TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violenta Contra Mulher

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

No presente projeto de pesquisa, iremos abordar acerca da violência domestica contra a mulher que esta diretamente relacionada ao poder historicamente desigual que o homem exerce mediante a mulher.

Com isso podemos perceber uma violência oriunda da ideologia da supremacia do masculino sobre o feminino que desde os primórdios tem suas raízes em uma sociedade que translada uma situação de machismo e inferioridade como um atributo natural.

A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) consiste em um instrumento de grande importância no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Por isso, para que haja uma resolução mais eficaz do problema em questão, é fundamental que sejam feitas análises profundas da aplicação da citada norma para que sejam identificadas e, então, solucionadas as dificuldades presentes na aplicação.

Atualmente, essa lei apresenta-se como o principal mecanismo utilizado para a garantia dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar. A sua efetiva aplicação torna-se imprescindível para o combate a esse fenômeno, sobretudo através do funcionamento adequado dos serviços de atendimento a essas mulheres e do trabalho articulado entre os mesmos.

Temos a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 da Secretaria de Políticas para as Mulheres, criada para orientar as mulheres em situação de violência sobre seus direitos e sobre os serviços especializados, bem como para auxiliar no monitoramento da rede de atendimento ás mulheres em todo território nacional brasileiro.

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Quais as Causas e Consequências da Violência Doméstica Contra Mulher?

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVOS GERAIS

Conscientizar a mulher como se defender da violência doméstica, fazendo-as conhecer as leis que garantem seus direitos.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Entender quais os aspectos psicológicos e sociais, e quais as razões que levam as mulheres vitimas da violência doméstica a permanecerem no mesmo relacionamento.

• Descrever a violência contra a mulher em seus vários tipos e consequências.

• Analisar a Lei Maria da Penha e seus tipos de proteção para com as mulheres.

• Estruturar a redes de atendimento à mulher em situação de violência dos Estados, Municípios e Distrito Federal.

4. JUSTIFICATIVA

Esta pesquisa justifica-se em razão de conhecer as consequências e os efeitos emocionais da violência doméstica praticada contra a mulher, faz-se necessária a intensificação da conscientização de toda a sociedade (independentemente de sexo, raça, religião, idade, nível educacional, condição financeira, orientação sexual) no sentido da igualdade de gênero.

É fundamental que haja mais discussões sobre o assunto tanto, no meio acadêmico, quanto e especialmente, no âmbito popular, para que efetivamente atinjam e mudem, de forma positiva, a sociedade, através debates que visem à educação popular por base o respeito ao saber do outro.

Dando exemplo, uma mulher vítima da violência aqui tratada pode compartilhar conhecimentos relevantes que ela obteve, a partir da experiência de ter sofrido as agressões, os quais podem enriquecer bastante o debate, portanto, o saber da mulher ofendida não deve ser descartado, de forma alguma.

A violência doméstica contra a mulher consiste em auxiliar da importância da Lei Maria da Penha, por se apresentar com um caráter de grande complexidade, abrange ampla gama de setores da sociedade devem ser observadas questões que envolvem a justiça, assistência social, habitação, emprego e renda, educação, entre outros.

5. METODOLOGIA

O projeto foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, buscando através da revisão da literatura sobre o tema, sites de pesquisa, alguns artigos da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, pesquisa na Cartilha Lei Maria da Penha, jornais, revistas, alguns livros para poder compreender melhor o assunto. Também será apresentada as políticas de enfrentamento a violência contra mulher até chegar a Lei Maria da Penha em nível de Brasil. Feito isso esse projeto pretende fazer um estudo acerca da violência contra mulher e ampliar os conhecimentos das causas e consequências dessa violência na vida da mulher.

6. REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Segundo Cavalcanti (2008, p.32): “a violência contra a mulher não é nenhuma novidade diante da atual sociedade. Desde os tempos mais remotos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com