TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A função de serviço social

Artigo: A função de serviço social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Artigo  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Serviço Social

São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão.Mercado de Trabalho

A maior parte das vagas ainda se concentra em órgãos e empresas do setor público. "As vagas por concurso público não têm crescido nem diminuído", diz Sueli Bulhões da Silva, da PUC-Rio. "Já no setor privado, as contratações têm aumentado em ONGs e fundações." Programas governamentais, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e de proteção e garantia de direitos das mulheres, crianças, adolescentes, idosos, negros e homossexuais, ampliam o campo de trabalho para além das capitais e grandes cidades.

Curso

Todo o conteúdo é voltado para dar base ao aluno para que compreenda e analise a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. A grade curricular inclui bastante sociologia, teoria política, filosofia e economia. Desde o início, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e em diversos espaços institucionais e sociais. O estágio supervisionado é obrigatório.

O que você pode fazer?

Educação

Criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com