TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação dos Assistentes Sociais e suas características

Por:   •  15/3/2016  •  Resenha  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 3

A formação dos Assistentes Sociais e suas características.

O serviço social nasce ligado à atuação da igreja católica, a serviço de sua ideologia e teve sustentação teológica o neotomismo (correte filosófica que resgata o Tomismo, as filosofias do pensador italiano Santo Tomam de Aquino, com o objetivo de resolver problemas contemporâneos).

No inicio o que importava era a formação doutrinária e moral o técnico só passara a ter significado com a influência americana. A formação doutrinaria é a reconstrução da sociedade em base cristã, mas não uma reforma radical e sim aos poucos.

Teve também a sustentação ideológica para os assistentes sociais as diretrizes e atividades da UCISS- União Católica Internacional de Serviço Social. É um organismo que se pauta pela doutrina da Igreja é ele que Dara nessa época as perspectivas do serviço social católico. Em 1949 a UCISS define o Serviço Social como “uma forma de ação social.

Nesse momento alguns conceitos básicos se tornam importante para o serviço social antes mesmo de surgir. A Ação social: e a ação mais ampla (do que o serviço social), exercida sobre a estrutura mesma da sociedade, visando transformar ou adaptar os quadros existentes de acordo coma a época, o lugar, a civilização, já o serviço social atua mais em relação ao indivíduo e em pequenas comunidades, o serviço social então e uma parte da Ação Social.

O Assistente Social – o agente do Serviço Social, da Ação Social – e assim definido: pessoa metodicamente formada numa escola de Serviço Social, tende a regularizar o seu andamento, integrado-a normalmente na marcha em conjunto com toda a sociedade.

Para realizar as tarefas que se propõe na ajuda da restauração da ordem social cristã, o Serviço Social não pode ter uma postura neutra na formação dos futuros assistentes sociais. Para isso, um dos requisitos era de que o corpo docente assumisse a doutrina social católica, ou melhor, fosse constituído por católicos praticantes. Porem não basta que sejam piedosos, mas também competentes.

Aylda Faria da Silva Ferreira, no artigo “Escola de Serviço Social”, mostra que uma escola de Serviço Social, no preparo profissional dos futuros assistentes sociais, deve levar em conta 4 pontos:

- Formação cientifica se dará através das disciplinas cientificas como a Sociologia, Psicologia e Biologia e também da moral.

- Formação técnica é a formação especifica do Assistente Social. Consiste no estudo das teorias do Serviço Social então existentes e sua adaptação à nossa realidade. Daí a formação técnica ensina “como” fazê-lo, e essa formação que dará ao Assistente Social o conhecimento sobre o Serviço Social e dar-lhe condições de colocá-lo em pratica.

- Formação prática é a aprendizagem do “como fazer” na realidade das diferentes instituições com que os futuros assistentes sociais mantinham contato.

- Formação pessoal: A escola deve se preocupar com o desabrochar da personalidade integral do aluno. Diz Aylda Faria: “Sem uma formação moral solidamente edificada sobre uma base de princípios cristãos, a atividade da assistente será falha, porque lhe faltarão os elementos que garantem uma ação educativa, que é visada pelo Serviço Social”. A formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com