TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A instrumentalidade do serviço social em hospitais

Por:   •  14/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1.Introdução........................................................................................................... 04
2.Desenvolvimento...............................................................................................05
3.Conclusão...........................................................................................................07
4.Bibliografia...........................................................................................................08


Introdução

A instrumentalidade no serviço social é uma questão essencial para o trabalho do assistente social, lhe conferindo legitimidade profissional. Ela é uma condição no processo executivo amplo que é o serviço social. A instrumentalidade tenta sanar de forma efetiva os inconvenientes e percalços estabelecidos na trama da busca pelo equilíbrio social dicotomicamente vivenciado pelos seus agentes.

Este trabalho tentará entender a instrumentalidade e suas distintas funcionalidades no âmbito do Serviço Social.

Desenvolvimento

Entende-se como instrumentalidade as ferramentas utilizadas pelos assistentes sociais para atingirem objetivos impostos pela profissão, buscando a modificação, interação e/ou aprimoramentos da pratica profissional no anseio de melhorar a condição de vida dos indivíduos frente a uma realidade injusta e omissa no tocante ao desenvolvimento e interações sociais.

Iamamoto (2006) define “questão social” como a unificação das “expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação de seus frutos mantém-se privada por uma parte da sociedade, aumentando ainda mais a segregação, as desigualdades sociais.” Posto isso, como saber qual abordagem se deve dar a uma determinada situação vista o papel do assistente social como mediador dos anseios individuais frente aos desejos coletivos? Como abordar a “questão social” de uma determinada parcela da população, de um grupo de indivíduos distintos, frente às diferentes concepções de realidade que se impõem e sempre se norteando rumo ao equilíbrio social?

É neste turbilhão de ideias e possibilidades que a instrumentalidade do serviço social se faz presente. Ao deparar com as demandas, e ponderando as diferentes facetas da mesma, o profissional acaba por intervir e modificar os instrumentos e caminhos normalmente utilizados para alcançar seus objetivos, adequando a realidade para melhor resolver os conflitos.

        As diferentes instrumentalidades, os diferentes instrumentos, os meios, os caminhos e processos convergem em um único ponto: o de melhorar as condições de vida do ser humano.

Para isso deve-se pensar, interagir e executar alguns processos que viraram instrumentalidade do serviço social com o passar dos anos, sendo alguns deles: conhecer profundamente o objeto de intervenção, tanto teórica como eticamente, utilizando as melhores técnicas para se munir de entendimento e possibilidades, sendo conhecido tal processo como Estudo Social.

Conhecendo profundamente a situação/objeto, o assistente social procura fazer uma avaliação da mesma, buscando instaurar um parecer técnico sobre ela. Neste instante ele se utiliza da Perícia Social, mecanismo que possibilita a elaboração de laudo e posteriormente, a apresentação de um parecer técnico. Neste momento o assistente social utiliza vários instrumentos pertinentes à profissão: ele faz entrevistas, visitas e pesquisas sobre a situação/objeto em que está envolvido para a melhor interpretação do fenômeno, entendendo assim os sujeitos relacionados na situação e por fim expor da melhor maneira a situação e/ou as melhores alternativas para sanar os problemas e dúvidas que permeiam a situação ou objeto estudado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (470.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com