TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIOLÊNCIA, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS NOS DIAS ATUAIS

Por:   •  29/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.371 Palavras (14 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

A a

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        2

2        DESENVOLVIMENTO        3

2.1        A VILÊNCIA NO CONTEXTO ATUAL        3

2.2        DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA        4

2.3        AS MINORIAS SOCIAIS E AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS        5

2.4        O DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL.............................................6

3        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

A presente Produção Textual Interdisciplinar em grupo buscou trazer uma análise interdisciplinar sobre a questão da violência no Brasil e os direitos humanos na atualidade. A problemática é analisada juntamente aos vários temas transversais da atualidade, sendo eles:  cidadania, as discussões de gênero, das minorias e os temas raciais.

Com o objetivo geral de refletir por aproximação histórica, teórica e política à problemática da violência na nossa sociedade, bem como a questão dos direitos humanos. Pensar a cidadania no contexto social contraditório em que vivemos, onde o país encontra-se em ano eleitoral tumultuado e imerso em uma crise econômica e política sem precedentes.

  • Os objetivos específicos que auxiliaram no desenvolvimento da análise busca: Debater sobre os direitos humanos e cidadania; Refletir sobre as dificuldades de representatividade das minorias sociais na política institucional brasileira e a questão de classe, de raça, de gênero e de sexualidade; Pensar nos casos de violação de direitos humanos e discriminação quanto à etnia, religião, gênero ou qualquer outra qualificação; Apresentar o desenvolvimento do Serviço Social contemplando o posicionamento  diante de tais problemáticas contemporâneas.

Através do método de pesquisa bibliográfica com base nos materiais sugeridos, e artigos e materiais disponíveis em sites de pesquisa, guiado por questionamentos subsidiados pelas disciplinas: Ciências Políticas; Antropologia e Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social II o trabalho foi desenvolvido.

O debate teórico auxiliou na compreensão da situação problema apresentada, respondendo no desenvolvimento os objetivos propostos, finalizando com as conclusões finais do grupo sobre o assunto em tela.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. A VIOLÊNCIA NO CONTEXTO ATUAL

A atual conjuntura de crise que o Brasil vive, escancara as desigualdades e problemas sociais persistentes, que se fazem presente na sociedade desde seus primórdios.

Um grave problema social é a violência, que no Brasil atinge direta e indiretamente toda a população. Vão de crimes violentos, com níveis particularmente altos no tocante a violência armada e homicídios, até outras formas de violência e opressão, tais como: o patriarcado, o sexismo, o racismo, a xenofobia e a homofobia/ lesbofobia/ transfobia, entre outros.

De acordo com o Atlas da Violência de 2018, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o número de assassinatos chega a 62.517 em 2016, e coloca o Brasil em um patamar 30 vezes maior do que o da Europa. Só na última década, 553 mil brasileiros perderam a vida por morte violenta. Ou seja, um total de 153 mortes por dia (SALGADO, 2018).

Temos recentemente o caso da vereadora Marielle no Rio de Janeiro, que levou a violência brasileira a ser retratada mundialmente, como descrito no texto da reportagem abaixo:

A morte de Marielle é a expressão mais evidente da violência dos que pretendem calar e intimidar quem defende os direitos humanos no Brasil (...) num contexto de avanço neoliberal com traços fascistas – golpe do impeachment contra Dilma, prisão sem provas de Lula e pela primeira vez desde a redemocratização um candidato presidencial que defende abertamente a tortura desponta em primeiro em pesquisas. Num cenário de crise de representatividade em que vivemos, com grande parte da esquerda interditada pelo complexo jurídico-midiático (...) (CHAVES, 2018).

E o autor ainda destaca que o país vive diante de uma encruzilhada, enfrentando grupos criminosos que aparelharam o Estado, ou passivos “a viver numa situação de violência extrema, onde qualquer pessoa pode ser assassinada em qualquer lugar” (CHAVES, 2018).

Em um ano eleitoral, o que vemos na mídia são dois grupos partidários se engalfinhando, dois lados extremos: de direita e esquerda, que a todo momento fazem apologia a violência.

Chegando ao cumulo do candidato da direita ter como sua marca de “marketing” gesto com as mãos que simula armas, se auto declara como um defensor da posse de armas de fogo, leva uma multidão a apoiar seu discurso, que em muitos momentos continham todos os elementos de um discurso de ódio racial, baseado no racismo, sendo prática que exterioriza preconceito e incita a discriminação. Sendo até processado por tal prática.

Em resposta, do outro lado, a esquerda move multidões pelo “discurso de ódio” que ameaça a democracia, para tentar calar os adversários e censurar o conteúdo direitista, principalmente nas redes sociais.

Como Luxemburgo enfatizou que “tempo presente é de regressão de direitos conquistados historicamente pela classe trabalhadora.” Demonstrando que estamos em tempos sombrios no que ser refere a cidadania.

  1. DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

Iniciamos nossa consideração pelo destaque dado por Piovesan (2009) em seu estudo aos dizeres de Hannah Arendt “os direitos humanos não são um dado, mas são um construído, uma invenção humana em constante processo de construção e reconstrução” (p.107).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (246.8 Kb)   docx (577.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com