflexões sobre o processo de renovação do Serviço Social durante os anos 60 a 80.

            O espaço de tempo que é sustentado pela duração da Ditadura Militar determinou um período que se traduz de extrema importância na evolução do Serviço Social no país. Pode-se sustententar com segurança que esse momento histórico restringe uma atapa do desenvimento da profissão nas quais refletem de modo imediato e indireto, uma falta de opinião em momentos anteriores de sua história com exceção da transição do Serviço Social durante as décadas de ´30 aos 40`, ou seja, o surgimento da profissão no cenário brasileiro. Sob a ótica profissional, a renovação do Serviço Social torna-se a espressão mais característica desse momento político do país.

          Durante a década de ´80, a liderança do Serviço Social apresenta de forma contraditória e simultânea, correntes construídas durante a formação profissional desde a sua origem: a mudancista, o conservadorismo e a intenção de ruptura. A partir da década de ´80, com a abertura política no Brasil, o serviço social apresenta-se eclética no seu pensamento ideológico, mas o marxismo se afirma como o pensamento mais hegemônico e crítico à realidade política e social brasileira.

 

                                           DESENVOVIMENTO

          Nos anos 30, é apresentado os interesses da política brasileira ao propiciar ao Brasil condições favoráveis em desenvolver um mercado capitalista competitivo, forte e emergente, com orientação estatal. Todavia essas pretensões são dependentes do capitalismo internacional, o qual fez surtir efeitos diferentes dentro do estado Novo de Getúlio Vargas. É quase impossível desvincular a política social brasileira, do âmbito internacional hegemônico, eles estão interligados e este exerce forte influência ideológica, política e econômica aos emergentes, como no caso o Brasil, embora este tenha uma política diferenciada. Na atual fase dela, chamado de neoliberalismo, cuja meta é estruturação e redefinição desse ideário, que busca destacar como o agente provedor de bem estar dos indivíduos.

         Também com o golpe militar em 1964, numa nova fase política, o país vivenciou novamente uma experiência ditatorial, mas diferente do restante da América Latina.

         O estabelecimento e as novas situações impostas pela ditadura militar burguesa contribuem para as bases históricas-sociais do Serviço Social e antecipam uma lista de portadores que se desenvolvem a partir da segunda metade da década de “50 para a perda da tradicional prática conservadora do exercício profissional anteriores à ditadura. Pois o avanço da industrialização no cenário econômico e social ocorrido no final da década de ´50, ampliava as demandas de intervenção na “questão social” que se desenvolveu e incrementou-se  às práticas profissionais concretizadas nas intervenções de abordagem individual e de grupo e o desenvolvimento da abordagem de comunidades.

         A conjuntura da sociedade brasileira neste período de regime militar e apresentação da política social remetem o serviço social a assumir uma prática com tendências modernizadoras, buscando ações profissionais modernas.

          Esta mudança na postura da prática do serviço social marca o momento inicial do movimento de reconceituação do serviço social no Brasil.

         A formação profissional do assistente social é pautada pela eficiência e modernização da profissão, considerando fundamental planejamento, coordenação, administração e capacitação profissional para atuação em nível macro e participação em equipes interprofissionais. São conceitos fundamentais para a formação do assistente social.

          Após o Golpe Militar de 1964, o espaço de atuação profissional do assistente social limitou-se à execução das políticas sociais em expansão dos programas de desenvolvimento da comunidade, atuando na eliminação da resistencia cultural que representasse obstáculos ao crescimento econômico e na integração aos programas de desenvolvimento do Estado.

         Assim, a profissão apresenta, na sua construção de atuação dos profissionais, duas vertentes do serviço social: conservadora e mudancista, cada qual com suas característica peculiares. O eixo norteador da primeira vertende é o caráter humanista e a formação profissional é pela busca do ajustamento do indivíduo na sociedade, livre dos entraves e das disfunções sociais; a segunda vertente vislumbra a necessidade de mudanças radicais no posicionamento profissional e do engajamento com os movimentos sociais emergentes na época.

         A conjuntura brasileira convida os profissionais a assumir postura de prática modernizadora. Os profissionais consideram fundamental que a profissão tivesse planejamento, coordenação, administração, capacitação profissional e participação em equipes interdisciplinares e, para tal posicionamento, exigia-se dos profissionais uma prática modernizadora, com ações modernas, condizentes com a sua atuação.

         A mudança no interior da profissão se dá pelo novo exame crítico que as ciências sociais com cunho socialista em negação ao funcionalismo, quantitativismo e superficialidade acadêmica; pela desvinculação do pensamento cristão católico em sua maioria, e protestante em sua menor representação. Por fim, o movimento estudantil se destaca pela atuação dos alunos na capacidade em atrair professores dos cursos de serviço social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (762.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com